Blog RDC Férias
Carregando...
''
01-DestaqueLendasCataratasIguacu

Conheça a lenda da formação das Cataratas do Iguaçu

Conhecer as origens do destino que desejamos conhecer, seja na forma de lendas ou de histórias reais, ajuda a compreender a cultura local e dá um tempero a mais às experiências que desejamos vivenciar.

Muitas vezes, encontramos pistas dessas histórias em nomes de ruas, pratos da culinária, peças de teatro, monumentos ou até em manifestações populares como festas e ritos.

Ouvidos e olhar atentos. E é possível a você identificar na região de Foz de Iguaçu a utilização dos nomes Tarobá e Naipi em atrações e espaços como dos mirantes no Parque Nacional do Iguaçu. São os nomes dos protagonistas da Lenda das Cataratas.

04-Post-LendasCataratasIguacu

A lenda conta uma história de amor e vingança. Um triângulo formado por M’Boy, um deus, filho de Tupã, que tinha a forma de serpente; a bela índia Naipi, filha do cacique da tribo dos Caigangues, habitantes das margens do Rio Iguaçu; e Tarobá, guerreiro da tribo dos Caigangues.

Os Caigangues acreditavam que o mundo era governado pelo filho de Tupã, M’Boy.  Igobi, o cacique dessa tribo e pai de Naipi, prometeu a filha ao deus M’Boy, por causa da sua beleza.

Naipi seria entregue a M’Boy numa consagração e após a cerimônia viveria apenas para cultuar o deus. Porém, havia um jovem guerreiro na tribo, chamado Tarobá, que ao ver Naipi, apaixonou-se por ela.

03-Post-LendasCataratasIguacu

No dia da festa de consagração de Naipi, enquanto o cacique e o pajé bebiam cauim (bebida feita de milho fermentado) e os guerreiros dançavam, Tarobá aproveitou e fugiu com a linda Naipi numa canoa pelo Rio Iguaçu. A canoa seguiu rio abaixo, arrastada pela correnteza.

M’Boy ficou furioso quando percebeu a fuga de Naipi e Tarobá. Então, serpente que era, penetrou nas entranhas da terra e, retorcendo o seu corpo, produziu uma enorme fenda, onde se formou uma gigantesca catarata.

Envolvidos pelas águas, a canoa e os fugitivos caíram de grande altura, desaparecendo para sempre.

01-Post-LendasCataratasIguacu

Diz a lenda que Naipi foi transformada em uma das rochas centrais das cataratas, perpetuamente castigada pelas águas revoltas. Enquanto Tarobá foi convertido em uma palmeira situada à beira de um abismo, inclinada sobre a garganta do rio. Debaixo dessa palmeira encontra-se a entrada de uma gruta localizada sob a queda Garganta do Diabo, onde a serpente vingativa vigia eternamente os dois amantes.

02-Post-LendasCataratasIguacu

Pois é, tenho certeza que a partir de agora, ao subir nos mirantes das Cataratas no Parque Nacional do Iguaçu, certamente você procurará  sinais  de Naipi e Tarobá naquele cenário da natureza.

Texto baseado no conteúdo de: (http://www.cataratasdoiguacu.com.br/portal/paginas/226-lenda-das-cataratas.aspx)

Deixe um comentário