Carregando...
''
CAPA-algave

Conheça o Algarve como os pássaros, de cima.

Um roteiro de mirantes, do litoral à serra algarvia, apresenta um Portugal diferente. Extensas praias de areias finas, falésias e águas azuis cristalinas; montes ondulados e vales profundos, singular jardim de flores, terras castanhas cobertas de laranjais e de pomares de alfarroba, figo e amêndoa.

Ao nível do mar, no cume de uma falésia, no alto de uma colina ou na tranquilidade de um bosque, todos são pontos de contemplação da diversidade do Algarve. Apure o olhar para perceber as influências de cinco séculos de ocupação árabe na região: ruas estreitas, telhados de quatro águas, criativas chaminés rendadas, beirais revirados, coloridas platibandas,  paredes caiadas de branco, frescas açoteias – terraços estrategicamente construídos sobre as casas.

01-INTERNA-algarve--geral

Na natureza, foco nas técnicas de cultivo, nas plantações e nas criações de animais. Você saberá apreciar melhor a culinária local que reflete a transição entre o litoral e a serra: de “caracóis” cozidos com ervas aromáticas a galinhas acerejadas e queijos de cabra e de ovelha. Das plantações, doces tradicionais feitos à base de amêndoas, figos e alfarrobas. Fechando tudo, um dedal de aguardente de medronho ou licor de figo.

Comece o roteiro de mirantes pelo “jardim de Algarve”, ao norte da região, na Serra de Monchique, formada por colinas verdes, florestas, pomares aromáticos, águas cristalinas e terapêuticas. Trilhas para caminhadas e pedaladas levam aos famosos sobreiros, castanheiros e pinheiros e até ao ponto mais elevado do Algarve, 902 metros, em Fóia, para uma panorâmica das colinas e vistas da costa sul até Sagres.

03-INTERNA-jardim-algarve

No Barrocal algarvio, a região entre a Serra e o litoral, está Barranco do Velho, um lugarejo rural localizado na Serra do Caldeirão. No cume do monte, está uma igreja rústica, tipicamente algarvia em cujo pátio é possível avistar de forma fantástica montes cobertos de sobreiros e medronheiros. Ótima razão para comprar a típica aguardente de medronho.

Na direção Barlavento-Sotavento (Oeste-Leste) do litoral algarvio é possível descortinar outros cenários. Para uma síntese de toda a Costa Vicentina, vá ao Miradouro da Arrifana, nas ruínas de uma fortaleza de origem árabe, em Aljezur. O perfil escarpado da encosta pode ser visto de forma panorâmica no Mirante do Castelejo, em Vila do Bispo.

02-INTERNA-faro

Para uma visão poderosa da costa sul argávia, visite Lagos. As originalíssimas falésias de cor ocre da Ponta da Piedade podem ser mais bem admiradas do Miradouro da Atalaia.  Em Portimão, no distrito de Faro, capital do Algarve, a Fortaleza de Santa Catarina oferece uma vista impressionante da Praia da Rocha, o estuário do importante Rio Arade, que nasce na Serra do Cadeirão até desaguar no Atlântico.

Do cume do Cerro São Miguel, a 410 metros, próximo de Olhão, é possível avistar uma grande parte do Sotavento Algarvio entre Faro e Tavira e ter a melhor vista dos canais que formam a Ria Formosa, desfile de pequenas baías abraçadas pelas rochas. Uma das mais belas e ricas reservas naturais do Algarve, o Parque Natural de Ria Formosa, de 18 mil hectares, é uma das Sete Maravilhas de Portugal e pode ser explorado caminhando, de bicicleta, passeando de barco ou até de caiaque.

04-INTERNA-praia-da-rocha

No extremo leste algarvio, em Castro Marim, o castelo medieval integrado à Reserva Natural do Sapal oferece uma fantástica vista panorâmica sobre: o Rio Guadiana, raia natural luso-espanhola; de Vila Real de Santo António, terra fronteira entre o Algarve e Andaluzia; e das salinas. Aliás, aproveite Castro Marim para uma experiência relaxante: flutuar  nas águas carregadas de sal, recolhendo argilas no fundo das antigas salinas da Barquinha para banhos minerais de saúde. Não é um Spa. É Natureza pura.

Conte com a flexibilidade do seu Plano de Férias e com os serviços turísticos da RDC Viagens, a agência preferencial do Associado, e aproveite as opções de hospedagens de hotéis parceiros RDC em Portugal, opções de passagens aéreas, aluguel de carro, seguro viagem entre outros.

RDC Viagens
Segunda a sexta-feira das 8h às 19h30
Telefones: (11) 2172-0270 / 4096-0270
E-mail: agencia@rdcviagens.com.br

Deixe um comentário