Carregando...
''
01-DestaqueBuzios

Diferenças e encantos dos dois lados de Búzios

Dentre as três maravilhas que compõem a Região dos Lagos: Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios, o título de mais charmosa e mais badalada é, sem dúvida, Búzios. A antiga vila de pescadores está localizada no noroeste do Rio de Janeiro e distante cerca de 170 quilômetros da capital. Uma península do Oceano Atlântico com todo o jeitão de ilha paradisíaca.

São oito quilômetros de extensão e 23 praias de águas cristalinas que contornam a península. Do lado direito, praias com águas frias, provenientes das correntes geladas das Malvinas. Do lado esquerdo, praias com águas mais amenas, oriundas das correntes quentes do Brasil.

07-Post-praia-dos-ossos-00

A natureza foi tão generosa em Búzios, que dá até para fazer roteiros temáticos apenas com as suas praias. Vamos lá:.

De tudo um pouco

Para conhecer as praias e as ilhas da enseada de Búzios sob o “ponto de vista” do mar, escunas, lanchas e traineiras partem diariamente da praia da Armação para passeios de duas a quatro horas, com direito a paradas para mergulhos. Um dos roteiros, por exemplo, apresenta o lado “calmo” da península, de águas menos frias: praias dos Ossos, Azeda, Azedinha, João Fernandes, João Fernandinho, Tartaruga, Amores, Virgens e do Canto, além das ilhas Branca e Feia.

05-Post-praia-azeda

Orla Central

 As praias da Armação e dos Ossos representam bem o charme de Búzios com seus cenários de vila de pescadores e atrativos que são referência internacional do lugar.

A praia da Armação emoldura a Rua das Pedras e a Orla Bardot, onde se encontra a famosa escultura da atriz francesa, Brigitte Bardot, que “descobriu” Búzios para o mundo, além do píer de onde partem os passeios de barco e onde os pescadores levam  seus produtos para serem comercializados. Bancos e decks à beira mar  permitem vistas únicas do pôr do sol, enquanto bares e restaurantes garantem a agitação do centro.

06-Post-praia-dos-ossos

A praia dos Ossos tem jeitinho bucólico, com orla arborizada, casinhas de pescadores e a igreja de Sant’Ana, que fica no alto e oferece uma vista incrível de Búzios.

Praias para surfar e aprender a surfar

 As geladas águas de Geribá não assustam a turma jovem que elegeu a praia como point para a prática de surf, body board, SUP (Stand Up Paddle ) e também frescobol e outros esportes de areia. Geribá é perfeita: dois quilômetros de extensão, boa faixa de areias brancas e finas, mar agitado e ondas que se formam nos dois cantos da praia (fortes do  lado direito da praia, deixando o canto esquerdo, conhecido como Canto de Geribá, com águas mais calmas). A praia também oferece infraestrutura de bares, restaurantes, música e uma oportuna escolinha de surf para todas as idades.

02-Post-praia-geriba

Ondas tão fortes e mar agitado também são encontradas nas praias Brava e Tucuns, que tem dunas e fica mais próxima de Cabo Frio.

Praias seguras, boas para as crianças

Apesar de soar como nome de dupla sertaneja, o formato dá nome às duas das mais bonitas e seguras praias de Búzios, Ferradurinha e Ferradura. Ambas oferecem  águas azuis turquesa, calmas e rasas.

A praia da Ferradurinha é, na verdade, uma piscina natural formada pelas rochas que descem até o mar, abraçando suas águas. É neste local que famílias desfrutam tranquilamente as delícias de Búzios, tomando sol, aproveitando a transparência das águas para praticar snorkeling junto às rochas e até nadar de caiaque. Como não há árvores, o guarda sol é bem vindo e indispensável e podem ser alugados no local.

03-Post-praia-ferradurinha

Mais extensa, a praia da Ferradura  oferece ainda mais infraestrutura e é a que mais remete ao seu formato. Seus extremos praticamente  se encontram formando um canal na entrada da enseada.  É a preferida das famílias  e também para passeios de banana boat e para aulas de windsurfe.

As praias do Forno e Olho de Boi também são de águas calmas, protegidas por rochas que desenham enseadas.

Praias calminhas para praticar Stand Up Paddle

 As águas tranquilas das praias de Manguinhos, Rasa e Ferradura são ótimas para a prática do Stand Up Paddle (SUP). Parece que a maioria das pessoas consegue  se equilibrar  e remar em pé sobre uma prancha semelhante às de surf sobre um mar calmo. Portanto, ambiente  propício para famílias com crianças e adolescentes treinar as suas primeiras remadas. As praias  também oferecem pranchas para alugar e escolinhas para aprender a se equilibrar e a fazer pequenas manobras.

04-Post-praia-ferradura

Praias boas de mirantes

 Há praias em Búzios que além do próprio cenário espetacular, ainda oferecem pontos estratégicos para avistar ainda mais paisagens incríveis. É o caso do Mirante do Forno, localizado num dos pontos mais altos da orla, entre as praias Brava e do Forno, que descortina uma vista panorâmica da  península.

01-Post-praia-joa-fernandes

A praia João Fernandes é o caminho fácil para chegar ao  Mirante de João Fernandes, localizado no alto de uma montanha. Além de vistas inusitadas de algumas praias , este mirante é reconhecido como um dos melhores pontos para vivenciar espetáculos do pôr do sol .

Ponta da Lagoinha, portal de energia

Pouco visitada, mas imperdível para os amantes da natureza , a  Lagoinha é rodeada  por  rochas escarpadas semelhantes às  formações em camadas das montanhas do Himalaia, tanto que o local é chamado de “Himalaia brasileiro”. Estrategicamente protegida dentro do Parque Estadual da Costa do Sol, a Lagoinha é facilmente acessada pela  via que margeia a praia da Ferradura até a entrada da trilha do Parque Ponta da Lagoinha. São apenas 500 metros  de caminhada tranquila para conhecer atrativos como as piscinas naturais que se formam nas marés baixas, a rara vegetação de cactos de cabeça branca, além de testemunhar imperdíveis pôr do sol e nascer da lua cheia.

08-Post-praia-da-lagoinha

Os dois lados da península de Búzios estão à sua disposição o ano todo para experiências de sol e mar. Conte com a rede de hotéis parceiros RDC na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Consulte a nossa Central de Reservas.

Deixe um comentário