Carregando...
''
capa

10 praias de Manaus para curtir o verão amazônico

Os doze meses do ano reservam atrações diferentes na mágica Amazônia. Mas é preciso saber o que se deseja ver, para acertar o período ideal da viagem. De junho a novembro, por exemplo, tem início o período vazante das águas escuras do espetacular Rio Negro, o maior afluente da margem esquerda do rio Amazonas, onde está a cidade de Manaus. É o verão amazônico – período de seca na região Norte, quando as águas baixam formando ilhas, fazendo surgir lindas praias de água doce no leito dos rios – um verdadeiro espetáculo da natureza, cenários que são vistos apenas alguns meses no ano, que os moradores locais e visitantes aproveitam para curtir de muitas maneiras.

rio-negro-generica

Entre junho e setembro é a estação seca de águas altas. É possível aproveitar para “navegar” na floresta ainda inundada pelas chuvas, remar por entre as copas das árvores, pois as águas ainda não baixaram totalmente. Um período em que natureza está em festa, com plantas e árvores florescendo e quando algumas espécies animais estão se reproduzindo.

praia-da-lua-2

A estação seca de águas baixas acontece entre outubro e novembro, período perfeito para fazer trilhas pela floresta.

Poucos sabem, mas Manaus oferece mais de uma dezena de praias. As praias do Rio Negro têm areias branquíssimas que dão um contraste maravilhoso à paisagem e fazem desses lugares pontos de encontro do verão amazônico, onde é possível interagir com a natureza, nadar, praticar esportes e ainda provar pratos típicos da região nos “flutuantes”- bares e restaurantes à beira dos igarapés.

Dica: Importante estar atento à “temporada do cauxi” em algumas praias amazônicas. O fenômeno acontece no auge da seca (outubro e novembro), período em que micro esponjas de água doce se decompõem nas águas do rio causando coceira e desconforto em contato com a pele dos banhistas.

Montamos uma seleção de 10 praias encantadoras da região. Vamos conferir?

1. Praia da Ponta Negra

ponta-negra

Algumas praias vão e vêm de acordo com o sobe e desce das águas, outras estão presentes o ano todo, como Ponta Negra, a mais urbana, mais acessível e a mais famosa de todas de Manaus. Está localizada no bairro nobre de Ponta Negra, na zona oeste da cidade, a 13 km do centro histórico. O balneário, com praia banhada pelas águas do Rio Negro, foi revitalizado e oferece infraestrutura completa, com equipamentos urbanos como calçadão, banheiros, duchas, jardins, mirante, anfiteatro, estacionamento e iluminação noturna. Possui uma boa oferta de bares, restaurantes e sorveterias, como a famosa Sorveteria Glacial, com sorvetes de sabores típicos da Amazônia. Aos finais de semana, a avenida em frente à praia é fechada para carros.

No Complexo Turístico de Ponta Negra só é permitido consumir comidas e bebidas compradas no local.

2. Praia da Lua

praia-da-lua

Entre setembro e janeiro, a faixa de areia fica mais larga e extensa, e entre junho e agosto a faixa é mais estreita. É uma praia de areia branca, de águas quentes e calmas, de diferentes tons de amarelo, passando pelo marrom até chegar ao cinza escuro do Rio Negro. Está a 16 quilômetros do Centro Histórico de Manaus, a apenas 10 minutos de barco/lancha da Marina do Davi, na Praia de Ponta Negra. É natureza pura. Uma das praias preferidas dos locais, por isso aproveite para curtir o local durante a semana.

3. Ponta das Lajes

Localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus, Ponta das Lajes também é conhecida como “Mirante da Embratel”. O acesso é gratuito. O local é famoso porque é o único onde é possível acompanhar em terra o famoso “Encontro das Águas”, quando as águas escuras do Rio Negro se encontram com as águas claras do Rio Solimões para formar o Rio Amazonas.  

Importante: Acessível apenas na vazante do Rio Negro, quando é possível apreciar também as marcas do sítio arqueológico de Ponta das Lajes nas pedras e nas rochas – petroglifos deixados por antigos habitantes da Amazônia, no período pré-colombiano.

4. Balneário da Prainha

Localizada no bairro Tarumã-Açu, em Manaus, na estrada da Vivenda Verde, a Prainha é uma vasta faixa de areia branca que se destaca ainda mais no período da vazante do Rio Negro. Trata-se de uma área particular, acessível aos moradores e visitantes mediante o pagamento de uma pequena taxa por pessoa. Oferece infraestrutura de restaurante, bar, banheiros, chuveiros, mesas, cadeiras, estacionamento e diversas atrações como parque com banana boat e outros brinquedos. Fica aberta todos os dias das 8h às 18 horas.  Está sendo cada vez mais procurada pelos moradores locais e visitantes.

É muito recomendado provar o famoso tambaqui assado na brasa servido no restaurante.

5. Praia do Japonês – Balneário Amazon Forever

praia-do-japones

A praia surge entre os meses de agosto e outubro, fica no balneário particular Amazon Forever. De carro, fica a apenas 30 minutos do centro de Manaus, no município de Iranduba; de lancha o percurso leva cerca de 1 hora. Possui infraestrutura com estacionamento, restaurante/bar, banheiros, chuveiros, mesas e cadeiras. Além dos banhos de rio, oferece opções para deslizar de Stand Up Puddle (SUP), passeios de caiaques, de banana boat etc. O balneário é aberto aos sábados, domingos e feriados. Não é permitido levar alimentos ou bebidas nem entrar com animais. O ingresso tem valor diferenciado para carros e motos, não importa o número de passageiros nos veículos*.

*Dica: Verifique sempre as informações atualizadas de valores, horários de funcionamento e condições.

6. Praia do Açutuba

praia-acutuba

É apontada como uma das mais belas da região. Está localizada a 1 hora do centro de Manaus, no município de Iranduba, acessível de carro, atravessando a Ponte Rio Negro.  Ali a paisagem é incomum, quando as águas escuras do Rio Negro banhadas pelo sol ganham tom azulado e a faixa de areia branquíssima acentua o contraste. O local oferece infraestrutura básica e os restaurantes servem bebidas e peixes típicos da região. A praia fica ótima para banhos entre agosto e setembro, antes do período alto da seca.

Dica: Atenção para a época de cauixi e para a quantidade de lama que se forma no fundo do rio no auge da seca, nos meses de outubro e novembro.

7. Praia do Escondidinho

Para chegar à praia é preciso alugar um barco partindo da Marina do David, em Ponta Negra, com destino à praia do Escondidinho, localizada na zona rural de Manaus.

8. Praia do Tupé

praia-do-tupe

A praia é perene, mas surge com maior faixa de areia entre agosto e março. É uma das principais praias de Manaus, bastante conhecida pelos visitantes porque fica localizada numa reserva indígena, a 30 km da capital. Barcos partem da Marina do David, em Ponta Negra, e levam cerca de 30 minutos para chegar ao destino – informe-se antes porque não há saídas regulares de lá.  A praia conta com boa infraestrutura básica, além de restaurantes onde é possível se deliciar com os peixes típicos da região assados na brasa. Ao lado da praia fica a aldeia indígena da tribo Dessana – devidamente estruturada para receber visitantes que podem participar de rituais de danças e de outras experiências, basta pagar uma pequena taxa. A natureza, entretanto, não cobra nada: admire a espetacular vista do Rio Negro a partir da encosta, em frente à aldeia.

Todos os domingos pela manhã partem barcos do Porto Manaus Moderna, no centro de Manaus, em direção à Praia do Tupé com retorno no final da tarde.

9. Praia Dourada

Praia-Dourada

É a praia dos “flutuantes”, onde mais de uma dezena de restaurantes e bares adotaram o conceito das construções ribeirinhas para oferecer vários serviços ao sabor do sobe e desce do Rio Negro. A praia é acessível a partir de um entroncamento no km 9 da estrada do Tarumã. A Praia Dourada é aberta nos finais de semana e feriados, mas alguns flutuantes têm horário mais flexível. Confira antes.

Além de nadar no Rio Negro, aproveite para curtir os serviços oferecidos por flutuantes como Salomé Bar River, que funciona de terça a domingo e ainda oferece espaço para banho de rio, almoço a la carte durante a semana e buffet nos finais de semana, com pratos como pato no tucupi, galinha a cabidela, caldeiradas de tambaqui e de tucunaré, pacu recheado e frito, moqueca de arraia e outras delícias.

10. Praia Ponta do Amor

O local está sendo descoberto pelos manauaras que buscam diversão e relaxamento, mesmo durante a semana, pois fica a poucos minutos de Manaus, mas distante do agito de Ponta Negra. Basta cruzar a Ponte Rio Negro para chegar à Praia Ponta do Amor e seguir no sentido Manaus-Iranduba.  A entrada é livre e a praia é bastante frequentada por pescadores.

Se a sua próxima experiência de viagem é #partiupraia, então que tal fazer diferente. Experimente o sabor de curtir praias de águas doces formadas em meio a rios, como o Rio Negro, rodeado do verde da floresta amazônica, com muitas atrações que envolvem cultura, diversão, gastronomia, esportes de aventura e de lazer. Conte com as opções de hospedagens em hotéis parceiros RDC em Manaus e região. Conte com a assessoria da RDC viagens, a agência preferencial do Associado.

Deixe um comentário