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24 curiosidades do mundo hoteleiro que vão surpreender você

Na Grécia Antiga, os Jogos Olímpicos eram um acontecimento tão importante que até mesmo guerras eram paralisadas para essa comemoração. Muitas pessoas se deslocavam de suas cidades de origem até Olímpia para passarem 2 ou 3 dias torcendo, fazendo seus deveres religiosos no templo e competindo. Neste contexto, surgiam pontos de acolhimento a esses viajantes que ofereciam um lugar para descansar e comer.

E o tempo foi passando e a humanidade continuou saindo de um lugar para o outro, além de ter continuado com necessidade de dispor de locais para se proteger, dormir e se alimentar. Os hotéis nasceram dessa demanda, começando como um estabelecimento restritamente simplório para chegar ao conceito de lazer e entretenimento que se tem hoje em dia.

Um hotel é uma estrutura com diversos setores que promovem o lema da hotelaria: o do bem servir, sempre. Mais que uma simples cama, chuveiro quente e aquele café da manhã maravilhoso, há muitos detalhes que passam despercebidos pelos seus hóspedes, mas que fazem do lugar totalmente surpreendente. Curioso para saber mais sobre o mundo da hotelaria? Vamos nessa!

1. A recepção é o seu contato com o hotel. É lá que o hóspede terá toda atenção necessária para ter uma ótima experiência de hospedagem. Não hesite em entrar em contato com o recepcionista sempre que desejar. É lá que você pode conhecer mais sobre as dependências do hotel, serviços e a cidade.

2. Sempre leve consigo os seus documentos e, principalmente, dos acompanhantes menores de idade. Eles são a garantia de segurança para você e a sua família. Sem eles, é impossível se hospedar.

3. Uma diária inicia-se às 14 horas e termina às 12 horas do outro dia. Há um período de 2 horas o qual a governança utiliza para a arrumação dos quartos. É possível pedir para entrar mais cedo ou sair mais tarde, entretanto a recepção irá cobrar uma taxa a mais, chamado de early check-in ou late check-out.

4. Sim, todas as roupas de cama e toalhas são trocadas. Caso não queira, apenas deixe avisado na recepção. Em alguns hotéis, você pode deixar as toalhas penduradas de banho no porta-toalhas ou simplesmente deixá-las no chão para que sejam trocadas.

5. Alguns hotéis instalaram dispositivos de segurança em suas toalhas para evitar furtos.

6. Cada hotel trabalha com um tipo de regime de alimentação. O padrão é oferecer incluso na diária no Brasil o café da manhã. No entanto, em alguns estabelecimentos são praticados a ½ pensão a qual oferece uma refeição; e a pensão inteira, com duas refeições. O all inclusive já contempla mais opções de consumo: bebidas, serviço de quarto, refeições no restaurante e frigobar. É importante saber quais são os itens disponíveis no hotel.

7. Atente-se ao horário do café da manhã. Caso perca, todo pedido será entendido como serviço de quarto e cobrado à parte.

8. O frigobar costuma causar confusões aos desavisados. Muitas pessoas acreditam que esse item está incluso na diária e muitas vezes não está. O consumo é registrado pelas camareiras quando fazem a arrumação dos quartos e lançados em seu consumo final.

9. A plaquinha de “Não Perturbe” serve além da garantia de paz. Ela pode ser usada por quem não quer a arrumação em seu quarto.

10. Uma boa parte dos hotéis pelo mundo possui uma Bíblia sobre o criado mudo. Há também aqueles que oferecem o Alcorão, a Torá, a Constituição Federal e o Código do Consumidor.

11. O serviço de quarto ou o room service pode ser pedido a qualquer horário. Há alguns hotéis que limitam o cardápio em certo momentos, como o período da madrugada.

12. O lobby bar é uma dependência comum do hotel e, portanto, deve ser usada com moderação. Por mais que seja um local confortável e descontraído, não é a extensão do seu aposento. Evite dormir, relaxar como estivesse em sua casa.

13. A governança possui todas as chaves de todos os apartamentos.

14. A segurança é algo bem importante, e sabendo disso, alguns hotéis dispõem de cofres eletrônicos nos quartos para que os hóspedes possam deixar os itens de valor sem se preocupar com furtos e roubos.

15. Em alguns hotéis é usado um sistema de segurança nos quartos cuja finalidade é evitar panes elétricas e acidentes. A energia não é liberada enquanto não ativada. Certifique-se de acionar o dispositivo para não ficar no escuro.

16. Em alguns hotéis as janelas possuem uma abertura estreita ou até mesmo são lacradas para evitar possíveis acidentes.

17. A prática de cobrança das diárias no check-in existe em todo mundo. Apenas no check-out são cobrados os consumos ao longo da estadia.

18. Em alguns locais turísticos, os hotéis cobram por taxas de turismo, estipuladas pela prefeitura local para a manutenção e preservação do ambiente e utilização da estrutura que a cidade disponibiliza.

19. Alguns hotéis também oferecem serviço de passeios pela cidade cobrados à parte das diárias. Vale sempre consultar na recepção por este serviço na recepção.

20. Outros serviços podem ser cobrados, como a lavanderia, estacionamento e internet. E, atenção: mesmo em hotéis com regime all inclusive, o “tudo incluso” não abrange a esses tipos de serviços. Na dúvida, busque pelo menu de preços no criado mudo do aposento ou na própria recepção.

21. Existe o guarda-volumes em alguns hotéis para pertencem esquecidos. A recepção entra em contato com o hóspede e envia o objeto. Caso não consiga contato ou ninguém apareça reclamando pelo item, ele será doado a alguma instituição.

22. Para muitos, o pet é parte da família e também participa das férias. Há hotéis que aceitam seu animalzinho, há outros que determinam qual o porte e locais de circulação.

23. A cama extra é sempre um assunto polêmico que não precisa ser. Isso porque em alguns estabelecimentos hoteleiros ela é cobrada à parte das diárias. Por isso, sempre se informe sobre isso previamente.

24. Existem hotéis que dispõem de apartamentos com cozinha e ainda existem outros que liberam o uso da cozinha do próprio hotel ou copa baby para poder esquentar uma papinha ou mamadeira sem custos adicionais. Novamente, é bom checar essas disponibilidades.

Sempre lembre-se que a recepção será seu porto-seguro no hotel em que estará sempre solicita para poder ajudá-lo em qualquer situação. Se brotar alguma dúvida, pergunte à ela. Se precisa de alguma informação, pergunte à ela. Sempre haverá alguém com um serviço no rosto, disposto a fazer verdade o lema da hotelaria: o de servi bem!

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