Carregando...
''
capa

De Punta Cana a Puerto Plata, curta os dois mares da República Dominicana

O mar cor de esmeralda do Mar do Caribe e o azul cristalino do Oceano Atlântico banham a costa da República Dominicana e fazem dessa paisagem o motivo principal para o país figurar entre os destinos de praia mais desejados do mundo pelos viajantes.

Parques ecológicos, cenários montanhosos, rios exuberantes, cascatas, litoral recortado em enseadas e baías e orlado por recifes de corais. Paisagens que podem ser exploradas em passeios que vão do simples estirar nas areias de praias rodeadas de coqueiros até praticar esportes náuticos e viver experiências em densas florestas ao encontro de cachoeiras, da fauna e da flora nativas.

puerto-plata

A República Dominicana é o maior país do Caribe, com quase 50 mil quilômetros quadrados, ocupa 2/3 da ilha Hispaniola, a segunda maior ilha do Caribe, que também abriga o Haiti no lado oeste do território. Conta com muita riqueza histórica, como parte do arquipélago das Antilhas, onde Cristóvão Colombo teria aportado em 1492 para descobrir a América, e que serviria de base para a conquista do território continental americano pelos espanhóis.

Dica: Brasileiros não precisam de visto para ingressar na República Dominicana, apenas apresentar passaporte válido e o cartão de turista (US$10) válido por pessoa, para uma entrada e por 30 dias. A “tarjeta turismo” pode ser paga nos aeroportos do país no momento da chegada e também nos terminais terrestres e marítimos, nas embaixadas e consulado dominicano no Brasil e nas operadoras de turismo. Também é possível adquirir online AQUI.

As belezas naturais da República Dominicana se destacam nas paisagens características de dois polos de turismo do país:  Punta Cana, na Costa Leste, onde o Mar do Caribe se encontra com o Atlântico; e Puerto Plata, na Costa Norte, inteiramente beijado pelo Oceano Atlântico.

Dica: Associados RDC contam com hospedagens na República Dominicana em hotéis parceiros da Rede Riu em Punta Cana e em Puerto Plata.

Punta Cana é na verdade uma vila, porém toda a região de praias leva o nome da pequena aldeia. Está localizada cerca de 200 km da capital Santo Domingo e a 420 km de Puerto Plata. Compreende, no sentido Norte, as localidades de Cap Cana (Juanillo) Cabeza de Toro, El Cortecito, Bávaro, El Macao e Uvero Alto. São 100 km de costa, 50 km de praias que avançam até o Atlântico com areias brancas, mar de tons azuis e verdes, coqueiros e ventos que são um convite para a prática de esportes como kitesurfe, windsurfe, passeios de barco e de caiaque.

cap-cana

Para quem gosta de praia calma tem Cabeza de Toro, perfeita para aproveitar com as crianças, com ótima infraestrutura. Bávaro é outra praia calminha, guardada pelos Corais de Bávaro, que represam águas transparentes e rasas para flutuar de snorkel e observar os coloridos peixinhos tropicais. Bávaro é uma das mais famosas praias do país e recomendadas por viajantes de várias partes do mundo.

Dica: Para curtir a noite em Punta Cana, vale aproveitar o desfile de hotéis um ao lado do outro para circular entre eles e aproveitar os cassinos, as apresentações, a vibe das boates e entrar no ritmo do merengue, da bachata, do reggaeton e se identificar com a alegria do Caribe.

Vale sair da zona de hotéis para passeios bem interessantes como conhecer a praia de Juanillo, que fica mais ao sul de Bávaro, a 30 minutos de carro, em Cap Cana, um condomínio, mas é uma praia pública. Confira o azul turquesa das águas do mar e o jeito cool e descolado do lugar.

Seguindo ao norte em direção à Puerto Plata está El Cortecito, no coração da Costa do Coco. A praia recebe esse nome em razão da antiga aldeia de pescadores, com suas casas rústicas, cobertas de folhas, hoje dedicados ao comércio e a produção de artesanato. Um cenário que representa o Caribe típico, de contrastes entre a exuberância da natureza com a simplicidade da vila.

A Praia Arena Gorda é uma das mais belas de Punta Cana. É bandeira azul, que significa que cumpre os requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio etc. Possui mar de águas cristalinas e calmas. Perfeita para passar momentos com a família.

Dica: Os hotéis parceiros RDC da Rede Riu estão localizados na praia de Arena Gorda.

A Praia de Uvero Alto está no extremo norte de Punta Cana, quando as areias começam a ficar douradas. Afastada do centro turístico de Punta, é apreciada pelo jeitão de praia virgem, com mar que oferece ondas próprias para a prática de surfe, graças aos bancos de corais. Por ali tem também escolas de surfe e de mergulho.

uvero-alto

San Felipe de Puerto Plata é o próximo destino, um porto natural, com 125 km de praias de areias douradas banhadas pelo Atlântico. Está localizado a 460 km de Uvero Alto, portanto o caminho até lá é permeado de atrações, como a Península de Samaná, onde Colombo atracou suas naus ao chegar às Américas e ponto de observação de baleias jubarte no período de dezembro a abril, época de reprodução; ou o cartão postal da região, a Baía de Sosúa, com penhascos ao redor e praia rodeada por amendoeiras. Explore a baía em passeios de catamarã para mergulho livre ou para praticar snorkeling. Entre Sosúa e Caberet, reserve um passeio pelo Parque Nacional El Choco ao encontro grutas naturais, lagoas e lagos subterrâneos.

Dica: De junho a setembro é o melhor período para praticar mergulho nessa região, quando as águas estão mais calmas e com melhor visibilidade.

Em Puerto Plata impera a diversidade. Além de praias na Costa Dorada, de águas quentes protegidas por corais; encontra-se opções badaladas como Cofresi, uma das mais exclusivas da região; Cabaret, local de competições internacionais de kitesurf e de windsurfe, e também há praias em baías que são monumentos naturais preservados pelo Governo dominicano, pelo valor cultural e natural, como a Baía de Maimón, de águas azul-turquesa, cercada por colinas.

Dica: O ClubHotel Riu Bachata, hotel parceiro RDC em Puerto Plata, fica na fantástica Baía de Maimón, junto aos 800 metros de praia tropical de areias claras, perfeita para a prática de snorkelling e esportes aquáticos como windsurfe, vela, caiaque e bodyboard.

Em Puerto Plata conte com aventuras na natureza, como escorregar nos tobogãs naturais, descer por cordas e saltar de cascata em cascata como no tour dos 27 poços de águas naturais de Charco de Damajagua, ou se divertir com banhos e seis cascatas e 12 quedas d’água em Ciguapa Falls, além de atrações em parques como Ocean World Adventure Park, localizado na periferia da cidade.

isabel-del-torres

Salpique a viagem com um pouco de história e cultura e passeie pelo Centro Histórico de Puerto Plata, além de se encantar com as construções em estilo vitoriano dos séculos 19 e 20, aproveite a vibração da cidade com muitos restaurantes, bares e lojas. Ou vá mais fundo, há milhões de anos, visitando o Museu do Âmbar para ver de perto a coleção exclusiva dessa resina fossilizada de árvores de 50 milhões de anos, que na República Dominicana é de altíssima transparência. No museu estão expostos pedaços de âmbar que preservam no seu interior fósseis de insetos e de plantas pré-históricas da região.

Visite também as Ruínas de La Isabela, o primeiro assentamento europeu nas Américas, com cerca de 1.500 aristocratas espanhóis, construído por Cristóvão Colombo em Puerto Plata, às margens do rio Bajabonico. Outra ponto de visita é a Fortaleza San Felipe, construída pelos espanhóis no século 16 para proteger a costa norte da ilha de invasões de corsários ingleses, holandeses e franceses.

sosua

Aproveite as opções de hospedagem do Clube de Férias RDC em Punta Cana e Puerto Plata e conheça os dois mares que banham a República Dominicana. Conte com a assessoria da RDC Viagens, agência preferencial dos Associados, para planejar passeios, alugar automóveis e, passagens aéreas, receber todas as informações sobre o destino.

RDC Viagens
Segunda a sexta-feira das 8h às 19h30
Telefones: (11) 2172-0270 / 4096-0270
E-mail: agencia@rdcviagens.com.br

Deixe um comentário