Carregando...
''

Caldas Novas (GO) para crianças

Com opções de entretenimento para visitantes de todas as idades, Caldas Novas vem sendo muito procurada por famílias com criança. Aqui está uma lista de dicas para você curtir a maior estância hidrotermal com os seus pequenos e colecionar bons momentos 😉

Para começar, é muito provável que você ouça a pergunta “Por que essa água é quente?”. A resposta é uma oportunidade para interagir com os pequenos e contar sobre os fenômenos da natureza. As águas das termas são naturalmente quentes. Por muito tempo acreditou-se que era fruto de um vulcão extinto mas, após estudos, concluiu-se que o aquecimento é feito pelo calor da Terra, em um fenômeno natural chamado geotermia. A água da chuva penetra pelas rachaduras das rochas e se infiltram no solo, em direção ao interior da Terra. Quanto mais fundo mais quente fica a água. Quando quente, a água acaba adquirindo pressão, ela sai do interior da Terra e se mistura com a água fria do lençol freático. Quando ela aparece nas fontes termais está a uma temperatura média de 37,5ºC.

As primeiras piscinas naturais de água quente foram encontradas pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva Filho, em 1722. A descoberta aconteceu onde hoje localiza-se o Parque da Laga Quente, um dos locais mais bonitos da cidade. No parque, a família encontra bosques, piscinas para adultos e crianças, toboáguas, sauna, quadras esportivas, parquinho infantil, lanchonetes e restaurantes. (Para chegar: Estrada para Pires do Rio, km 5, Lagoa Quente, tel. (64) 3453-1250. De seg. e qui. a dom., das 8h às 18h (jan., jul. e dez. até 19h). Atração paga. Site: www.lagoaquente.com.br).

 

No Parque das Fontes estão localizadas as 18 vertentes que abastecem o complexo do Rio Quente Resorts. Um detalhe legal é que as piscinas conservam um aspecto natural, com fundo de areia e rochas, cercado por generosa vegetação. As crianças vão se divertir com o parque e com a pequena aula de história. (Para chegar: Final da GO-507, município de Rio Quente, tel. (64) 3512-8010. Aberto todos os dias, 24h. Compra de ingressos na bilheteria do Hot Park. Acesso grátis, para hóspedes do Rio Quente Resorts).

O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan) também guarda boas histórias. Foi criado em 1970 para proteger as nascentes das águas hidrotermais, que abastecem os hotéis da região e o ecossistema formado por florestas, savanas e campos. A região é o segundo maior bioma do país, com dois milhões de metros quadrados. Lá a experiência é em contato direto com a natureza, atravessando trilhas e nadando em cachoeiras. É bom avaliar a idade das crianças para incluir essa parada no roteiro da família 😉 (Para chegar: acesso ao final da Av. Bento de Godoy, a 6km do centro de Caldas Novas, tel. (64) 3455-5805. Aberto de terça a domingo e também feriados.
Atração paga. www3.agenciaambiental.go.gov.br/site/pescan/index.php).

E que tal conhecer a maior praia artificial do mundo? Ela está localizada bem pretinho de Caldas Novas, no município de Rio Quente. Localizada dentro do Hot Park, Praia do Cerrado tem águas naturais, ondas mecanizadas de até 1,20 m de altura e 3.000m³ de areia fina e branquinha formando 210 m de faixa de areia com quiosques. O parque tem áreas exclusivas para crianças, piscinas de águas termais, rios com correnteza (Lazy River), até opções mais radicais como o Half Pipe, um escorregador de 13 metros em forma de “U”, os toboáguas Acqua River e Acqua Race, tirolesa, escalada, rafting,  arvorismo e mergulho no Lago Quente para nadar com peixes como tambaqui, pacu e o grande pirarucu, que chega a medir 1,80 m.  (Para chegar: Final da GO-507, município de Rio Quente, tel. (64) 3512-8010. Aberto todos os dias (exceto às quintas-feiras), das 9h30 às 17h. Atração paga (grátis para hóspedes do Rio Quente Resorts). Site: www.rioquenteresorts.com.br).

Na cidade, as crianças podem aproveitar para andar de trenzinho e, se os papais deixarem, correr entre os jatos de água que saem do chão do chafariz em frente à Igreja Matriz.

As atrações não acabam por aí, a cidade está repleta de parques aquáticos, restaurantes com gastronomia regional, docinhos típicos, sorveterias com picolés de frutos da terra entre outros.

Deu vontade de curtir Caldas Novas com os pequenos? Consulte no nosso site opções de hospedagem em Caldas Novas e faça a sua reserva pela área restrita ao associado no site ou com a Central de Reservas: (11) 2172-0250 / 4096-0250.

DICA RDC: Muitos hotéis da região oferecem alimentação completa. Confira as opções de pensão em sua reserva. Lembre-se também de conferir o número de hospedes acomodados por apartamento e se hotel desejado oferece cama extra  😉

Se você já esteve por lá, conte para nós nos comentários o que achou! Sua dica pode ser útil para futuros viajantes.

Imagem: Shutterstock

Deixe um comentário