Carregando...
''

8 perrengues ao viajar por conta própria

Chegou a hora das suas férias e das suas merecidas viagens. Arrumou as malas, seguiu para o aeroporto, pronto para aquilo que seria o seu sonho. Levava na bagagem a coragem e muita vontade, só se esqueceu de reservar o hotel. Essa e outras situações são os chamados perrengues de quem decide viajar por conta própria.

Ah, as férias! Um momento aguardado e perfeito para descansar e ter aquele famigerado lazer. É coisa séria! Tão séria que é algo assegurado pelos Direitos Humanos e Constituição. Pensando assim, algo tão essencial não pode ser vivido de qualquer maneira, ainda mais quando se associa a viagens.  

Férias está para viagem, assim como viagem está para planejamento. Contudo, há quem garanta que viajar é uma simples ação, que não tem erro algum, pode ir sem pensar muito. Só é necessário a vontade de ganhar mundo e pronto. Pois é aí que mora o engano e os tais perrengues de quem decide viajar por conta própria sem experiência.

Toda viagem merece ser a melhor. Afinal, é o seu momento de aproveitar o mundo, descansar e conhecer outros lugares. Sabemos que a vontade de pegar a mala e sair por aí é grande e pode ocasionar alguns problemas. Eles acontecem e ponto. Mas, com as dicas certas e, acima de tudo, planejamento, você pode usufruir da viagem e evitar aqueles problemas ao viajar por conta própria.

Porque viajar por conta própria pode ser uma furada quando não se tem experiência?

Já dizia o poeta Vinícius de Moraes: na vida, é impossível ser feliz sozinho. E quando falamos em viajar, esta frase pode exemplificar muitas coisas.

Primeiro, uma companhia para compartilhar os melhores momentos, é super bem-vinda. E em segundo lugar, uma ajudinha sempre é essencial. Principalmente para quem nunca se aventurou por aí antes.

Não tem nada melhor do que alguém para dar as dicas certas, e assim, evitar as dores cabeças de uma viagem que tem tudo para ser a melhor e foi o oposto. Para esses casos, os serviços de uma agência de viagens ou clube de férias são uma boa vantagem para não ter problemas nesses momentos.

Saiba agora como evitar os problemas quando for viajar por conta própria:

1 – Exagerar na quantidade de malas

Na hora de viajar, preparar as malas é uma verdadeira missão, principalmente quando se vai passar alguns dias fora de casa. Cada coisinha parece ser imprescindível e indispensável.

Porém, a hora de carregá-las é um tormento e transportá-las, então, nem se fala. Em viagens aéreas, há de ter mais cuidados. Todo excesso de peso será cobrado, por isso, é bom ir preparado para não ter surpresas mais adiante, porque não tem jeitinho que dê certo!

2 -Não pesquisar sobre o local

Viajar para algum lugar, mesmo que próximo, é ter contato com mudanças. Elas podem ser tanto de ordem natural como cultural. Antes de sair por aí, pesquise as características do local: qual é o clima, costumes locais, eventos culturais, calendários de festas e muito mais.

Já pensou se está esperando por um lugar quente é época de chuvas e frio? Ou se quer agito e o que se tem é muita tranquilidade? É melhor saber antes!

3 – Faltar dinheiro

Quando se viaja, o dinheiro é uma parte importante. Saber quanto irá gastar e quanto irá levar em espécie, é um fator decisório sobre a sua viagem. Saiba sobre cartão de crédito, sobre o tal “travel money“, sobre o câmbio e como agir caso perca algum cartão, seja furtado ou quando acaba o dinheiro.

Dê uma ligada para o seu banco e saiba mais sobre as suas possibilidades. Não se esqueça de pesquisar antes!

4 – Problemas com transporte

Já falando em transporte, é bom ressaltar de como ir é tão importante de como chegar ao destino. A sua viagem começa a partir do momento que se coloca os pés fora de casa, então, saber como se locomover é bem essencial.

Pesquise antes se é melhor ir de avião ou ônibus, se vai ficar em mais de uma cidade, por exemplo, se é melhor alugar um carro, pegar um trem ou de outra forma. Dentro das cidades, como irá se movimentar? Transporte público ou privado? Não se esqueça que viajar é movimento. Fique de olho em todas as essas questões!

5 -Falta de atenção com os horários

Viajar é se movimentar e, para isso, usamos ônibus, aviões ou trens. Até aí não é um problema, apenas quando não se tem a devida atenção aos horários. Sempre fique de olho aos horários e as frequências da condução.

Outra observação é quanto os horários de check-in e check-out dos hotéis, pousadas ou hostels.

6 -Não preparar a documentação certa

Andar com os documentos é imprescindível, ainda mais quando se viaja. Há alguns países em que não basta apenas o seu RG. Tem que ter visto, passaporte, vacinação e outros papéis.

Assim como na hora de se hospedar, todos devem estar com seus documentos, inclusive crianças, mesmo com os seus responsáveis. Já pensou ter que voltar porque não estava com todos os papéis em ordem? Não dá, né!

7 -Viajar sem seguro saúde

Durante as viagens, muitas coisas podem acontecer. Você pode se apaixonar, descobri pratos incríveis, conhecer um mundo novo e ficar doente ou sofrer um acidente. Afinal, não é porque estamos de férias que imprevistos não podem acontecer.

Para esses momentos, o seguro viagem é um recurso importante e essencial. Sabe aquele velho ditado que o seguro morreu de velho? Não deixe que aconteça algo ruim para poder correr atrás!

8 -Deixar de reservar o hotel e não ter mais vagas

É verão, você decidiu ir à praia para viver os dias de calor e de férias regados a muita água de coco e mar. Fez as malas, lembrou até do protetor solar, mas não fez as reservas no hotel. É alta temporada, não há mais vagas no local! E agora? É rezar para encontrar algum outro lugar, que talvez esteja bem mais caro ou não comporte às suas necessidades!

Para evitar esse incômodo, é importante realizar as suas reservas com antecedência e receber a confirmação com voucher, que será o seu comprovante. Atente-se aos calendários de alta e baixa temporada e aos valores praticados que podem oscilar conforme a demanda.

Viajar é bom demais, porém é necessário se preparar muito antes, ainda mais quando for marinheiro de primeira viagem! Para não passar por esses perrengues de quem optou por viajar por conta própria, um fator é essencial: humor para poder rir quando ocorrer alguma roubada. Lembre-se que até mesmo quem é acostumado podem ter algum problema.

Agora, acesse o infográfico “Viajando por conta própria x Clube de Férias” e entenda mais sobre como viajar!

Deixe um comentário