Carregando...
''

9 destinos no nordeste que fogem do comum

Ah, os destinos no nordeste! Lá tem sol o ano todo, cenários paradisíacos, festas animadas e comida de deixar todos com vontade de fazer as malas e viajar para esses lados…

Ainda mais quando se tem inúmeras opções que passam despercebidas e escondem um incrível universo não lugar-comum.

Há quem acredite que ele se resuma apenas em praias e mar, contudo viemos mostrar que há um vasto universo de possibilidades dentro dessa região fascinante e cheia de surpresas. Preparados para conhecer o nordeste?

1. Rota do Cangaço

Um dos destinos no nordeste, fica lá no sertão. Há muita vida que brota da secura da terra e muito mais histórias como as que você irá escutar durante a Rota do Cangaço. E já adiantamos que os personagens principais serão Lampião, Maria Bonita e seu bando.

04-INTERNA-grota-do-angico

Tudo começa na cidade de Piranhas (PI), aos pés do Velho Chico. O destino final é Entremontes. Durante a viagem em uma catamarã, a combinação perfeita entre um bom causo do cangaço e o forró,fará você mergulhar dentro do lugar e da história.

O ponto alto do tour é conhecer a Grota do Angico, local que pôs um fim na figura mais emblemática e contraditória de todo o sertão, o Lampião.

2. Arembepe – BA

02-INTERNA-arembepe

Próximo a Salvador e a Porto Seguro, encontra-se uma aldeia que ficou conhecida pelos “bichos-grilos” da década de 60. Arembepe é o último reduto hippie remanescente da onda Woodstock que atraiu muitos artistas famosos como Janis Jopplin, Mick Jagger, Gal Costa, Giberto Gil e Caetano Veloso.

Hoje, há poucas pessoas morando por lá, que preservam o estilo alternativo de levar a vida.

Para quem quer sentir essa brisa, pode dar um pulo em Arembepe para conhecer os artesanatos, além, claro da vista: entre o Rio Dourado e o mar, dunas e coqueiros que o farão repensar se voltar para a civilização com luz elétrica e smartphones.

3. Serra da Capivara

08-INTERNA-serra-da-capivara

Por essa você não imaginava: mas como opções de destinos no nordeste, há um oásis que surge do meio da caatinga, que te leva em uma viagem à origem do povo americano. São 12 hectares de cânions, grutas, serras, baixões, falésias e arte rupestre – o principal complexo arqueológico do Brasil.

Essa região é tão rica em detalhes que é necessário guias do Parque Estadual da Serra da Capivara para poder compreender todas as linhas que compõem esse cenário.

4. São Miguel do Gostoso

07-INTERNA-são-miguel-do-gostoso

Uma risada imortalizou uma vilinha no nordeste, uma gargalhada tão gostosa que foi acrescentado no nome “São Miguel” o termo Gostoso.  Assim nasceu um destino imperdível!

Uma rede, um céu azul e uma vista para o mar são os ingredientes perfeitos para quem quer rir à toa. Isso tudo você encontra em São Miguel do Gostoso, uma vila de pescadores bem pacata a 100 km de Natal.

Por lá, você pode explorar as belezas que Deus criou a pé, além de se permitir se aventurar em algum esporte náutico. É bom correr agora para lá – antes que a praia fique mais conhecida.

5. Tamandaré

09-INTERNA-tamnadare

No sul de Pernambuco, saindo de Recife, você pode encontrar um refúgio especial em Tamandaré, a Praia dos Carneiros.

Um lugar praticamente deserto, com uma igrejinha do século XVIII  à beira-mar e a união entre o Rio Formoso e o mar, cuja imagem converge numa das praias mais lindas desse Brasil.

Sem muitas pessoas, 8 km de praia de um sabor bucólico dos pescados, passeios de catamarã, a cavalo, sobre uma prancha de stand up paddle ou em um momento nas piscinas naturais. O tempo praticamente para e você pode se reconectar com você mesmo.

6. Rota da Liberdade – Cachoeira

03-INTERNA-cachoeira-bahia

No Recôncavo Baiano, a cerca de 109 km de Salvador, a Rota da Liberdade faz valer o verdadeiro significado das raízes brasileiras.

São, ao todo, 5 rotas na cidade de Cachoeira integrados aos Quilombolas do Engenho da Ponte, Kalembá, Kaonge, Dendê e Santiago do Iguape.

O ponto alto é a celebração da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, que reúne a celebração do candomblé e do catolicismo unidos à força feminina negra. Ali se respira resistência e história, conhecimento a partir das manifestações culturais, passeios pela mata, pelo aroma e pelo sabor da culinária local.

7. Foz do Rio São Francisco

06-INTERNA-rio-são-francisco

O Rio São Francisco, simplesmente, Velho Chico, é um dos cursos de água com uma valor inestimável  que transporta em si um imaginário rico e preciso para a região. Ele faz nascer a vida, que se enriquece a cada trecho e deságua no Atlântico.

Você pode sair de Maceió, cerca de 130 km de Piaçabuçu, para conferir o maior banco de camarão do nordeste, passear por dunas, ilhotas, coqueiros e se despedir do Velho Chico. Na maré baixa, é possível conferir o farol abandonado.

8. Conde

05-INTERNA-Praia-de-Tambaba-PB

Está em João Pessoa? Não deixe de conhecer a cidade de Conde. Ela fica a apenas 30 km de distância e oferece um portfólio de praias que vai encher seus olhos com tanta beleza.

Anote aí: Carapibus, Tabatinga, Coqueirinhos e Tambaba. Praias que mudam conforme o seu enquadramento… Falésias, coqueiros, piscinas naturais, corais, águas transparentes e um tom meio selvagem que dá vontade de nunca mais voltar para cidade.

9. Arquipélago de Abrolhos

01-INTERNA-abrolhos

O Parque Nacional de Conservação Marinha, no arquipélago de Abrolhos, guarda a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul. A sua formação é proveniente de um antigo vulcão que constituiu um recife de corais atrativos para várias formas de vida.

As visitas são liberadas em Siriba, uma de suas ilhas, sempre acompanhadas de guias do Instituto Chico Mendes. Lá, sem dúvidas, a natureza é a atração: águas limpas que permitem observar a diversidade que moram debaixo d’água.

E sabe o melhor? Pode mergulhar!

Com tantos destinos no nordeste que fogem do comum, você verá quanto mundos se encontram dentro de uma única região que conseguem trazer a magia de viajar e conhecer um lugar novo! E, você, gostaria de saber mais sobre destinos no nordeste?    

Que tal descobrir que tipo de viajante é você? Acesse o link e faça o teste!

Boa viagem!                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

Deixe um comentário