Carregando...
''

4 momentos em Cabo Frio, paraíso da Costa do Sol fluminense

300 dias de sol por ano, moinhos de ventos junto às salinas, acompanhando a costa, as lagoas de Araruama e Saquarema salpicando o cenário e praias de características diversas. Este é o cenário da Região dos Lagos, um dos destinos preferidos dos cariocas e que vem sendo descoberto por viajantes do Brasil e do exterior. Três cidades representam bem as belezas da região: Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, sendo a última a maior cidade dessa região, a mais antiga, fundada em 1615, localizada a 158 quilômetros do Rio de Janeiro. Portanto, Cabo Frio é para se conhecer por inteiro. Não é só natureza, também reserva momentos com a história, com a gastronomia e também para as compras. Bora conferir?

01-cabo-frio-geral

1 – Cabo Frio histórica

Passear pela cidade fica mais gostoso quando a gente conhece a história e identifica pontos como o Morro da Guia, referência para os navegadores da região, onde fica a Capela de Nossa Senhora da Guia. Ela foi construída ali em 1740 pelos padres franciscanos, que entenderam ser um “pedido divino”, um local para peregrinação, após relatos de aparições da virgem no alto do morro. Lá de cima, o visitante tem uma vista panorâmica de Cabo Frio.

02-capela-nossa-senhora-da-guia

Dica: Curta um passeio diferente. Um caminho de pedras que sai do Convento Nossa Senhora dos Anjos, no Largo Santo Antônio, leva até a Capela de Nossa Senhora da Guia.

No centro de Cabo Frio, a Igreja Nossa Senhora da Assunção, erguida em pedra e revestida com argamassa de baleia e cal, começou a ser construída em 1615 pelos negros escravos da cidade e abriga no seu interior a terceira mais antiga imagem de Nossa Senhora da Assunção.

Antes da construção da igreja, o ponto central da cidade era o Bairro da Passagem, o primeiro núcleo de desenvolvimento de Cabo Frio e hoje um ponto boêmio da cidade. Nele, está localizada a Igreja de São Benedito, construída em 1740 como local de culto dos escravos. A beleza da igreja está na sua simplicidade. Aproveite para tirar fotos incríveis.

Construído em 1618, para proteger a cidade contra invasões, o Forte São Mateus é um patrimônio tombado pelo Iphan em 1956. Está localizado numa ilhota, na extremidade nordeste da Praia do Forte. De lá se tem uma vista fantástica de toda a orla, do Canal e da Ilha do japonês. Uma das atrações do forte são os canhões preservados e a antiga casa dos guardas, hoje um espaço cultural.

03-forte-sao-mateus

Dica: Em frente ao morro do Forte São Mateus está a Ilha dos Papagaios, um dos locais preferidos para a prática de mergulho, com variedade de espécies marinhas e ótima visibilidade de peixes. Aproveite a oferta de passeios nas agências da região e  também as opções de cursos.

2 – A natureza de Cabo Frio

A natureza também é cenário que conta histórias: a raridade no estado do Rio das Dunas Brancas encontradas na estrada que liga Cabo Frio a Arraial do Cabo ou visual da Boca da Barra, na Barra do Canal do Itajuru, de densa vegetação nativa. Foi lá que Américo Vespúcio desembarcou em 1503 com 24 cristãos para a formação do primeiro povoado.

As belas praias de Cabo Frio são o objetivo de viagem da maioria dos visitantes que chegam à Região dos Lagos. Destaque para a Praia do Forte, também conhecida como Praia da Barra, com 7,5 km de extensão. Localizada na área central da cidade seu cenário envolve o Forte São Mateus no canto esquerdo e oferece mar de frias águas cristalinas ótimas para velejar. A praia dá acesso à Reserva dos Sambaquis, ou Sambaqui do Forte. O local guarda um sítio arqueológico que preserva resquícios dos índios que habitaram a região há séculos. O parque municipal ocupa uma duna de cinquenta metros de comprimento e densa vegetação. No local é possível praticar arvorismo, bóia-cross, rapel, mergulho, fazer voos de parapentes, pescar, além de trilhas e áreas para camping.

05-praia-do-forte

Aproveite a localização e a extensão da Praia da Barra/do Forte em direção a Arraial do Cabo para conhecer também a Praia das Dunas, bem mais tranquila, e a Praia do Foguete, a quatro quilômetros do centro, ambas perfeitas para surfe, kite e windsurfe.

Dica: A Praça das Águas é uma praça enorme localizada no canto direito da Praia do Forte, com lago e chafariz, iluminação especial, tanques com peixes e uma pista de skate semiprofissional. Por ali também acontece uma feirinha de artesanato.

04-praia-das-conchas

A sete quilômetros do centro está a Praia das Conchas, perfeita para praticar esportes náuticos. Suas águas calmas atraem famílias que alugam caiaques e cavalos para explorar a natureza de todas as formas. Um morro separa Conchas de Peró, a praia dos surfistas, com direito a dunas de areias brancas no cenário. Entre Ponta do Peró e Morro do Farole fica a Praia Brava. Protegida por escarpas, o local faz a alegria de surfistas e dos adeptos ao naturismo.

3 – Cabo Frio gastronômica

07-terminal-maritimo

Entre o bairro São Bento e o Centro de Cabo Frio, às margens do Canal Itajurú, está o deck Boulevard Canal, uma área construída e revitalizada que mescla cultura, como o espaço Carlos-Scliar; lazer, com passeios de barcos que partem do Terminal Marítimo; e gastronomia, com opções de adegas, bares e restaurantes de diferentes culinárias e até de adeptos do estilo slow food.

4 – Cabo Frio das compras

06-shopping-gamboa

A cidade é conhecida como referência na fabricação de biquínis e moda praia. A Rua dos Biquinis, hub para esse tipo roupas e acessórios, também é conhecida como Shopping Gamboa, e oferece mais de 150 lojas, inclusive de moda fitness.

Dica: O endereço é R José Rodrigues Póvoas, Cabo Frio – RJ – Horário: Alta Temporada (dezembro a março): de 08h a 00h. Baixa Temporada (abril a novembro): de 09h às 21horas.

Para conhecer um lado diferente do estado do Rio de janeiro, com opções de praias de águas cristalinas, dunas de areias branquinhas, sambaquis e lagoas imensas num cenário de muita história, conte com as opções de hospedagem dos parceiros RDC em Cabo Frio e região e com os serviços turísticos da RDC Viagens, a agência preferencial do Associado. Entre em contato com a nossa Central de Reservas.

HOTEL EM CABO FRIO:

Green Hotel – https://www.rdc-ferias.com.br/hotel/2745#/

Localizado próximo às principais praias, centro da cidade e rodoviária. Sua estrutura conta com piscina, área de lazer, sauna, academia e centro de convenções.

Deixe um comentário