Carregando...
''
capa-blog

Dunas do Jalapão – TO

Areias douradas em dunas que chegam a 40 metros de altura entremeadas por trilhas e riacho. Essa é a composição da belíssima paisagem da Serra do Espírito Santo, no Jalapão, região norte do país. A partir de um mirante, acessado por uma íngreme trilha de 500 metros, é possível ter uma vista espetacular da natureza, seja no nascer ou no pôr do sol.

O Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, compreende uma área de 34 km² com atrações divididas entre as cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta e São Félix do Tocantins, na divisa com os estados do Piauí, Bahia e Maranhão. Em meio ao cerrado, o destino oferece rios, cachoeiras e formações rochosas ideais para as atividades de ecoturismo e turismo de aventura.

dunas-jalapao

O dourado do Jalapão não vem só das areias, o capim dourado é uma planta típica da região e serve de matéria-prima para o artesanato produzido pelos moradores da comunidade quilombola de Mumbuca, em Mateiros. Brincos, pulseiras, bolsas e objetos de decoração na cor de ouro contribuem para a sustentabilidade da região. Com colheita feita a partir de setembro, a Festa da Colheita do Capim Dourado traz atrações regionais e celebra a preservação da identidade cultural da população local.

Texto Publicado na Revista Férias&Lazer – Edição 55

Deixe um comentário