Carregando...
''
grande01-destaqueminasgerais

As históricas cidades de Minas Gerais

O passado histórico do País nos leva a uma viagem de experiências para conhecer e vivenciar na realidade a História do Brasil. É a possibilidade de viver local e regionalmente tudo que está escrito nos livros e se ensina na escola. As históricas cidades de Minas Gerais possuem um rico e diferenciado conteúdo, acervo artístico e arquitetônico, encontrados nas suas Igrejas, museus, casas, cantos e ruas que preservam toda a sua tradição, história e cultura.

O seu ciclo econômico e de desenvolvimento, em especial do Ciclo do Ouro, a escravidão e os ideais revolucionários, como da autonomia do Brasil frente a Portugal, a cobrança de impostos e, finalmente, a Inconfidência Mineira. As cidades históricas guardam relíquias e tesouros da nossa arte barroca, conhecida no mundo todo principalmente pelas obras dos seus artistas, como o Aleijadinho e Ataíde e seus discípulos. Minas Gerais possui o maior acervo barroco do Brasil e algumas das suas cidades receberam o Título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

06-post-ouro-preto-01

A força da religiosidade de Minas Gerais está expressa nas suas ricas igrejas, gastronomia, artesanato, folclore e festas populares que atraem visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo, e que se encantam com a hospitalidade e o bem acolher de seu povo.

Além de toda a riqueza do seu patrimônio e das suas cidades históricas, possuem outras e várias atrações do turismo rural e de aventura, um rico calendário de eventos anuais, o carnaval, festivais de inverno, de gastronomia e de cinema e, principalmente, as paisagens exuberantes das Montanhas de Minas Gerais, que se pode ver no deslocamento de uma cidade para outra.

Conheçam as Cidades Históricas de Minas com o apoio da equipe do Clube de Férias RDC e desfrutem e redescubram o Brasil Colonial em todos os lugares, cantos e recantos onde se respira história, geografia, cultura e bons ares; além de ótimos serviços de atendimento, hospitalidade e encantamento dos visitantes.

05-post-ouro-preto-02

Você vai amar as Cidades Históricas, pois a região não conquista apenas pelo estômago e cultura, o estado é de encher os olhos de qualquer visitante. Conhecer é viajar no tempo, na cultura, na história, é ver e viver de perto a história do Brasil e admirar a arquitetura bem preservada desde o Brasil Colônia, que marcaram as cidades mineiras que você precisa conhecer. Avalie com a gente se dá ou não dá vontade de viajar pra lá?

BRUMADINHO

09-post-brumandinho

Perto de Belo Horizonte, reúne história, natureza e cultura no seu centro histórico. As atrações incluem as altas montanhas e o Centro de Arte Contemporânea Inhotim, o maior centro de arte a céu aberto da América Latina.

BICHINHO

Distrito próximo a Tiradentes, destaca-se pela sua arquitetura, tradição de seus ateliês e oficinas de arte. Destino para quem procura comprar artesanato com bons preços.

CONGONHAS DO CAMPO

É conhecida pelo seu santuário do Bom Jesus de Matosinhos, parecido com o de Braga, em Portugal. É o local onde estão os profetas de Aleijadinho.

DIAMANTINA

08-post-diamantina

Cidade natal do ex-presidente Juscelino Kubistchek, é uma joia pouco explorada por estar distante do circuito histórico de Minas, localizada ao norte do estado, no Vale do Jequitinhonha, tem um casario colonial e um horizonte de encher os olhos.

MARIANA

07-post-marina

Ao lado de Ouro Preto aonde se pode chegar num delicioso passeio de Maria Fumaça, por ser pequena é fácil de ser explorada, tudo está como antes, além de suas igrejas barrocas, tem uma antiga mina de ouro desativada como uma das suas principais atrações, é bom lembrar que a tragédia ocorrida recentemente não atingiu a cidade histórica e em nada atrapalha a visita.

OURO PRETO

04-post-ouro-preto

A principal do roteiro dispensa apresentações, pois filmes, livros e novelas já nos mostraram muito sobre a mesma, o melhor é andar pelas suas ruas de pedra, admirar e reconhecer os seus cantos e recantos, a arquitetura preservada, visitar museus e igrejas com seus interiores banhados a ouro.

Entre uma atração e outra, uma parada para uma quitanda com pão de queijo, queijo e um café fresquinho passado no saco à moda antiga ou em uma das novas máquinas italianas.

SABARÁ

03-post-sabara

Na grande Belo Horizonte teve origem como Arraial de Bandeirantes no fim do século XVII, seu patrimônio arquitetônico é famoso pelas suas igrejas, casarões e chafarizes.

SÃO JOÃO DEL REI

02-post-sao-joao-del-rei

Cresceu muito mais que sua região central, mas ainda é possível admirar suas construções e igrejas, o passeio vale a viagem de embarcar na maria fumaça com destino a Tiradentes

SANTANA DOS MONTES

Vale por ser uma pequena e tranquila cidade que resumo o todo do Circuito, mas pequena, bem pequena.

SERRO

Ainda guarda as características das antigas vilas mineiras, uma das primeiras comarcas da Capitania das Minas Gerais, seu centrinho romântico e apaixonante é rodeado por magníficas montanhas

TIRADENTES

01-post-tiradentes

A preferida pela maioria dos visitantes, é bem preservada e parece ter parado no tempo, não fosse sua gastronomia sofisticada e o rico calendário de eventos artísticos e culturais durante todo o ano, é um destino para se apaixonar.

Termino por aqui, pois acho que disse tudo. Agora, vou arrumar minhas malas e vou para lá, porque em cada viagem, podemos descobrir novos cantos e recantos que valorizam cada vez mais estes destinos mineiros.

Boa Viagem a todos

Virgilio N S Carvalho, Professor e Consultor em Turismo e Hotelaria, Diretor da CNTur (Confederação Nacional do Turismo) e Presidente do CODEFAT

 

Imagem Capa Filipe Frazao – Shutterstock.com

Texto Publicado na Edição 53 da Revista Férias&Lazer

Deixe um comentário