Carregando...
''
capa

Alter do Chão, uma das dez praias mais bonitas do Brasil é de água doce.

Mornas águas doces, calmas e cristalinas, de um belíssimo azul-turquesa, margeadas por finas areias brancas. Esse é o cenário de Alter do Chão, uma pequena vila de pescadores, localizada no oeste do Pará, a 30 km de Santarém, banhada pelo caudaloso rio Tapajós, o único afluente do rio Amazonas de águas transparentes. A beleza surge no verão amazônico, de agosto a dezembro, um período de pouca chuva e temperatura média de 25°C, quando o nível do rio Tapajós chega a baixar 10 metros, fazendo aflorar bancos de areia e cerca 100 km de praias. Está formado então o chamado “Caribe Amazônico”, que vem atraindo cada vez mais viajantes do Brasil e do exterior.

rio-tapajos-por-do-sol

A pequena vila de Alter do Chão tem seu centro na Praça 7 de setembro, que fica de frente para o rio Tapajós e para a Ilha do Amor. À tarde, há concentração de pessoas para observar o pôr do sol. De sexta a domingo há shows de carimbó e apresentações artísticas. Em frente à praça está a Igreja Nossa Senhora da Saúde, do século 19, rodeada por restaurante, lojas de artesanato e barracas com balas, doces em compota, bombons de cupuaçu, bananas fritas, vatapá e delícias locais como a piracaia, ‘peixe assado no braseiro’, de acordo com a língua indígena.

A praia mais famosa de Alter do Chão é a Ilha do Amor, localizada em frente à vila, a 5 minutos de barcos a remo comandados pelos nativos ou acessíveis a pé, especialmente em novembro, quando as águas estão no nível mais baixo. Na praia, quiosques cobertos de sapê guarnecem as barraquinhas na oferta de petiscos à base de peixes amazônicos como o tucunaré e bebidas. Também há caiaques para passeios pelo rio e por igapós.

ilha-do-amor

Dicas: Os passeios em Alter do Chão podem ser feitos com voadeiras – lanchas velozes, rabetas – pequenos barcos pilotados por moradores locais, catraias, barquinhos a remo e até por grandes barcos com capacidade para levar grupos de 10 a 20 pessoas.

Pontas de Cururu e do Muretá são atrações singulares de Alter do Chão, acessíveis apenas pelo rio. O trajeto até os bancos de areia oferece uma das mais lindas paisagens do pôr do sol no rio Tapajós, além da oportunidade de observar botos cinza e rosa que moram no rio. Não perca a oportunidade de apreciar a paisagem que muda a cada seis meses.

Localizada na Comunidade Caranazal, a Floresta Encantada é para aqueles que adoram curtir uma aventura entre as matas tropicais e apreciam passeios ecológicos. Na cheia, quando não há separação entre o Lago Verde e o Tapajós, é possível navegar entre as copas das árvores como a Sumaúma, que estão com os troncos submersos. No verão amazônico, a água desce, e a Floresta Encantada fica separada do rio Tapajós por um grande banco de areia, formando o Lago Verde. É quando observar os peixes nos igarapés, fazer trilhas pelas margens, observar aves, macacos, cutias e tatus se torna uma atração única.

floresta-encantada

Um guia deve ser contrato nas comunidades para fazer os passeios, especialmente quando se quer chegar de carro ao local. Um posto do Instituto Chico Mendes controla o acesso e cobra um ingresso de valor acessível.

Visite o Mercado Municipal de Santarém para sentir o sabor da culinária paraense, como das frutas amazônicas, como taperebá, bacuri, cupuaçu, peixes como tucunaré e pratos como caruru, ensopado de quiabo com pedações de carne ou de frango e, de sobremesa, cheescake no copo, salpicado com castanhas-do-pará.

Se o seu destino de viagem inclui praias que vão e vêm, cenários de natureza que não estão em lugar algum do mundo e fazem da região Norte um dos destinos mais desejados por viajantes do Brasil e do exterior, então conte com as opções de hospedagem dos parceiros RDC Férias na região e com a assessoria da RDC viagens, a agência preferencial dos associados, para passagens aéreas, transfer, passeios, pacotes turísticos e muito mais.

Cinira Pereira Lima

Lindo demais! Estou há muito tempo PROGRAMando um passeio em alter do chão!!!!

22 de outubro de 2017 | Responder
    Redação RDC

    Olá, Cinira! Alter do Chão é um destino que encanta! Para solicitar sua reserva, entre em contato com a nossa Central de Reservas de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h30, pelos telefones (11) 2172-0250/4096-0250. Mas saiba que o telefone não é a única opção de atendimento, você também pode acessar a área restrita ao Associado e fazer sua reserva direto no sistema pela opção “Reserva Online” ou no “Solicite sua reserva”, preenchendo suas preferências de destino/hotel e indicando no quadro “Observações” as necessidades extras de sua hospedagem, para que nossas atendentes possam retornar seu contato já com estas informações. Vale lembrar que o Calendário de Reservas abre com 90 dias de antecedência ao mês que pretende viajar. Qualquer dúvida, estamos à disposição. Obrigado!

    23 de outubro de 2017 | Responder
Diego Pinho

olá, QUERO INFORMAR A EQUIPE QUE ESTA FOTO DO MERCADO NÃO PERTENCE A MERCADO MUNICIPAL DE SANTARÉM – PARÁ E SIM DE PORTUGAL. É DE GRANDE IMPORTÂNCIA A CORREÇÃO DA IMAGEM. ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE SANTARÉM E DEMAIS ATRATIVOS QUE O MUNICÍPIO POSSUI.

4 de abril de 2018 | Responder
    Redação RDC

    Olá, Diego. Agradecemos pela informação. Realmente, a imagem escolhida era do mercado de Santarém em Portugal. Já removemos do post. Permanecemos à disposição! 😉

    4 de abril de 2018 | Responder

Deixe um comentário