Carregando...
''
01-DestaqueBonito

Bonito e a prática do turismo responsável

Considerado um dos melhores destinos de ecoturismo e turismo de aventura do país, Bonito-MS é referência quando o assunto é interação com a natureza e respeito ao meio ambiente.

Refúgio de aventureiros e ecoturistas e mundialmente reconhecida pela prática de turismo sustentável, a cidade de Bonito, localizada no Pantanal sul-mato-grossense, presenteia visitantes com a transparência incrível de suas águas, flora exuberante, fauna diversificada e paisagens inusitadas, de encher os olhos, formadas por tufas calcárias originárias do interessante ecossistema da Serra da Bodoquena.

10-Post-Bonito

Com toda essa beleza singular, repleta de cavernas alagadas, grutas e cachoeiras, que colaboram para transformar a região no principal destino ecoturístico do Mato Grosso do Sul, não é de estranhar a preocupação do município com a questão da sustentabilidade e preservação dos recursos naturais. Principalmente diante do significativo aumento do fluxo de turistas aventureiros, do Brasil e do exterior, que visitam Bonito para realizar atividades como mergulho, flutuação, rapel, arvorismo e trilhas.

mergulho

A preocupação com o assunto é tanta, que em 1995 foi implantado em Bonito um Sistema de Controle de Visitação aos Atrativos, no qual, por meio de um “Voucher Único”, fornecido pelas agências de turismo da cidade, é possível limitar o número de turistas por passeio e, consequentemente, colaborar para a prática do turismo responsável e para a preservação dos recursos naturais da região. A iniciativa, aliás, rendeu a Bonito o título de “Melhor Destino de Turismo Responsável no Mundo”, recebido em 2013, durante o World Travel Market, realizado em Londres.

De acordo com a presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Nilde Brum, “a limitação da quantidade de visitantes por dia, em cada atrativo turístico, é um dos principais fatores de sucesso do turismo realizado em Bonito”, mesmo porque, depois da aplicação dessa política de preservação, a cidade já recebeu “mais de um milhão e duzentas mil pessoas” e já realizou “mais de três milhões e seiscentos mil passeios”.

Isso significa que, para conhecer Bonito, a palavra de ordem é: planejamento! Os Associados do Clube de Férias podem contratar os passeios com antecedência por meio da RDC Viagens e mergulhar de cabeça nesse paraíso das águas, com a garantia de uma emoção diferente a cada dia, onde a natureza é o espetáculo.

12-Post-Bonito

Conheça alguns passeios disponíveis em Bonito, escolha os seus preferidos e programe-se!

Reserva Ecológica Baía Bonita – Você já se imaginou imerso em um aquário, daqueles repletos de plantas e peixes de várias espécies que deslizam em águas transparentes? Pois na Reserva Ecológica Baía Bonita, a 7 km de Bonito, isso é possível. Após uma caminhada de 15 minutos por uma trilha de mata ciliar que leva até a nascente do rio Baía Bonita, o visitante pratica a flutuação por aproximadamente 800 metros na companhia de peixes como dourados, pintados e piraputangas, apreciando a vegetação subaquática com visibilidade de até 60 metros de profundidade, graças à composição puramente calcária das rochas onde nascem os rios da região, que decanta as impurezas presentes nas águas, tornando-as cristalinas. A atividade dura cerca de 40 minutos e a reserva fornece os equipamentos necessários, como roupa de neoprene, colete salva-vidas, máscara, snorkel higienizado e sandália, que além de proporcionarem mais conforto, são obrigatórios como medida de preservação ambiental. Após a flutuação, o visitante ainda pode percorrer a Trilha dos Animais, um passeio de aproximadamente uma hora e meia, em que é possível conhecer um pouco mais da fauna da região centro-oeste do Brasil. Os animais vistos durante o passeio vêm de projetos de recuperação ou de zoológicos e vivem livremente no seu próprio habitat. No final do percurso, o visitante tem a oportunidade de conhecer o Centro de Pesquisas, onde os tratadores conservam e preparam as refeições dos animais ou realizam o acompanhamento médico-veterinário necessário.

03-Post-Bonito

Gruta do Lago Azul – Descoberta por um índio Terena em 1924, a gruta é formada por um lago azul de 120 metros de largura e 90 metros de profundidade, protegido por rochas calcárias tomadas por estalactites e estalagmites, que desperta a curiosidade de turistas e pesquisadores do mundo inteiro. A caverna, que foi transformada em Monumento Natural e tem preservação garantida pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), fica a 20 km de Bonito e, para acessá-la, é preciso descer por uma escadaria rústica de quase 300 degraus. Nesse passeio, não é permitida a presença de crianças menores de cinco anos.

Gruta-lago-azul

Recanto Ecológico Rio da Prata – Além da caminhada de 50 minutos pela mata ciliar até a nascente do rio Olho D’água, onde tem início a flutuação de 2 km até o Rio da Prata, visitantes a partir de 12 anos podem realizar mergulhos de 30 a 40 minutos com cilindro em profundidades entre 5 e 7 metros, para vislumbrar uma paisagem subaquática incrível, repleta de surpresas, como cardumes de lambaris brilhando com o reflexo do sol, um magnífico pintado escondido em sua loca, galhos e troncos caídos, paredões de pedras e formações rochosas. O Recanto Rio da Prata fica a 50 km de Bonito e oferece também passeios a cavalo com duração de pouco mais de uma hora, com vista privilegiada do cerrado e dos campos da região, emoldurados por um poético pôr-do-sol pintado de tons de rosa, laranja e azul; ou ainda passeio de observação de aves, dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

11-Post-Bonito

Circuito arvorismo – O percurso aéreo de 350 metros de extensão sobre a copa das árvores oferece aos aventureiros desafios como tirolesa, rapel, escalada, travessia de passarelas e pontes, dispostos na medida certa para proporcionar a cada um dos participantes uma boa dose de adrenalina, com muita segurança e contato com a natureza. Tudo isso a apenas 10 km do centro de Bonito.

02-Post-Bonito

Bote no Rio Formoso – Realizado em botes infláveis por um percurso de 6 km, o passeio pelo Rio Formoso passa por três cachoeiras e duas corredeiras, com uma parada para banho de aproximadamente 20 minutos. Há ainda a possibilidade de realizar o passeio de bote noturno, nas noites de lua cheia, indispensável para pessoas de todas as idades que gostam de adrenalina.

04-Post-Bonito

Buraco das araras – Em meio ao cerrado, uma enorme cratera de arenito, a 53 km de Bonito, serve de abrigo para diversas espécies de pássaros, especialmente para as araras vermelhas, que transformam o local em um verdadeiro palco de espetáculos. Lá é possível realizar uma caminhada suave, por uma trilha de 900 metros, indicada para pessoas de todas as idades, para contemplar, durante uma hora, os caprichos da natureza, que combinou perfeitamente tons de vermelho e verde para decorar o lugar. Ao som do chamado das aves ecoando nos paredões rochosos, observam-se as adaptações das plantas para sobreviver em um terreno pobre e seco, com suas folhas e troncos grossos e ásperos dispostos ao longo da trilha.

05-Post-Bonito

Praia da Figueira – Localizada em uma antiga área de extração de calcário, a 14 km de Bonito, a Praia da Figueira, uma lagoa de água corrente e cristalina, com coqueiros e areia branca, é o lugar perfeito para descansar e se divertir nadando junto a várias espécies de peixes, mergulhando ou praticando flutuação, caiaque, tirolesa, vôlei, frescobol e saboreando os deliciosos aperitivos servidos nos quiosques da praia ou dentro d’água.

08-Post-Bonito

Parque das Cachoeiras – Com uma paisagem exuberante, o parque proporciona a seus visitantes revigorantes mergulhos nas piscinas naturais de águas límpidas, além de banhos em cachoeiras formadas por tufas calcárias e pequenas cavernas, distribuídas em meio à trilha de mata ciliar do Rio Mimoso. O parque fica a 17 km de Bonito e o passeio tem duração de aproximadamente duas horas, podendo ser estendido em cavalgadas que oferecem momentos de integração total com a natureza.

Cachoeira

Grutas de São Miguel – Distante apenas 18 km do centro de Bonito, encontra-se um complexo de cavidades calcárias secas, de aproximadamente 270 metros de extensão, formadas há cerca de 650 milhões de anos e que escondem mistérios e surpresas que só a natureza é capaz de produzir. O acesso é feito por meio de uma trilha suspensa em meio ao cerrado, com vista para as copas das árvores. As cavernas permitem ao visitante um passeio ao lado das formações de espeleotemas, como estalactites, estalagmites e travertinos esculpidos pela natureza, que contam um pouco da história de Bonito e promovem uma viagem ao passado de nossos ancestrais.

07-Post-Bonito

Abismo Anhumas – Uma das cavernas mais visitadas do Vale do Anhumas está a 25 km de Bonito e o acesso a ela só é possível atravessando uma fenda na rocha, por meio de técnicas verticais de rapel. Ao descer os 72 metros de altura até o deck flutuante sobre o lago de águas cristalinas – tudo realizado com treinamento prévio e com o acompanhamento de monitores e instrutores capacitados – a sensação que se tem é de estar dentro da Terra, rodeado de formações de calcário que atingem 19 metros de altura. As dezenas de cones de calcário podem ser observadas de perto em um passeio de bote ou por meio de flutuação com máscara e snorkel. Já os mergulhadores certificados são autorizados a ir mais fundo, a uma profundidade de até 18 metros no lago que chega a atingir os 80 metros.

01-Post-Bonito

Rapel na Fazenda Boca da Onça – A 55 km de Bonito, encontra-se o maior rapel de plataforma do Brasil, com uma descida cheia de adrenalina de 90 metros de altura, que proporciona um visual fantástico do cânion do Rio Salobra. O ponto de partida é uma incrível estrutura metálica de 34 metros de comprimento, que avança 15 metros além do paredão do cânion do Rio Salobra. Ao final da descida e após uma breve caminhada, os visitantes podem relaxar em um banho refrescante na cachoeira Boca da Onça, a maior do Mato Grosso do Sul, com 156 metros.

09-Post-Bonito

 DICA RDC:  Para mais informações sobre os passeios, entre em contato com a RDC Viagens, pelos telefones (11) 2172-0270 / 4096-0270. Ou visite o site do nosso parceiro em Bonito: www.translocarbonito.com.br.

Confira em nosso site os hotéis parceiros em Bonito e programe a sua próxima viagem.
Revista RDC Férias & Lazer – Setembro 2013. Edição 47

Deixe um comentário