Carregando...
''

Campos do Jordão, espetáculo de cores o ano todo

Emoldurada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, vegetação da Mata Atlântica, entre bosques de araucárias e corredores de plátanos margeando as avenidas da cidade, Campos do Jordão é um dos destinos de inverno mais famosos do Brasil. Mas cada estação do ano reserva uma beleza especial à cidade. Há cenários de outono, assim como paisagens que somente podem ser apreciadas na primavera, por exemplo, quando a “Suíça brasileira” se torna especialmente bela. Até mesmo as atrações tradicionais da cidade parecem diferentes e podem ser curtidas intensamente sob a luz da estação, o calor ameno e as cores da primavera.

04-Post-campos-do-jordao2

Dica: Muitos dos passeios em Campos do Jordão dependem de carro, então aproveite as vantagens do Plano de Férias RDC para alugar um. Conte com a agência preferencial do associado, RDC VIAGENS, para contratar esse e outros serviços de turismo.

Localizada no interior de São Paulo, a 170 quilômetros da capital, Campos do Jordão fica a 1628 metros de altitude e é considerado o município brasileiro mais alto do país. A apenas 3 horas de São Paulo, comece curtindo a viagem na estrada, a caminho de Campos do Jordão. Logo depois de sair da Ayrton Senna, próximo a Quiririm, há uma praça de alimentação chamada Mercato. Nela estão instaladas pequenas cantinas mantidas por famílias italianas que oferecem massas caseiras, como os raviólis feitos a mão, e antepastos italianos como sardelas, berinjelas e queijos típicos.

05-Post-campos-do-jordao

Chegando em Campos do Jordão, mãos à máquina fotográfica, porque na primavera a cidade é perfeita para fotos. Prepare-se para captar novas cores da cidade nas ruas, nos bosques, nos jardins. Vamos começar pelos símbolos da cidade, as araucárias e os plátanos. Plátanos são aquelas árvores com folhas de três pontas, parecidas (só parecidas) com aquela da bandeira do Canadá. Essas famosas folhinhas de plátano mudam de cor durante as estações do ano. Se no outono e no inverno, antes de caírem e forrarem as ruas da cidade, mesclam dezenas de matizes do amarelo ao marrom e ao vermelho. Na primavera é o verde vibrante que se instala nessas belas folhinhas pontiagudas que brilham à luz do sol. Tudo fica ainda mais bonito nas principais ruas e alamedas de Campos de Jordão, onde as árvores de plátanos estão plantados lado a lado ou misturadas às araucárias, como na Vila Capivari .

10-Post-vila-capivari

Aproveite o centrinho de Capivari para se abastecer, sem culpa, de chocolates e outras delícias artesanais serranas, porque oportunidades não vão faltar para gastar as calorias. Caminhadas, pedaladas, tirolesas e muito sobe e desce aguardam você e sua família.

Aproveite a primavera para conhecer toda a beleza do Amantikir, “O Jardim que fala”, quando as flores desabrocham e a beleza dos 22 jardins, inspirados em jardins internacionais, pode ser plenamente contemplada. Localizado numa área de 35 mil metros quadrados, o Amantikir integra todo o cenário da Serra Mantiqueira nos jardins que somam mais de 800 espécies de plantas e decoram, por exemplo, reproduções do Butchart Gardens, na Ilha Victoria (Canadá), o Parque Keukenhof, em Lisse (Holanda), a Ilha de Mainau, no Lago Constança (Alemanha), dentre outros. Confira e fotografe jardins de várias partes do mundo, como Espanha, França, Suíça, Inglaterra, Escócia, México, Canadá. O paisagista Walter Vasconcelos, mentor do projeto que ainda está na 1ª. fase, assina as reproduções.

01-Post-amantikir-jardim-que-fala

Dica: Rodovia Campos do Jordão/ Eugênio Lefreve, 215. Aberto à visitação todos os dias das 08h às 17h.

Caminhe no “Borboletário Flores que Voam” em meio a 35 espécies de borboletas. Entre em contato direto com a beleza suave desse inseto e a sua importância dentro do ciclo de vida da fauna e da flora da Serra da Mantiqueira. Integre-se ao seu ambiente. Conheça todo o ciclo de vida da borboleta, do ovo à transformação final. Sinta-se parte do processo da natureza. Registre também esse momento que pode ser único, você entre plantas e borboletas.

02-Post-borboletario-flores-que-voam

Av. Pedro Paulo, 7997 – Casa 1 Caminho do Horto Florestal. Aberto todos os dias , das 10h às 15horas.

Explore o Parque Estadual de Campos do Jordão, mais conhecido como Horto Florestal. São 8300 hectares de flora e fauna preservadas da Serra da Mantiqueira. Embarque no Trenzinho da Floresta ou aproveite as trilhas para pedalar ou caminhar entre a mata. São nove opções de trilhas de diferentes níveis de dificuldade e de tempo de percurso, como a suave Trilha da Cachoeira do Galharada que, além de caminhar entre a beleza da mata, presenteia o viajante com um delicioso banho nas águas cristalinas da cachoeira. Aproveite a infraestrutura do Horto com restaurantes e cantinas ou, para fazer um programa diferente, a área de piquenique. O Horto Florestal está a apenas 13 quilômetros do centro do Capivari.

09-Post-trenzinho-da-floresta

Com a temperatura agradável da primavera variando entre 14 e 25 graus, tire 40 minutos para pedalar sem se preocupar com os carros. Suba numa bike e siga pela ciclovia que acompanha o trilho do bondinho, que vai do Capivari ao Jaguaribe.

Ainda ao ar livre, um programa cultural: o Museu Felícia Leirner, criado em 1979 com obras doadas pela artista em materiais como o barro, o cobre e o cimento branco. As peças ficam expostas ao ar livre num espaço de 350 mil metros quadrados, junto à vegetação. No espaço também se encontra o Auditório Cláudio Santoro, exemplo de arquitetura moderna integrada à natureza, onde acontece o Festival de Inverno de Campos do Jordão. Aproveite para conferir a programação do auditório e, quem sabe, tenha o privilégio de assistir um espetáculo de música erudita. A acústica é perfeita.

08-Post-museu-felicia-leiner

Não esqueça mesmo a máquina fotográfica porque chegou a hora de ver tudo isso de cima, do alto do Morro do Elefante, excelente mirante para uma das mais belas paisagens de Campos do Jordão. Dê tempo para descansar e ajeitar a câmera a 1800 metros de altitude, num jardim suspenso.

07-Post-morro-do-elefante

Dica: Pegue o Teleférico do Parque da Estrada de Ferro, que sai do pé do Morro do Elefante, ainda em Vila Capivari. A atração está aberta aos finais de semana e feriados das 9h às 17 horas.

Prepare-se para aventuras de primavera no Bosque do Silêncio, a apenas dois quilômetros do centro de Capivari. O local oferece um dos circuitos mais completos de arvorismo da região, com possibilidade para realizar enduro a pé. Há trilhas de meia até três horas e também especiais para crianças, a Arbo-kids, para crianças de 3 a 9 anos. Aproveite para virar criança em meio à natureza: carrinho de rolimã, patinete, tirolesa, rapel, travessia em redes e passagem por pontes. E ainda aquele desafio inocente: mini provas de aventuras com bússolas e mapas. O parque também conta com trilhas gratuitas.

03-Post-bosque-do-silencio

Dica: A empresa Altus Turismo Ecológico administra o espaço e as atividades acontecem nos finais de semana, feriados e férias, com saída às 9 h, 10:30 h, 12 h, 13:30, 15 h e 16:30 horas, com no máximo 25 pessoas por horário.

Não perca o trem da história. Explore a Serra da Mantiqueira paulista a bordo da automotrizes da Estrada de Ferro Campos do Jordão para conhecer a história da cidade. Escolha o roteiro Campos do Jordão – Santo Antônio. Desça a serra, passe por vilas e pontos que explicam a importância da ferrovia para o progresso da região. Não deixe de perceber, e de fotografar, as variações da vegetação da Serra ao longo dos 19 quilômetros da viagem.

 06-Post-estrada-de-ferro

Dica: O passeio acontece de segunda a sexta das 9:00 às 17:00 horas, com reserva antecipada.

Uma atração à parte é a culinária montanhesa de Campos do Jordão, não só no inverno, em todas as estações do ano. Na primavera, por exemplo, restaurantes locais aproveitam para criar pratos especiais para um roteiro gastronômico com harmonizações exclusivas, combinando cervejas artesanais, frutas cultivadas na região, especialmente as vermelhas, e peixes, como a truta e outras delícias.

Se o seu próximo roteiro de viagem inclui uma paisagem de serra com glamour europeu, não espere o inverno para vivenciar esse clima. Considere Campos do Jordão e as opções de hospedagem de parceiros RDC na região. Consulte a nossa Central de Reservas.

Deixe um comentário