Carregando...

Dicas para viagem em família sem contratempos

Viajar em família é uma oportunidade de se aproximar de quem se quer bem, criar vínculo e guardar momentos indescritíveis na memória.

Com a rotina apertada, o tempo que as famílias passam juntas é menor do que anos atrás. As viagens são uma alternativa que agrada a todos e são enriquecedoras.

Confira as nossas dicas para viagem em família a seguir e comece a planejar as suas próximas férias:

Planejamento antes de tudo

Essa dica para viagem se adapta a todas: planeje sempre.

Pesquise sobre os destinos, o que fazer, onde ficar e como chegar. Essa é uma etapa importante que irá nortear toda a sua jornada. Lembre-se que qualquer lugar é lugar para se viajar com a família.

O segredo, no entanto está no equilíbrio entre o que você poderá fazer e o que não poderá. Outro segredo é entender o timing de todos os membros da família, independentemente se são crianças ou idosos. Ninguém merece passar umas férias fazendo coisas que não gosta ou forçado.

Sobre hotéis e passagens

Depois de esboçar os primeiros passos da viagem, chega a hora de comprar as passagens e reservar o hotel com antecedência.

Essa atitude faz com que você possa economizar mais e não perder o controle do orçamento. Busque passagens em sites com buscadores de menor preço e, para hotéis, atente-se se necessitará de cama extra ou berço, qual é o acesso à cozinha, se possuem cardápio adaptado para o paladar infantil e se essa opção será cobrada como taxa a mais em sua tarifa.

Passeios e mais passeios

Para não errar, programe passeios e atividades que agradem a todos, não apenas às crianças. Procure saber quais são os passeios de graça disponíveis, isso ajuda na hora da economia. Também é relevante saber qual o ritmo de todos, para não sobrecarregar a ninguém. Afinal, férias é sinônimo de diversão e não de trauma.

Dicas para viagem em família com filhos pequenos

Há quem acredite que viajar com bebês ou crianças pequenas é impossível. Contudo, é possível e muito satisfatório. Claro que não será um mar de rosas o tempo todo: haverá choro, irritações, birras, porém também haverá brincadeiras e uma experiência única.

Uma dica importante para os pais de primeira viagem é planejar uma viagem mais conservadora. Comece de leve, escolhendo um destino próximo a sua casa que contenha uma estrutura relativamente boa e com dias de folga para fazer tudo na maior paciência desse mundo.

Com o tempo, as viagens podem ser mais longas e mais agitadas. Tudo dependerá da confiança dos pais e também de alguns aspectos que facilitam a jornada:

  • sempre consulte o pediatra da criança antes de cair na estrada, ele indicará quais os medicamentos mais adequados para algumas situações corriqueiras ideias para seu filho e, dependendo do destino, quais são as vacinas que devem ser tomadas;
  • nunca esqueça da documentação da criança e, se for para algum outro país, certifique-se de quais são os papéis necessários;
  • leve consigo alguma alternativa de alimentação prática para aqueles momentos em que não poderá contar com um restaurante ou hotel;
  • lembre-se: a rotina é indispensável, procure repetir algumas situações;
  • aceite o inevitável: as vontades. Vão chorar ou fazer uma birra, esteja tranquilo com esse fato.

Dicas para viagem em família com crianças

Todo lugar é lugar para se viajar. Mas, antes de sair com seu filho de mala e cuia pelos destinos mais exóticos do globo, vale sentar com o pequeno e apresentar o local.

Fale a respeito, deixe que ele pesquise sobre o lugar e seja contagiado pela viagem. Contudo, entenda os limites de cada idade e assuntos circundantes a faixa etária da criança e jamais os trate como meros espectadores. O melhor da viagem é vivenciá-la.

Durante a viagem, desapegue muito da superproteção. Crianças se adaptam muito bem às situações e costumam aceitar melhor as coisas que os adultos. As viagens são boas para exercitar a independência, a responsabilidade e o respeito ao próximo.

Confie nos monitores, são pessoas treinadas que sabem lidar com diversas situações e, geralmente, o seu filho irá confiar mais neles. Aproveite para descansar!

Parece loucura, mas, quanto mais crianças juntas, melhor. De viagens surgem grandes amizades e várias lições de vida.

Dicas de viagem em família com adolescentes

A fase da adolescência é muito injustiçada pelo humor e vontades dos maiorzinhos. Não são mais crianças e nem adultos, que muitas das vezes não têm voz dentro das decisões da família.

Para burlar as falas “que chato”, “não gosto” e etc, deixe que ajudem a planejar e escute as observações que tem a fazer. Utilize da expertise deles com a tecnologia para apresentar aplicativos e vídeos na internet sobre o destino.

Com essas dicas para viagem em família, você não pensará duas vezes para arrumar as malas e escolher o próximo destino. Agora faça o nosso quiz para descobrir onde você deve passar o Carnaval!

Deixe um comentário