Carregando...
''
02-DestaqueBeloHorizonteEntreoModerno

Belo Horizonte – Entre o moderno e o histórico

Belo Horizonte oferece opções para todos os gostos: gastronomia, parques, museus, centros históricos e arquitetura moderna de Oscar Niemeyer.

Um destaque de BH é o charmoso bairro de Santa Tereza, conhecido por sua bela arquitetura histórica e por ser o berço do famoso Clube da Esquina, que lançou músicos como Milton Nascimento e inspirou bandas como Sepultura, Skank e Jota Quest. No centro do bairro fica a praça Duque de Caxias, ponto de encontro de eventos culturais e religiosos e local da imponente igreja de Santa Tereza. No entorno, bares e restaurantes com cardápios deliciosos e criativos.

07-Post-BeloHorizonteEntreoModerno

Outro local que merece visita é a praça Rui Barbosa, conhecida como Praça da Estação. Considerada marco do início da construção da cidade, no final do século 19, era ali que chegava o trem com os materiais para a construção da nova capital mineira. O prédio atual da estação (chamado de Estação Central) foi construído em estilo neoclássico na década de 1920 e forma, juntamente com outras edificações do entorno, um dos principais acervos desse estilo na cidade.

06-Post-BeloHorizonteEntreoModerno

Na Praça da Estação, o visitante encontra ainda o Museu de Artes e Ofícios, que proporciona uma fascinante viagem no tempo. Único museu da América Latina totalmente dedicado ao tema Trabalho, abriga mais de 2 mil peças das mais variadas profissões, que cobrem o período do século 18 ao século 20 e contam a história da evolução e riqueza do trabalho.

03-Post-BeloHorizonteEntreoModerno

Belo Horizonte foi a primeira cidade planejada do Brasil e sempre demonstrou grande cuidado com o paisagismo. Além disso, incorporou, ao longo de cada época, construções de variados estilos arquitetônicos. Uma bela mostra desses dois elementos pode ser encontrada na Praça da Liberdade – um local para se aprender um pouco sobre a história da capital de Minas. Em meio a jardins deslumbrantes e construções antigas muito bem preservadas, o visitante tem a oportunidade de mergulhar na cultura e história mineiras por meio de museus, bibliotecas e centros culturais.

05-Post-BeloHorizonteEntreoModerno

Boas compras
Uma cidade com tanta tradição não poderia deixar de ser, também, um lugar para compras interessantes. A Feira de Arte e Artesanato, localizada na av. Afonso Pena, é um dos principais atrativos turísticos de BH e reúne cerca de 3.000 expositores todos os domingos. São objetos de decoração, artes plásticas, bijuterias, artesanato infantil, móveis, tapeçaria, vestuário e comidas típicas, tudo feito por verdadeiros artistas para agradar inclusive visitantes do exterior.

01-Post-BeloHorizonteEntreoModerno

O Mercado Central é outra parada obrigatória para quem não dispensa uma boa compra. Suas mais de 400 lojas, bares e barracas oferecem, entre uma grande variedade de itens, queijos, legumes, ervas, cachaça, artesanato, objetos de decoração e utensílios domésticos. São dois pisos em que se misturam cheiros, sabores, tradições, ingredientes e objetos que vêm de todos os cantos de Minas Gerais.

02-Post-BeloHorizonteEntreoModerno

Passeios próximos
A partir de BH, o visitante tem a oportunidade de conhecer vários lugares próximos. A apenas 25 quilômetros de distância, por exemplo, o turista pode se deslumbrar com a Serra da Moeda, que oferece o mais belo visual das montanhas mineiras e é ótima para a prática do voo livre.

08-Post-BeloHorizonteEntreoModerno

Um pouco mais longe, a 120 km da capital, está a Gruta do Maquiné, onde se podem apreciar belezas naturais distribuídas em sete salões subterrâneos com belíssimas formas arquitetônicas, esculpidas pelo trabalho da água durante milênios. Se preferir, o visitante pode optar por Ouro Preto, distante 98 km de BH, em que vai conhecer o melhor da arquitetura barroca. Percorra mais 12 km e visite também Mariana, a primeira vila e primeira capital de Minas Gerais, com suas inúmeras igrejas em estilo colonial. A viagem é feita na famosa Maria Fumaça, por paisagens de grande beleza.

04-Post-BeloHorizonteEntreoModerno

Confira em nosso site os hotéis parceiros em Belo Horizonte e programe a sua próxima viagem

* Texto publicado na Revista RDC Férias&Lazer – Setembro 2013. Edição 46

Deixe um comentário