Blog RDC Férias
Carregando...
''
estancia-termal-capa

Bora para uma Estância Termal?

Hidroterapia e diversão. As Estâncias Termais brasileiras oferecem opções para todos os gostos.

Os centros termais estão se transformando em verdadeiros espaços lúdicos, que permitem aos visitantes descobrir e usufruir dos benefícios proporcionados pelas águas de formas variadas.

Tradicionalmente, as águas termais ou hidrominerais atuam com finalidade terapêutica, complementando tratamentos de saúde. São ricas em sais minerais e oligoelementos – metais encontrados em quantidades mínimas no sangue, que exercem papel fundamental no bom funcionamento do organismo. Utilizar águas termais para fins lúdicos não é propriamente um procedimento considerado terapêutico, mas brincar em águas termais é decididamente uma forma saudável de aliviar o stress, amenizar o cansaço e de vitalizar o corpo.

Confira algumas estâncias e parques termais do Brasil e veja e como eles transformam a riqueza dos seus subsolos em atrações que ajudam em tratamentos terapêuticos ou simplesmente relaxam.

.

Caldas Novas (GO)

rio-quente-estancia-termal

As águas de Caldas Novas, extraídas a mais de mil metros do solo, jorram quentes e chegam aos balneários em temperaturas entre 34º a 58ºC graus. Um aquecimento que acontece nas profundezas da terra, pelo aumento do grau geotérmico. Localizada a apenas 170 quilômetros de Goiânia, Caldas Novas é, sem dúvida, um destino rico em atrações ludo-termais. Juntamente com Rio Quente, oferece o maior complexo de águas termais do mundo: Rios, piscinas e fontes de águas naturalmente aquecidas, além de uma praia artificial, a Praia do Cerrado, com areias de resíduos de cristais e, de fundo, o cenário a exuberante da Serra de Caldas.

.

Mossoró (RN)

Um dos redutos de água minero medicinal do nordeste, Mossoró fica a 260 quilômetros Fortaleza, numa região salineira, no semiárido, com o litoral a apenas 40 quilômetros da cidade. As águas termais de Mossoró vêm de um aquífero subterrâneo, extraídas a quase 1000 metros de profundidade. Jorram quentes e, dependendo da vazão, chegam a 58°C. Ricas em potássio, cálcio, magnésio e sódio, são consideradas boas para beber e banhar. Aproveite para conhecer a história de Mossoró contra Lampião e descubra como a cidade, também conhecida como “terra da resistência”, foi responsável pela queda do mito de invencibilidade do cangaceiro Virgulino. Vale a pena conferir essa história contada em rotas pela cidade.

.

Olímpia (SP) – Thermas dos Laranjais

estancia-thermal-olimpia

Localizada no noroeste paulista, a cidade de Olímpia tem o privilégio de contar com a passagem do Aquífero Guarani, o maior manancial de água doce do mundo, sob seu solo. O Parque Aquático Thermas dos Laranjais, o 4º parque aquático de maior visitação no mundo, foi construído sobre o aquífero. Tem 266 mil metros quadrados e oferece atrações como praia artificial, 23 piscinas (de ondas e para surfar a 180 graus), rios com corredeiras e atrações radicais. A água é extraída pela perfuração de poços a mais de 800 metros de profundidade. E para usufruir devagarinho todos os benefícios das águas medicinais do aquífero, hidros para duas ou três pessoas, espalhadas em alguns pontos do parque, atendem os viajantes em busca de tranquilidade.

.

Santo Amaro da Imperatriz (SC)

É a primeira estância hidromineral brasileira, descoberta em Santa Catarina em 1813. Ganhou notoriedade por ter recebido as visitas ilustres do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz D. Thereza Cristina, que doaram a primeira casa para a recepção de enfermos. Caldas da Imperatriz é o nome do local onde a casa foi construída. Santo Amaro da Imperatriz fica em região montanhosa, coberta pela mata Atlântica e cortada por rios e cachoeiras. As águas de Caldas da Imperatriz são hipertermais, com temperaturas entre 39,5°C e 38,5°C.

.

Araxá (MG)

arraxa-estancia-termal

Com águas termais radioativas sulfurosas, Araxá é um destino conhecido internacionalmente por suas águas que chegam a 45ºC e têm no enxofre seu principal componente com propriedades antirreumática, antialérgica, desintoxicante e anti-inflamatória. São várias as fontes com diferentes propriedades: bicarbonatadas, cálcicas, magnesianas e sódicas, sendo as fontes principais Andrade Júnior e a Dona Beja. O balneário da cidade oferece saunas, duchas, hidroterapia, mecanoterapia e aplicação da lama medicinal. Vale a pena conferir na região a famosa lama preta, de origem vulcânica, para curar reumatismos e tratar a pele. Aproveite para curtir a história de Araxá, a paisagem do lugar e pontos turísticos como a Mata da Cascatinha, onde Dona Beja teria se banhado nua, e a Ilha dos Amores, no lago de 90 mil metros quadrados, onde estão instalados os banhos turco, de infravermelho e ultravioleta, além das duchas, saunas e massagens.

.

Gravatal (SC)

Juntamente com Caldas da Imperatriz, Tubarão e Guarda, Gravatal possui águas com teores mundialmente reconhecidos de gás Radônio. Suas águas são quentes, com temperaturas isotermas de 37º C e consideradas sagradas pelos indígenas que armaram conflitos para protegê-las. Gravatal fica próxima à Serra do Rio do Rastro, a158 km de Florianópolis, entre paisagens bucólicas e trilhas ecológicas.

.

Poços de Caldas (MG)

pocos-de-caldas-estancia-th

Algumas águas de Poços de Caldas chegam à superfície a 45º C. São águas sulfurosas, fuginosas e radioativas, distribuídas nas nove fontes pela cidade. As fontes são ideais para aliviar a tensão e desintoxicar o organismo, como a famosa Fonte dos Macacos, com águas alcalino-sulfurosas hipertermais. Aproveite para momentos de mais relax, visitando o Recanto Japonês, com miniaturas de plantas originais do Japão e lagos com carpas.

.

Foz do Iguaçu (PR)

Não bastassem as águas das cataratas, o Aquífero Guarani também passa no subsolo de Foz. E o resultado são águas quentes extraídas do subsolo a quase mil metros de profundidade, e que chegam às piscinas dos hotéis e também na primeira praia termal do sul do Brasil a 36ºC. (*praia localizada dentro do Hotel Mabu Thermas Grand Resort (+)).

.

Seja por diversão, para combater o stress ou para sentir os benefícios terapêuticos das águas termais, conte as opções de hospedagem da rede de hotéis parceiros RDC em todas as regiões do Brasil.

Confira alguns hotéis da rede RDC:

Olímpia (SP) Royal thermas resort & Spa
Caldas novas (GO) Privé Boulevard Suite Hotel* e o Thermas Di Roma Hotel Clube
Araxá (MG) Tauá Grande Hotel e termas de Araxá*
Mossoró (RN) Thermas hotel & Resort
Foz do Iguaçu (PR)  Mabu Thermas Grand Resort (+)
Gravatal (SC) Hotel Internacional Gravatal*
Santo Antonio da Imperatriz (SC) Plaza Caldas Da Imperatriz Resort & SPA (+)

Entre em contato com a nossa Central de Reservas. Boa Viagem !

Jose Roberto

AO INVES DE COLOCAR FOTO DO PARQUE DAS FONTES DO RIO QUENTE RESORT VOCES DO GRUPO RDC PODERIAM REALIZAR UM CONVENIO COM O RIO QUENTE RESORTS PARA SEUS CLIENTES.

6 de dezembro de 2017 | Responder
    Redação RDC

    Olá, José! Obrigada pela sua mensagem e sugestão de hotel. Pode ficar tranquilo que já encaminhamos a sua mensagem para a nossa equipe de hotelaria. Qualquer dúvida, conte com a gente. Obrigado. :)

    8 de dezembro de 2017 | Responder

Deixe um comentário