Carregando...
''
01-destaquecrato

Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, oásis do sertão cearense

Surpreenda-se com a paisagem serrana, com as fontes de águas termais, com os achados geológicos e paleontológicos de mais de 70 milhões de anos e com a temperatura amena, entre 24º.C e 27º.C, em pleno sertão nordestino. Estamos falando da região do Cariri, extremo sul do Ceará, quase na divisa com Pernambuco. Rodeada pela Chapada do Araripe, compreende sete cidades, com destaque para o triângulo formado por Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, chamado de “O Coração do Cariri”.

01-post-praca-padre-cicero

Para conhecer cada uma dessas cidade sob a perspectiva da natureza, tenha em mente a Chapada do Araripe e as diferentes formas de explorá-la, para extrair histórias e ângulos diferentes de cada lugar. Pode ser pela altitude, a Chapada tem de 900 a 1000 metros e a temperatura chega a 15º C por lá. Pode ser pelo solo rico em fósseis de peixes, de dinossauros voadores de 110 milhões de anos e de outras provas de vida encontradas na Floresta Nacional do Araripe-Apodi. Para ir fundo, considere os aquíferos no subsolo da Chapada para justificar as 348 fontes naturais de águas cristalinas.


06-post-chapada-do-araripe

Comece pela segunda maior cidade do Ceará, Juazeiro do Norte, a 533 km de Fortaleza. Pense como a natureza ajudou a transformá-la no mais importante destino religioso do nordeste pelas romarias de Padre Cícero. Dê uma razão diferente para subir a Colina do Horto, não só para ver a estátua de 27 metros de altura do Padre Cícero Romão Batista e saber mais sobre a figura politico-religiosa mais influente da região no final do século 19 e início do século 20, mas também para apreciar a vista panorâmica fantástica da Chapada do Araripe e de todo o Vale do Cariri.

Quando estiver subindo a colina, sinta a energia das rochas de aproximadamente 650 milhões de anos que afloraram do interior da terra, formando o Geossítio Colina do Horto. Localizado a 3 quilômetros da cidade de Juazeiro do Norte, ainda na sua área urbana, compreende, além da estátua do Padre Cícero, o Museu Vivo do Padre Cícero, a Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto e a trilha, de 2.650 metros, de acesso ao Santo Sepulcro.

 02-post-museu-vivo-de-padre-cicero

Foi o Geopark Araripe que transformou o acesso em Trilha do Santo Sepulcro. Ida e volta, são quase 6 quilômetros de caminhada entre a mata, árvores com pedras colocadas em seus galhos pelos romeiros e formações rochosas peculiares como a famosa fenda da Pedra do Pecado, por onde, segundo a lenda, passam somente os bons de coração. Pelo caminho encontram-se frases de Padre Cícero recomendando a preservação da Caatinga, preceitos ecológicos de mais de 100 anos que colocam Padim Ciço, como era popularmente chamado, um dos ambientalistas pioneiros no Nordeste.

04-post-geopark-araripe

Quer conhecer as fontes do Cariri? Elas surgem na chapada a 700 metros de altitude. Localizada na parte de Barbalha que sobe a Floresta Nacional do Araripe, a apenas 9 km de Juazeiro do Norte, na encosta da Chapada do Araripe, encontram-se bicas, piscinas e cinco fontes naturais de águas termais à temperatura de 26º C, na Estância Hidromineral de Caldas. A estância tem como atração o Balneário do Caldas, onde as águas minerais são oferecidas para lazer, em forma de cascatas e piscinas de águas termais, com infraestrutura de quadras poliesportivas, restaurantes e hotéis.

07-post-balneario-do-caldas

Ainda em Barbalha, caminhe, nade, pesque, curta o complexo turístico Arajara Park, um parque aquático ecológico localizado no distrito de Arajara, a 920 metros de altitude, com atrações como piscinas com tobogãs, restaurantes e uma trilha ecológica que leva à Caverna do Farias, uma gruta com cerca de 100 milhões de anos, onde existem registros de vida pré-histórica e de onde jorram cerca de 200 mil litros de água por hora, uma das principais fontes de água mineral da Chapada. No trajeto, é fácil observar o soldadinho-do-araripe, pássaro símbolo da região, que vive apenas nas nascentes da Chapada do Araripe e vem sendo monitorado, pois corre risco de extinção.

08-post-arajara-park

Dica: Nas 20 ruas do centro histórico de Barbalha estão concentrados casarios dos séculos 18 e 19, do período colonial e construções históricas como a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e o antigo Casarão Hotel, de 1859, atual Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha.

A 14 km de Juazeiro do Norte e a 22 km de Barbalha está Crato, a “Capital do Cariri”. A cidade é rica em atrações que resumem a cultura do sertão nordestino, como o artesanato local, com trabalhos em couro, cipó, madeira, tecidos e metal; além de doces e licores de frutas tropicais.  Situada ao pé da Chapada do Araripe, Crato é a porta de entrada para explorar as trilhas da Floresta Nacional do Araripe.

05-post-estatua-padre-cicero

Aproveite que o mountain bike é um dos esportes mais praticados na região para pedalar e também para caminhar nas diferentes trilhas da Floresta Nacional do Araripe. Elas  somam quase 50 km de um lindo percurso plano, com sombra, sinalizado e mapeado. No caminho estão velhos casarões, casas de farinha e antigas moendas de cana, praças e mirantes.

Uma das melhores vistas é alcançada na Trilha do Picoto, de 12 km, no Mirante do Picoto. De lá é possível avistar cinco cidades, inclusive de Juazeiro do Norte com vista da estátua de Padre Cícero. Bom momento para lembrar que toda a região já foi mar. Pra conferir, dê um pulinho até o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, a 60 km, para ver os fósseis de peixes e de animais pré- históricos encontrados no Vale do Cariri.

03-post-museu-de-paleontologia

Dica: Contrate um guia para andar pela floresta. Não deixe de levar bastante água, pois não há água no alto da Chapada. Garanta-se com barras de cereais, frutas, carboidratos em gel, suco e sanduíches. Aplique protetor solar e aproveite.

Quer se surpreender e surpreender a família? Então considere conhecer um oásis como seu próximo objetivo de viagem e o extremo sul do interior do Ceará como destino. No seu planejamento, considere as opções de hospedagem de parceiros RDC em Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte. Entre em contato com a nossa Central de Reservas.

Deixe um comentário