Carregando...
''

Domingos Martins, a romântica Cidade do Verde na serra capixaba.

Uma paisagem inesperada surpreende quem espera encontrar apenas belezas de sol e mar no Espírito Santo: frio, terras altas e cultura europeia na sua zona serrana. Em meio às montanhas e cercada por rios e picos está Domingos Martins, adorável cidade colonizada por imigrantes italianos, alemães e pomeranos, localizada a apenas 43 quilômetros de Vitória, capital do estado, a 542 metros acima do nível do mar e uma temperatura média anual abaixo de 20° C.

Dica: A melhor maneira de curtir as atrações Domingos Martins, também conhecida pelo nome de Campinho, é de  carro, tanto para passeios na natureza como para fazer esportes e apreciar a culinária local.

Rota do Lagarto

02-Post-rota-do-largato

Aproveite o friozinho e os inúmeros cafés coloniais e restaurantes na Rota do Lagarto para curtir o clima europeu da região de Domingos Martins. A Rota começa no quilômetro 88 da BR 262 e termina na rodovia ES 164. São oito quilômetros de estrada sinuosa, pavimentada, tendo a Pedra Azul, o fantástico monólito de 1822 metros de altura, por companhia. Durante o percurso, sinta a temperatura baixar e o perfume dos bosques que se abrem como túneis verdes na estrada. Curta essa paisagem em meio a fazendas centenárias, jardins de hortênsias, pinheirais, lavandas, ipês, hortas orgânicas, plantações de morangos e atrações ecorurais.

Dica: A apenas 800 metros de distância da Pedra Azul está a Pedra das Flores, o ponto mais alto de Domingos Martins, com 1909 metros de altura.

Parque Estadual da Pedra Azul

03-Post-parque-estadual-pedra-azul

A Rota do Lagarto, que tem esse nome por causa da pedra em formato de lagarto que cresceu agarradinha à Pedra Azul, como se a estivesse escalando, dá acesso à portaria do Parque Estadual da Pedra Azul. O monólito é o cartão postal de Domingos Martins e representa a área mais bela da serra capixaba. No Parque, localizado em meio à Mata Atlântica preservada, é possível praticar trekking e rapel e também fazer trilhas de diferentes graus de dificuldade, passando por mirantes e piscinas naturais.

Dica: Os passeios ao Parque Estadual da Pedra Azul são acompanhados por um guarda–parque do IEMA e devem ser agendados com 24 horas de antecedência.  Todas as trilhas são gratuitas. O Parque funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas.

Cavalgada ecológica

04-Post-cavalgada-ecologica

Não se trata de um simples passeio a cavalo. Além da montaria em cavalos noruegueses da raça Fjord, o local oferece várias atividades relacionadas à educação ambiental e desenvolvimento sustentável da região.  A Fjordland está localizada no quilômetro 2,2 da Rota do Lagarto e reúne cozinha escola, horta orgânica, berçário de mudas, café orgânico Heimen, tulha de café, cafeteria, auditório e biblioteca.

 

Cascata do Galo

05-Post-cascata-do-galo

Para simplesmente pedalar ou até para viajantes mais radicais uma boa pedida é a Cascata do Galo, em meio à mata Atlântica. Localizada a apenas 10 quilômetros do centro da cidade, por via asfaltada, possui três quedas d’água, totalizando 70 metros de altura.

 

Trem das Montanhas Capixabas

01-Post-trem-das-montanhas-capixabas

Uma das formas mais deliciosas de curtir a paisagem da região serrana capixaba é viajando de trem, subindo a Serra do Mar até a altitude de 530 metros. O percurso é feito a bordo de uma litorina, com ar refrigerado e janelas panorâmicas, que percorre 46 quilômetros em duas horas e meia de viagem. Passa por túneis, pontes e cachoeiras até a Estação de Marechal Floriano, a cidade das Orquídeas. O trem parte de Viana, a 20 quilômetros de Vitória, mas também é possível embarcar na estação de Domingos Martins.

Gastronomia das montanhas

Com influências das cozinhas alemã e italiana, Domingos Martins também oferece culinárias portuguesa e brasileira, com pratos feitos no fogão à lenha.  Destaques para o Kassler, a bisteca de porco defumada, o strudel de banana, o embiolato – pão típico da Itália recheado com calabresa defumada e queijo minas e o famoso prato Leitão à Bairrada, assado e pururucado, encontrado no restaurante português na Rota do Lagarto.

Descubra o lado romântico e acolhedor do Espírito Santo em Domingos Martins, na serra capixaba. Conheça as opções de hospedagens dos parceiros RDC na região. Conte com a nossa  Central de Reservas.

Imagem capa (via)

Deixe um comentário