Carregando...
''

Como montar um roteiro de viagem perfeito?

Viajar é preciso, assim como fazer um planejamento para que essa ação ocorra. Desta forma, ensinamos em 6 passos como montar o seu roteiro de viagens e poder sair por aí sem medo de ser feliz!

Antes de mais nada, entenda a importância de um roteiro de viagem

O roteiro de viagens é um itinerário minucioso em que estão elencados todos os pontos fundamentais e detalhados para a sua viagem, para que, assim, não haja contratempos e armadilhas que possam frustrar a sua experiência.

É importante entender que sair de casa e conhecer um lugar é compreender a forma como enxergamos a vida como ela é – e que viajar demanda dedicação na hora de por no papel o seu plano. Quanto mais detalhado, mais benefícios terá no antes, durante e pós-viagem. Vamos começar?

1° passo – Defina qual seu perfil de viagem

01-INTERNA-MontarRoteiro

Saber o que gosta de fazer e o que procura em uma viagem é um passo muito importante para colocar em prática a elaboração do seu roteiro de viagens.

Se seu perfil é mais romântico ou aventureiro, se prefere frio a calor, serra ou praia ou sossego a agito são informações importantes que darão um direcionamento ao seu plano. A partir daqui, você começa a filtrar as opções.

2° passo – Decida onde e quando ir

02-INTERNA-MontarRoteiro

Depois que filtrou as suas preferências, é hora de procurar um lugar para chamar de seu. O que vai nortear a sua procura é justamente o que lhe agrada. De nada adianta querer viajar para algum balneário badalado se não suporta praia, calor e agito.

O intuito da viagem é sentir prazer, por isso faça aquilo que é melhor para você e para o seu acompanhante, quando estiver com mais alguém.

O tempo tem valor determinante para o seu roteiro. É imprescindível saber o período da viagem e o tempo de duração, para que, assim, consiga aproveitar ao máximo tudo o que o lugar tem a oferecer.

3° passo – Determine quanto poderá gastar

Saber qual é o seu orçamento para a sua viagem ajudará a desenvolver seu roteiro de acordo com as suas especificações. Lembre-se sempre de considerar os valores das passagens, bilhetes, hospedagens, alimentação, entradas, gorjetas, compras e tudo mais!

4° passo – Pesquise, pesquise, pesquise

04-INTERNA-MontarRoteiro

Agora chegou a hora de pesquisar tudo que puder sobre o seu destino. Busque informações sobre como chegar, onde ficar, o que fazer, onde comer e encaixe nos valores que poderá gastar.

Vale Google, revistas, jornais, o Blog da RDC Férias, redes sociais ou até contatar pessoas que já tiveram essa experiência. Quanto mais informações, menos riscos de entrar numa furada!

5° passo – Colocar no papel

Com as informações em mãos, chegou a hora de desenvolver o seu roteiro de viagens propriamente dito.

Primeiramente, faça uma triagem dos lugares e atrações que já havia selecionado em sua pesquisa, desta vez se aprofundando e detalhando mais sobre cada um.

6° passo – Escolher os passeios

Com a lista definitiva, você está pronto para elencar os pontos turísticos que realmente quer conhecer e separar daqueles que deixará para uma próxima viagem. Infelizmente, dependendo do tempo que tiver, não poderá ver tudo de uma vez só.

7° passo – Planejar o seu dia a dia

03-INTERNA-MontarRoteiro

Há viagens que vão para um único destino, enquanto outras percorrem vários. Aqui, você irá organizar o seu tempo e o número de atrações que visitará durante o tempo de permanência.

Uma dica importante é não transformar os seus dias em maratonas incansáveis de tantos lugares e atrações que quer ver em pouco tempo. Vale selecionar aqueles pontos que realmente são indispensáveis para você – e, se sobrar tempo para visitar os outros, melhor ainda.

8° passo – Use e abuse de ferramentas

A tecnologia encurtou distâncias, fez chegar a lugares que antes eram inacessíveis e ajuda você a montar o seu roteiro de viagens.

O Google Maps é, para muitos, o melhor planejador online de viagens, em que é possível montar roteiros e salvar mapas off-line. Ainda há outras ferramentas, como o Google Trips, triplt, Kamino, Entrain e Live Despesas.

O mundo é grande e convida você a compartilhar com ele toda essa experiência de estar nele da melhor forma possível: viajando! Com essas dicas, você já pode tirar os seus desejo de viajar dos sonhos e colocar em prática com o roteiro de viagens perfeito. Antes de  cair na estrada, que tal fazer um teste e descobrir que tipo de viajante é você? Acesse o teste!

Boa sorte!

Deixe um comentário