Carregando...
''
01-DestaqueCicloturismo

Cicloturismo – Aproveite esse estilo saudável de viajar

Quer mudar a perspectiva de uma viagem que você costuma fazer há muito tempo? Deseja descobrir novos caminhos, novos ângulos, novas pessoas? Ou simplesmente vivenciar uma forma mais saudável de viajar, de fazer passeios pelo caminho, sentindo a Natureza do lugar? Então você precisa saber como aproveitar todas as delícias desse estilo de viagem. Vamos lá:

Cicloturismo como estilo de viagem

05-Post-cicloturismo

Em verdade, o cicloturismo é um tipo diferente de viagem, pode significar ou não uma forma econômica de viajar, depende do seu estilo de viajante, especialmente com relação à forma como deseja curtir o caminho e o destino. Importante é definir o tipo de viagem que deseja fazer e preparar o roteiro é  fundamental.  E divertido. Tudo depende de quantos dias tem para a viagem, além de reunir o  máximo de informações sobre o caminho a percorrer: mapas, condição das estradas, rotas de GPS, informações de quem já fez o caminho, etc.

Com que bike eu vou?

02-Post-cicovia-tim-maia

Para praticar o cicloturismo não é preciso usar a bike o tempo todo da sua viagem. Pode combinar com outros meios de transportes: avião, barco, automóvel, por exemplo. Você pode levar a sua própria bike, como também contar com as bicicletas disponibilizadas pelas operadoras especializadas nesse tipo de viagem, com roteiros e equipes de apoio. Há também passeios que podem ser feitos, aproveitando a infraestrutura do local. Um bike tour pela cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, é um jeito fantástico de conhecer a cidade, pedalando à beira mar na Ciclovia Tim Maia, recém inaugurada.

Preparando a bike

04-Post-cicloturismo

Especialistas afirmam que é muito difícil encontrar no Brasil uma bike especial para cicloturismo e recomendam adaptar uma mountain bike, elevando o guidão e colocando um banco (selim) mais confortável, em couro, mais largo e acolchoado. Informam também que é indispensável a instalação de bagageiro, com extensão para acomodar os alforjes.

Comece devagar

01-Post-bike-tour-sp

Faça o “esquenta” para a sua viagem em passeios curtos pela cidade. Aproveite as ciclofaixas, as ciclovias, os caminhos sinalizados, caso a sua cidade já disponha desses recursos. Participe de passeios diurnos e noturnos. Confira alguns passeios curtos por São Paulo, roteiros de um dia e outros roteiros pelo Brasil.

Familiarize-se com as regras de trânsito

Não deixe de ler o Código Brasileiro de Trânsito e conhecer as regras de sob a perspectiva do ciclista. Portanto, segurança acima de tudo. Não deixe de usar capacete, óculos de proteção e luvas, importantes para o caso de quedas.  Confira os itens obrigatórios da bike: Campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.

Evolua, viaje pedalando com uma agência.

06-Post-cicloturismo

Vá ganhando confiança. Uma boa forma de dar os primeiros passos em cicloturismo é viajar contando com a infraestrutura e o apoio de pessoal especializado. As operadoras organizam roteiros de todos os níveis de dificuldade, possuem guias de turismo e equipe de manutenção, além de carros de apoio. As dicas em relação à segurança, imprevistos com o equipamento, as acomodações, a alimentação, vestuário, etc. serão preciosas.  Podem ser viagens curtas, o importante é saber aproveitar e se divertir. E relaxar é um grande passo.

Enturme-se e saiba mais

Dentro do mundo do cicloturismo prevalece o bom senso e a simplicidade. Clubes e associações de cicloturismo e de ciclistas de forma geral se multiplicam, criam roteiros, compartilham experiências e também colaboram com prefeituras locais, secretarias de turismo e agências de viagens. Até hotéis já estão se estruturando para que o viajante curta intensamente a experiência de explorar o destino pedalando uma bike. Confira alguns como o Clube de Cicloturismo,  o Circuito de Cicloturismo e a operadora  Caminhos do Sertão.

03-Post-clube-cicloturismo

.

Se no roteiro da sua próxima experiência de viagem existe uma bike, então aproveite e confira as nossas opções de hospedagem com hotéis parceiros na região escolhida. No Rio Grande Sul, por exemplo, o Laghetto Pedras Altas Hotel e Laghetto Vivace Premio mantêm bicicletas disponíveis para o hóspede conhecer Gramado de bike.  Consulte a nossa Central de Reservas.

Deixe um comentário