Carregando...
''

Águas Termais, roteiros de aventura e saúde

Da Grande Florianópolis até Santa Rosa de Lima um roteiro de bem-estar e natureza em destinos termais repletos de atrações o ano todo.

Além de praias para surfar, cenários rurais dignos de calendários europeus, serras e cânions de provocar calafrios, a natureza de Santa Catarina tem ainda águas termais boas para beber, tomar banho, fazer tratamentos e também para se divertir. São 28 cidades no estado, donas de grande beleza natural, com diferentes atrativos histórico-culturais e estrutura de lazer diversificada.  A maioria dos locais não conta com um grande balneário público e fontanários, como em destinos termais tradicionais como Águas de Lindóia (SP), por exemplo, ou Poços de Caldas (MG). Em Santa Catarina, como na maioria dos estados brasileiros, hotéis, resorts e complexos termais abrigam parques aquáticos, piscinas, banheiras, ofurôs, spas e abrem suas portas para oferecer diversas terapias hidrotermais, além de muitas atividades em meio à natureza, explorando rios e cachoeiras

As estâncias estão bem distribuídas pelo estado.  As mais conhecidas: Santo Amaro da Imperatriz (Caldas da Imperatriz) e Águas Mornas. No sul do estado, em Tubarão, Termas da Guarda e Termas do Rio do Pouso, além de Gravatal e Santa Rosa de Lima. No oeste de Santa Catarina, Piratuba, Itá e Treze Tílias, Águas de Chapecó, São Carlos, Palmitos, São João do Oeste e Quilombo.

Convidamos você para um roteiro de carro, de pouco mais de 300 km, saindo da Grande Florianópolis, sentido sul do estado, voltando pelo interior.

De Floripa a Águas Mornas

A 36 km de Florianópolis, Águas Mornas oferece águas termais brotando da terra a uma temperatura estável de 39º, seja no verão ou no inverno, recomendadas para tratamento de reumatismo, dos aparelhos digestivo e urinário, doenças do coração etc. Além do termalismo, dá para curtir a natureza num rafting pelo rio Cubatão, que passa pela comunidade de Vargem Grande e termina em Caldas da Imperatriz, no município de Santo Amaro da Imperatriz.

03-INTERNA-SantoAmaroImperatriz

De Águas Mornas a Santo Amaro da Imperatriz

De carro, o percurso é de apenas 7 km para chegar a Caldas da Imperatriz, que teve os poderes medicinais das suas águas descobertos por caçadores em 1813. Em 1818, por ordem do rei D. João VI, foi construído um hospital termal aos moldes do Hospital das Caldas da Rainha, de Portugal, marcando assim o início do termalismo no Brasil. A água alcança 40°C e é indicada nos processos de dor e de inflamação.  Aproveite para curtir as águas do rio Cubatão do Sul, que corta a cidade, praticando esportes de aventura, como rafting, ou em voos de parapente, trekking etc.

04-INTERNA-TermasRioPouso

De Santo Amaro da Imperatriz a Tubarão

A 130 km está o complexo de águas termais da cidade de Tubarão composto por Termas da Guarda e Termas do Rio do Pouso. Com temperatura de 37°C, as águas termais, a segunda mais radioativa do país, trazem benefícios para a circulação, stress, cálculo renal, hipertensão e no tratamento e prevenção de reumatismo e doenças ligadas às articulações. Tratamentos com lama medicinal e banhos de imersão são oferecidos no balneário que fica no Hotel Termas da Guarda, que pode ser usado também por não hóspedes. Nas Termas do Rio do Pouso também há espaço para camping, além de piscinas e banheiras de águas termais para banhos de imersão e um leque de terapias alternativas.

01-INTERNA-Gravatal

De Tubarão a Gravatal

A 20 km de Tubarão está o maior complexo termal do sul do Brasil, com parque aquático, cinco hotéis e o melhor de tudo, com águas termais saindo das fontes a 36°C. É a segunda água mais rica em fluoretos do mundo, com propriedades sedativas no sistema nervoso e cicatrizante, que auxiliam no alívio do estresse, na regulagem da pressão arterial e até na recuperação de cirurgias ortopédicas. Para complementar os banhos, o complexo termal também oferece sessões de acupuntura, medicina indiana (ayurveda), fitoterapia, homeopatia e massoterapia.

02-INTERNA-SantaRosaDeLima

De Gravatal a Santa Rosa de Lima

Uma experiência diferente aguarda você no percurso de apenas 54 km até Santa Rosa de Lima. Adentrando um pouco mais para o interior do estado, grandes cenários de serra e a oportunidade de conhecer de perto a agroecologia (produção sem uso de agrotóxicos) do único município do Brasil e da América Latina a figurar no guia da “Accueil Paysan” (Acolhida Camponesa), entidade francesa de divulgação do agroturismo. Aproveite para vivenciar o dia o dia dos agricultores nas plantações e no preparo dos alimentos e desfrutar da culinária local, baseada nas culturas alemã e italiana, enquanto as águas termais estão à disposição no Paraíso das Águas, com piscinas e banheiras de hidromassagem cheinhas de águas medicinais.

Conte os hotéis parceiros RDC nessa região de Santa Catarina e conte com a assessoria da RDC Viagens para locação de automóvel e outros serviços turísticos.

Texto Publicado na Revista Férias&Lazer – Ed. 56

Deixe um comentário