Carregando...

Caldas Novas (GO) A praia do Centro-Oeste brasileiro

Caldas Novas é a praia do Centro-Oeste brasileiro. Seu maior atrativo são as águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 33° a 60°. Mas as opções não param aí: Caldas Novas encontra-se às margens do lago da represa de Corumbá, atraindo praticantes de esportes náuticos; e ao lado da Serra de Caldas, promovendo o ecoturismo com passeios a lindas cachoeiras. A cidade ainda tem um clima agradável em qualquer época do ano.

Caldas-novas-3

As águas

Caldas Novas é a maior estância hidrotermal do planeta. Além de diversão, as águas também proporcionam saúde com suas propriedades terapêuticas. Seus hotéis, clubes e parques aquáticos possuem diversas piscinas aquecidas naturalmente. O aquecimento natural das águas acontece devido a infiltração da água da chuva no solo, em direção ao interior da terra. Quando quente, a água adquire pressão e retorna à superfície da terra misturando-se com as águas mais frias do lençol freático e surgindo pelas fontes termais a uma temperatura média de 37,5 ºC.

Gastronomia

A cidade também atrai visitantes do mundo todo por causa de sua típica gastronomia. O Estado, ao longo dos anos, foi ponto de parada de imigrantes, o que influenciou a culinária local. Não é difícil encontrarmos pães à base de baru e jatobá, por exemplo. Entre as receitas que mais se destacam estão o arroz com pequi, carne de lata e o empadão goiano, além dos picolés de frutas nativas do cerrado.

Parques para visitar

Parque das Fontes – O Parque possui uma altitude de 630 metros, onde é possível sentir a força das águas quentes, com a temperatura da água podendo chegar a 37º. Ali estão as 18 vertentes que abastecem o complexo do Rio Quente Resorts. O numeroso conjunto de piscinas naturais conserva seu aspecto natural, com fundo de areia e rochas, cercado por generosa vegetação. Possui bares molhados, sendo possível realizar pedidos sem precisar sair das piscinas. Duchas termais, saunas, quadras de tênis e campo de futebol de areia complementam a estrutura do Parque das Fontes. (Final da GO-507, município de Rio Quente, tel. (64) 3512-8010. Aberto todos os dias, 24h. Compra de ingressos na bilheteria do Hot Park. Acesso grátis, para hóspedes do Rio Quente Resorts.)

Hot-Park-3

Parque da Lagoa Quente – Localizado a 8 km do centro, o parque é um dos locais mais bonitos da cidade. É o local onde as primeiras fontes de água quente da região foram encontradas em 1722 pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva Filho. Tem bosques, piscinas para adultos e crianças, toboáguas, sauna, quadras esportivas, parquinho infantil, lanchonetes e restaurantes. O clube conserva em seu terreno a Lagoa de Pirapitinga, um dos primeiros locais a serem encontrados pelos bandeirantes. No Poço do Cozinha Ovos é possível ver águas brotando do solo a até 57ºC. (Estrada para Pires do Rio, km 5, Lagoa Quente, tel. (64) 3453-1250. De seg. e qui. a dom., das 8h às 18h (jan., jul. e dez. até 19h). Atração paga. www.lagoaquente.com.br)

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan) – Localizado entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente, e ocupando 7,7% do município, esse parque foi criado em 1970 para proteger as nascentes das águas hidrotermais, que abastecem os hotéis da região e o ecossistema formado por florestas, savanas e campos. A região é o segundo maior bioma do país, com dois milhões de metros quadrados, correspondendo a 23% do território brasileiro. Diversas trilhas atravessam o parque, em meio a cachoeiras e muita fauna e flora do cerrado. Entre elas estão a Trilha da Cascatinha, que passa por 950m de mata e cerrado terminando em uma queda d’água com piscina natural e em um mirante com vista para a cidade; e a Trilha do Paredão, com 1.500m de extensão finalizando em uma cascata protegida por um paredão de pedra. A melhor época para visitar é entre novembro e março, quando as nascentes têm mais água. (Acesso ao final da Av. Bento de Godoy, a 6km do centro de Caldas Novas, tel. (64) 3455-5805. Aberto de terça a domingo e também feriados. Atração paga. www3.agenciaambiental.go.gov.br/site/pescan/index.php)

Parque-Estadual

Hot Park e Praia do Cerrado – Ocupando 22.000 m², o Hot Park é o maior complexo de lazer da região. Tem atrações para todas as idades. Áreas exclusivas para crianças, piscinas de águas termais, rios com correnteza (Lazy River), até opções mais radicais como o Half Pipe, um escorregador de 13 metros em forma de “U”, os toboáguas Acqua River e Acqua Race, tirolesa, escalada, rafting e arvorismo. A grande sensação do parque é a Praia do Cerrado, com águas naturais, ondas mecanizadas de até 1,20 m de altura e 3.000m³ de areia fina e branquinha formando 210 m de faixa de areia, a praia é a maior praia artificial do mundo, um oásis para quem quer relaxar e se bronzear. Quem quer ir mais fundo pode mergulhar no Lago Quente em meio a peixes como tambaqui, pacu e o grande pirarucu, que chega a medir 1,80 m.  (Final da GO-507, município de Rio Quente, tel. (64) 3512-8010. Aberto todos os dias (exceto às quintas-feiras), das 9h30 às 17h. Atração paga (grátis para hóspedes do Rio Quente Resorts). www.rioquenteresorts.com.br)

di Roma Acqua Park – O complexo oferece piscina termal com ondas, toboáguas, saunas, duchas e piscinas cobertas com águas beirando os 37ºC. O parque possui estrutura para receber visitantes de todas as idades e oferecer conforto e diversão. (Rua São Cristóvão, 805, Caldas Novas, tel. (64) 3453-1586. De qua. a dom., das 8h às 20h. Atração paga (grátis para hóspedes dos hotéis do Grupo di Roma). www.diroma.com.br)

Acquapark

Náutico Praia Clube – Às margens do Lago Corumbá, o clube é uma boa pedida para se refrescar em águas mais frescas, uma vez que no local não existe vazão de fontes termais e as piscinas do clube são de águas com temperatura ambiente. O clube oferece passeios de escuna, quadras de esporte na areia, piscina com cascata e bar molhado, parque de aventuras, piscina infantil tematizada, parque aquático com ondas e esportes radicais, como escalada, tirolesa entre outras atrações. A estrutura ainda conta com lanchonetes, restaurante e sorveteria. (Rua Caminho da Praia, Fazenda Água Quente, Caldas Novas, tel. (64) 3455-9100. De ter. a dom., das 9h às 17h (jan., jul. e dez. até às 18h). Atração paga. www.nauticopraiaclube.com.br)

Water Park – Imagine uma piscina gigante de ondas, toboáguas irados com descidas de tirar o fôlego e muita gente bonita? O Water Park tem 12 mil m² de pura inovação e diversão e é ideal para a família. Os pequenos tem seu espaço garantido na área infantil com balde maluco e muito mais. Os adultos podem curtir, além das atrações radicais, a piscina com correnteza, cascatas e bar molhado. O Water Park possui ainda um superpalco para shows, onde se apresentam inúmeras celebridades. (Rua do Balneário – Qd. 10 – Lt. 19 – Bairro Turista. Caldas Novas – Goiás. Atração paga. www.grupoprive.tur.br/grupo-prive/entretenimento/water-park/).

Dica: Os parques não fornecem toalhas e não é permitido entrar com alimentos ou bebidas. Saindo dos parques aquáticos, a cidade oferece alguns outros pontos turísticos que merecem ser conhecidos.

Monumento as Águas  – O monumento está localizado na entrada da cidade, próximo ao jardim japonês. O monumento as águas foi construído para proporcionar paz e tranquilidade. O barulho das águas lembram cachoeiras e sua estrutura torna-se um agradável passeio entre pedras e cascatas de águas. Bom local para tirar fotos, a visita não leva mais de 10 minutos. Além das belas cascatas e jardins, há uma escultura que deixa a pensar o seu significado. (Rua São Cristóvão, 1110)

Jardim Japonês – O jardim encanta com sua natureza e simbologia oriental, trata-se de uma filosofia de vida. (Estrada  para Goiânia  nº: s/n. Das 8h às 11h e das 13h às 17h, todos os dias)

Jd Japonês

Casarão dos Gonzaga – O Casarão dos Gonzaga é uma das construções mais antigas da cidade. Construído no começo do século XIX (1920) e totalmente restaurado, o casarão fez parte da história de Caldas Novas. Hoje abriga um acervo de peças antigas sendo o centro de apoio ao artesanato Goiano. (Rua  Cel. Gonzaga  nº: s/n. Aberta ao público das 9h às 21h, de segunda a domingo)

Igreja Matriz – A Paróquia Nossa Senhora das Dores, também é considerada uma das construções mais antigas de da cidade, foi erguida em 1850. A Igreja Matriz, como é conhecida, mantem as características de sua época, grandes colunas de madeiras lavradas a machado. Dia 15 de Setembro, e o dia da padroeira.

Balneário Municipal – Antigo centro turístico de Caldas Novas, construído em 1910, o Balneário Municipal era a princípio uma casa de banhos particular, abastecida por três entradas de água com diferentes temperaturas, o que permitia regular a temperatura dos banhos. Em 1935 a casa de banhos original foi demolida para a construção de um balneário que, administrado pela prefeitura a partir de 1940, foi novamente reformado e ampliado. (Rua do Balneário  nº: s/n. Das 8h às 18h, de segunda a domingo)

Roteiros sobre rodas

Caldas Novas está localizada no estado de Goiás, distante 300km de Brasília e 165km de Goiânia, o que possibilita planejar um roteiro para conhecer esses três logradouros do Centro Oeste brasileiro.

DICA RDC: Quer ir para Caldas novas? Consulte opções de hospedagem em Caldas Novas em nosso site e faça a sua reserva pela área restrita ao Associado no site ou com a Central de Reservas: (11) 2172-0250 / 4096-0250. Aproveite e confira as opções de aluguel de carro com a RDC Viagens, agência de viagens do Associado RDC Férias. Se já esteve por lá, conte para nós nos comentários o que achou! Sua dica pode ser útil para futuros viajantes.

Fonte:
Portal Turismo Brasil

Imagem capa:
Jet Dicas

Deixe um comentário