Carregando...
''

Aquiraz, cenário deslumbrante da Costa do Sol Nascente

Aquiraz, a 30 km de Fortaleza, faz parte da Costa do Sol Nascente. Um roteiro turístico que passa também por outras maravilhas como Águas Belas, Praia das Fontes/Beberibe, Morro Branco, Uruaú e Canoa Quebrada. E Aquiraz faz bonito. São 36 km de um litoral que conta com dunas, praias urbanas e semisselvagens, além de surpresas na areia, como um dos poucos parques aquáticos do mundo instalado à beira-mar, o Beach Park.

morro-branco

Comece de dentro para fora, pela sede do município, explorando o Centro Histórico, com construções do século 18 levantadas nos arredores da Praça Cônego Araripe, como a igreja Matriz São José de Ribamar, de 1713; a antiga Casa de Câmara e Cadeia, de 1742, onde está instalado o Museu Sacro São José de Ribamar, de 1967, com imagens do século 18; e o Antigo Mercado das Carnes (século 18), hoje Mercado das Artes.

Próximo ao Centro Histórico está o Engenhoca Parque Ecoeducativo, um local bastante original, instalado no antigo Engenho da Cachaça Colonial construído em 1923 e restaurado para levar atrações para toda a família: desde trilhas, ruínas jesuíticas, minigolfe, fazendinha, mini horta e Espaço Kids, até o Museu do Engenho e atrações radicais como arvorismo, tirolesa, parede de escalada e passeio de caiaque.

engenhoca-ecoeducativo

Agora, rumo aos 36 km de litoral de Aquiraz em direção à Canoa Quebrada. A 12 km do centro, está a famosa praia Porto das Dunas, mais conhecida por abrigar nas suas areias o Beach Park, com mais de uma dezena de brinquedos aquáticos, playground e quadras esportivas. A praia tem boa infraestrutura, mar de ondas boas para o surf e dunas para passeios incríveis e para praticar esportes, além de pequenas lagoas.

beach-park-arrepius-2

Dica: Não perca o espetáculo do encontro do Rio Pacoti com o mar.

Seguindo Porto das Dunas, chega-se à Prainha. Apesar do nome, ela é extensa, oferece infraestrutura de barracas, mar com ondas próprias para o surf, uma lagoa temporária e uma paisagem bucólica, recortada por coqueirais.  Está localizada a apenas 5 km da Sede, junto à foz do Rio Catu. É uma adorável vila de pescadores onde as famosas “Rendeiras de Aquiraz” tecem em suas tendas as rendas de bilro e produzem o artesanato local.

aquiraz-nascer-do-sol

A Praia do Presídio, com 2 km de extensão, possui uma larga faixa de areia, mar azul de águas calmas, coqueiros, infraestrutura de bares, quiosques e restaurantes. Enquanto os adultos se divertem praticando esportes como futebol e vôlei, a criançada tem espaço (pago) para curtir piscinas e toboáguas. É a praia mais agitada do Ceará na época de Carnaval.

Dica: Não perca o arrastão do camarão – a atividade é feita pelos pescadores locais junto à barra do Rio Iguape. Vale a pena curtir o espetáculo que acontece bem cedinho.

Sandboard e surf? A 17 km da Sede, a Praia do Iguape é o point para praticar esses dois esportes. Dunas, lagoas, como a famosa Lagoa Encantada, manguezais e pescadores compõem a paisagem. Como se não bastasse tanta beleza, a natureza colocou também na praia fontes de água doce contornando um grande lagamar.

sandboard

Dica: Visite o Centro de Rendeiras em Iguape, onde é vendido o artesanato local: confecções em rendas de bilro, como colchas, toalhas, caminhos de mesa, roupas, etc.

Batoque é aquela praia que a gente escolhe para relaxar e apreciar a culinária local. Calma e tranquila, longe do agito, faz parte de uma reserva extrativista, o que mantém o vilarejo de pescadores intocado. Barracas rústicas oferecem a típica cozinha da região, baseada em peixes e frutos do mar. Aprecie o visual das jangadas nas areias ou chegando do mar com os pescadores a bordo.

frutos-do-mar

Explorar cada pedacinho do litoral cearense pode ser o seu próximo objetivo de viagem. Muito sol, dunas, manguezais e até água mineral brotando na praia esperam por você. Consulte a RDC Viagens para sugestões de passeios, receptivos, locação de automóveis, etc. Conte com as opções de hospedagem dos parceiros RDC no Ceará e região.

Deixe um comentário