Carregando...
''
imgDestaquePostMisto

Ande e descubra

Mundialmente praticado e aprovado, o “Free Walking Tour” transformou o tradicional passeio a pé guiado numa forma descontraída de conhecer um destino.

Não é de hoje que passeios a pé são uma ótima maneira de aprender mais sobre um lugar, de estar mais próximo da sua história, arquitetura, arte e até dos moradores locais. No entanto, com o surgimento do Free Walking Tour, o tradicional formato “empacotado” de caminhar com grupos fechados, aguardar o guia no hotel e receber informações básicas, presentes em qualquer folheto de turismo, vem se transformando em passeios melhor elaborados, enriquecidos por conteúdos relevantes, de acordo com o perfil do público do passeio.

O conceito do passeio a pé gratuito foi criado em Berlim, na Alemanha, em 2004, com a proposta de colocar nas mãos do viajante o poder de analisar a qualidade do passeio oferecido, decidir pelo pagamento ou não do serviço e definir o valor que considerar justo, invertendo assim a dinâmica desse tipo de turismo. Chris Sandeman foi o idealizador. Ele mesmo passou a prestar o serviço gratuitamente e deixar para o viajante, ao final do passeio, decidir de acordo com a sua expectativa e satisfação. O sucesso foi imediato e o levou a fundar a Sandemans New Europe, referência no setor, atualmente com tours gratuitos em 18 países. E não demorou também para o novo modelo de negócio inspirar a concorrência em vários países do mundo e  atrair fãs do jeito descolado de conhecer uma cidade.

imgPostMisto-06-ande-e-descubra-aleatorio

Funciona assim: o site oferece o passeio e informa o local e o horário da saída. Basta ir até o local indicado, se juntar ao grupo e um guia autônomo, geralmente bilíngue, comandará o passeio de forma bem descontraída. Aliás, o charme está em como os guias contam, com leveza e dinamismo, as histórias do lugar, compartilham dicas valiosas, fazendo com que o viajante descubra pontos e detalhes da cidade que passariam despercebidos se estivesse sozinho. Como o viajante só paga se quiser, os guias contam com seu próprio talento e conhecimento peculiar da cidade para manter a atenção do grupo e fazer com que o seu Free Walking Tour seja um sucesso, garantindo assim uma boa gorjeta e clientes satisfeitos.

Passeios para diferentes objetivos

imgPostMisto-01-theatro-municipal-sp

Gratuitos ou não, o fato é que os passeios a pé ganharam vida nova. Sob o ponto de vista do viajante, possibilita a escolha do passeio de acordo com o seu propósito de viagem. Muitos optam pelos Free Walking Tours para se socializarem com outros viajantes, já que o passeio é aberto. Outros, para um reconhecimento da cidade, para inspirar a criação do seu próprio roteiro de visita. Há quem caminhe para entender o estilo de vida dos habitantes locais para depois optar por um passeio a pé aprofundado num tema do seu interesse. Por exemplo, caminhar como um parisiense pelo complexo e insólito Mercado das Pulgas de Paris.  Em Berlim, há um tour dedicado ao tema nazismo e a Segunda Guerra Mundial. Em Londres, um passeio com um guia beatlemaníaco leva os visitantes pelas ruas da cidade aos endereços que contam a história musical e pessoal dos Beatles. Em São Paulo, uma caminhada noturna pelos arredores do Theatro Municipal conta com especialistas de arquitetura, artes plásticas e urbanismo para contar a história daquela área de São Paulo.

No Brasil e na América Latina, sites nacionais e internacionais oferecem Free Walking Tours nos principais destinos turísticos. Conheça alguns.

Buenos Aires – Argentina

imgPostMisto-04-buenos-aires

Diferente, descontraído e divertido. Esta é a proposta do Free Tour de Buenos Aires em dois passeios. O City Tour Buenos Aires Free oferece duas horas de caminhada pelas ruas movimentadas da cidade, passagens por 14 locais emblemáticos, enquanto o passeio “Aristocrático” leva o viajante para conhecer a influência europeia no lado elegante da cidade, com palácios, mansões e edifícios em estilo francês, em contraste com os bairros vizinhos de Recoleta e Retiro, vistos sob uma perspectiva diferente. Serviço: www.bafreetour.com

São Paulo

imgPostMisto-05-avenida-paulista

O Free Walking Tour de São Paulo oferece três passeios a pé, de três horas de duração cada um, comandados por guias bilíngues (inglês e espanhol). O “Old Downtown”, que apresenta o centro histórico de São Paulo; “Avenida Paulista”, que promete desvendar os segredos da mais importante e famosa Avenida de São Paulo e “Vila Madalena”, um passeio pelas artes urbanas, os grafites, os bares que compõem o bairro “cool” de gente jovem e descolada. Serviço: www.saopaulofreewalkingtour.com

Rio de Janeiro

imgPostMisto-03-lapa-rio-de-janeiro

O Rio Free Walking Tour conta a história da cidade e da formação do povo brasileiro em três horas de caminhada. O tour Centro Histórico/Lapa parte do Theatro Municipal, na Cinelândia, e passa por ícones como a escadaria Selarón, os Aquedutos da Lapa e a Catedral Metropolitana, por exemplo. O Tour Porto Maravilha explora a área revitalizada, conta história da zona portuária e apresenta as novas atrações da região como o Museu do Amanhã, o AquaRio, o Museu de Arte do Rio entre outras.

 Serviço: riofreewalkingtour.com

Porto Alegre

imgPostMisto-02-porto-alegre

Guiado por apaixonados pela cidade, o Free Walking de Porto Alegre oferece três roteiros que exploram aspectos distintos da cidade, com histórias como a dos bondes no roteiro do Centro Histórico; de bairros elegantes no passeio “Moinhos de Ventos” e de boemia, cultura e música no tour “Cidade Baixa”.

Serviço: www. freewalkpoa.com

A gratuidade, a liberdade de escolha e o poder de avaliar o serviço são a marca registrada dos viajantes da geração millenium, no entanto, todo o universo de viajantes está ganhando com isso. Portanto, aproveite. Os Free Walking Tours estão aí e poderão ajudar você a aprimorar o seu roteiro de viagem no próprio destino, além de prepará-lo para experiências que, certamente, não estavam no seu planejamento de viagem.

Deixe um comentário