Carregando...
''
00-CAPA-FebreAmarela

Febre Amarela – Confira se seu destino de viagem exige ou recomenda a vacina

Está com uma viagem marcada? Verifique se seu destino tem recomendação ou exigência de vacinação contra a febre amarela. Para alguns destinos internacionais, é necessária a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) e a vacina deve ser tomada pelo menos dez dias antes do embarque e não vale se for dose fracionada.

No site da Anvisa, há uma lista para consultar os países que fazem exigência da vacina. Confira neste link viajante.anvisa.gov.br/viajante. Para destinos nacionais, consulte a lista para saber quais as cidades que apresentam riscos aqui: portalarquivos2.saude.gov.br/images/listavacinacaofa.pdf.

Para requerer o CIVP, é preciso ir até um posto de saúde com documentos, carteira de vacinação e comprovante de que irá viajar para uma área de risco. Segundo o Ministério da Saúde, quem já se vacinou uma vez ao longo da vida, não precisa se vacinar de novo, mas é preciso ter o comprovante para pedir o certificado internacional, então a dica é ir ao posto de saúde para pegar a segunda via da documentação, caso não tenha mais a carteira de vacinação.

Saiba como obter o CIVP: portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/quais-paises-exigem-vacina-de-febre-amarela-/219201?inheritRedirect=false

Lembrando que a vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, pessoas imunossuprimidas e com reação alérgica a ovo. Idosos acima dos 60 anos, gestantes, pessoas portadoras do vírus HIV ou com doenças hematológicas devem consultar um médico antes de se vacinar.

Fonte: portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/42412-carnaval-vacina-contra-febre-amarela-deve-ser-aplicada-10-dias-antes-da-viagem

Deixe um comentário