Carregando...
''
01-DestaqueDescubraSerraGaucha

Descubra a Serra Gaúcha – Gramado, Canela, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Garibaldi

Visitar cidades charmosas e encantadoras da Serra Gaúcha de carro não é nenhum bicho de sete cabeças. Para variar do calor das praias, engate a marcha e aproveite de carro a Serra Gaúcha. A partir de Porto Alegre, alugue um carro e desfrute de paisagens e atrações inesquecíveis.

DICA RDC: A melhor época para fazer esse roteiro com tranquilidade é entre fevereiro e maio e entre agosto e outubro. Uma ótima pedida é utilizar a flexibilidade do seu Plano de Férias RDC e trocar suas diárias em hospedagem, passagens e aluguel de carro, montando o roteiro com hotéis em Bento Gonçalves e Canela.

Há várias rodovias que chegam até as regiões mais elevadas do Rio Grande do Sul, mas a dica é pegar a famosa BR-116. Depois dos primeiros 50 entediantes quilômetros, paisagens deslumbrantes de araucárias e outras espécies se descortinam, à medida que se avança na subida. Deixe Nova Petrópolis para trás e siga em frente, em direção a Gramado, agora pela RS-020. No caminho, curta o visual de distritos que parecem parados no tempo.

Oito quilômetros depois da badalada Gramado, chegamos a Canela, repleta de atrações e surpresas. Seu ponto de parada obrigatório é a Cascata do Caracol, com 131 metros de altura – a mais famosa do estado. O desafio é descer os 750 degraus até sua base e encarar a subida na volta. Mas não pare por aí. Dirija um pouco mais e visite o Parque da Ferradura. O visual do rio em forma de ferradura, a partir do mirante, é de tirar o fôlego. Outra parada obrigatória é o Alambique Flor do Vale, que fica em um vale cercado por riachos e bela vegetação, com trilhas para caminhada. Ali, é possível conhecer todo o processo de fabricação da cachaça, que é de ótima qualidade. Para encerrar, deslize por um trenó no Alpen Park.

À noite, aproveite a proximidade com Gramado e deguste um bom fondue. O restaurante Le Chalet de La Fondue prepara um rodízio muito bom dessa iguaria. Mas se você quiser gastar um pouco mais e desfrutar de um fondue dos deuses, o Belle du Valais e o Le Petit Clos são endereços certos.

No dia seguinte, siga para Caxias do Sul, a maior e mais moderna cidade serrana. Dê uma parada na Igreja de São Pelegrino, que guarda traços da colonização italiana. O mesmo pode ser observado nas galeterias espalhadas pela área central e em cantinas e casas de madeira e pedra que ficam nos arredores da cidade. Se quiser viajar no tempo, vá ao Chateau Lacave, localizado no km 143 da BR-116. O restaurante fica em um castelo de pedras de 70 mil m² e possui uma vinícola própria. Ao final do dia vá para Bento Golçalves e jante em um dos bons restaurantes locais. Aproveite que estará hospedado por lá, deixe o carro no hotel e deguste bons vinhos.

No terceiro dia, desfrute da conhecida Rota do Vinho para fazer um passeio pelas vinícolas Miolo, Salton e Casa Valduga e conhecer as parreiras de uva e todo o processo de fabricação do vinho. Algumas vinícolas possuem restaurante onde você pode almoçar ou jantar. No último dia pela manhã, intercale as visitas às vinícolas de Bento e da vizinha Garibaldi com o passeio de maria-fumaça. Retornando a Porto Alegre, já na estrada, pare no Restaurante Di Paolo e aproveite a famosa sopa de capeleti e o galeto assado. Dessa vez, peça um bom suco de uva, pois terá pela frente mais 121 km para encerrar esse delicioso passeio em grande estilo!

Acesse o nosso site  e confira nossos hotéis parceiros na região 😉

* Revista RDC Férias & Lazer – Setembro 2013. Edição 46

Imagem: Shutterstock

Deixe um comentário