Carregando...
''
grande01-destaquetop10-cachoeiras

TOP 10: Cachoeiras para banhar-se pelo Brasil

Tomar banho de cachoeira é uma das sensações mais revigorantes que a natureza pode nos oferecer, e com tantas cachoeiras espalhadas pelo Brasil fica fácil renovar as energias. Difícil mesmo foi selecionar apenas 10.

Salto do Rio Preto (GO)

03-post-salto-do-rio-preto

Localizada no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás. São 6 km de caminhada para se refrescar em 80 metros de queda e um poço para nadar. O Salto mais alto, de 120 metros, não tem acesso, mas tem um mirante para contemplação.

Boca da Onça (MS)

06-post-boca-da-onca

Na região de Bonito, mais especificamente em Bodoquena, com 157 metros, é a cachoeira mais alta do Mato Grosso do Sul. Para se chegar lá são necessários 4 km de caminhada.

Salto do Yucumã (RS)


02-post-salto-do-yacuma

Em Derrubadas, localizada no Parque Estadual do Turvo, na divisa com a Argentina, é uma das maiores cachoeiras longitudinais do mundo. São 1.800 metros de extensão e 12 metros de altura. O banho, porém, pode ser feito à direita das quedas, em um braço do Rio Uruguai. Da portaria até o estacionamento são 15 km e depois mais 15 minutos de caminhada para chegar nas quedas.

Cachoeira do Tabuleiro (MG)

04-post-cachoeira-do-tabuleiro

Localizada no distrito Tabuleiro, no município de Conceição do Mato Dentro é a terceira maior cachoeira de Minas Gerais, com 273 metros de queda e poço para banho. São necessários 3,5 km de caminhada com trilha de dificuldade média.

Cachoeira Casca d´Anta (MG)

Na Serra da Canastra, a maior queda do Rio São Francisco, com 186 metros. A portaria está localizada no município de São Roque de Minas e a trilha é de fácil acesso.

Salto São Francisco (PR)

01-post-salto-sao-franscisco

Localizada em Prudentópolis, é uma das maiores quedas da região Sul, com 196 metros. A trilha é de nível médio, com cerca de 3 km. É possível nadar no poço, no entanto, não é aconselhável porque a correnteza é muito forte.

Cachoeira dos Pretos (SP)

Em Joanópolis, é uma das maiores do Estado de São Paulo, são 154 metros com trilha de fácil acesso, apenas 1 km de caminhada. O local possui boa infraestrutura para contemplar e banhar-se.

Cachoeira do Buracão (BA)

05-post-cachoeira_do_buracao

Na Chapada Diamantina, o acesso mais fácil é pela cidade de Ibicoara. O local é cercado por cânions e para se chegar à cachoeira é preciso fazer uma caminhada de 1 hora, depois é só apreciar os 85 metros de queda.

Cachoeira Santo Isidro (SP/RJ)

Localizada no Parque Nacional da Serra da Bocaina, na cidade de São José do Barreiro, na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. Com uma queda de 50 metros, a cachoeira tem acesso fácil, é a que fica mais próxima da portaria do parque, a apenas 1,5 km de distância.

Cachoeira Roncadeira (TO)

Em Taquaruçu, distante 35 km de Palmas, a Rocandeira tem 70 metros de queda e fica a 1,5 km do mirante da Serra do Lajeado. Também é possível descer a cachoeira de rapel.

Imagem capa: Via Shutterstock

**Texto Publicado na Revista Férias&Lazer – Edição 53

Deixe um comentário