Carregando...
''

Av. Paulista se consolida como corredor cultural de São Paulo

A Avenida Paulista já é consagrada como símbolo do desenvolvimento econômico da metrópole paulistana, mas, agora, ela se abre às manifestações artístico-culturais como forma de criar um diálogo entre a cidade e as pessoas. Seja na esfera do espaço público com o projeto da Paulista Aberta aos domingos dando voz aos artistas de rua que queiram expressar sua arte livremente, com shows de vários gêneros musicais, performances, exposições, feirinha de antiguidades e outros; seja na esfera do espaço privado com a inauguração de novos espaços culturais.

Do início ao fim da Avenida já há ícones bastante conhecidos, a exemplo do Masp e do Centro Cultural Fiesp, no entanto, recentemente foram inaugurados dois equipamentos culturais que despontam como novas opções de lazer e entretenimento. São eles: Japan House numa ponta e Instituto Moreira Salles na outra. O primeiro é dedicado à divulgação da cultura japonesa no contexto contemporâneo e reúne exposições, workshops, cursos e oficinas, entre outras atividades. Já o segundo tem foco na fotografia, mas também abarca outras linguagens artísticas, além de aulas e oficinas.

Outros espaços ajudam a compor a cena da Paulista enquanto corredor cultural, como a Casa das Rosas, instalada em um casarão de 1935, dedicada à poesia e literatura; o Itaú Cultural, que reúne uma programação bem diversificada de shows, teatro, exposições e outros; o cinema Reserva Cultural que, além dos principais filmes do circuito, foca também na exibição de títulos ‘lado B’, pouco divulgados em salas de cinema tradicional.

Previsto para ser inaugurado no primeiro semestre de 2018, o Sesc Paulista fecha a Avenida como polo cultural da cidade de São Paulo. A melhor parte é que grande parte dos espaços têm entrada gratuita. Confira mais detalhes no site dos centros culturais.

Serviço:

Casa das Rosas. Av. Paulista, 37 – Site: www.casadasrosas.org.br

01-INTERNA-Paulista

Japan House. Av. Paulista, 52 – Site: www.japanhouse.jp/saopaulo

05-INTERNA-Paulista

Itaú Cultural. Av. Paulista, 149 – Site: http://www.itaucultural.org.br

04-INTERNA-Paulista

Reserva Cultural. Av. Paulista, 900 – Site: www.reservacultural.com.br

07-INTERNA-Paulista

Centro Cultural Fiesp. Av. Paulista, 1313 – Site: centroculturalfiesp.com.br

02-INTERNA-Paulista

Masp. Av. Paulista, 1578 – Site: masp.art.br/masp2010

06-INTERNA-Paulista

Instituto Moreira Salles. Av. Paulista, 2424 – Site: ims.com.br

03-INTERNA-Paulista

 Texto Publicado na Revista Férias&Lazer – Ed. 56

Deixe um comentário