Carregando...
''
GRANDE01-DestaqueEcoturismo

Ecoturismo, esse é o meu estilo de viagem. Qual o seu?

Somos mesmo abençoados! Poucos países no mundo possuem tanta diversidade e riqueza natural como o Brasil, não é mesmo? Também, pudera, um país de proporções continentais possui tantas praias, florestas, montanhas, rios, cânions, desertos, pântanos, cerrados, cavernas, e muitos ambientes propícios para a prática do ecoturismo. Afinal, quem não gostaria de fazer uma trilha em meio à mata atlântica e no final ter a grande recompensa de um bom banho de cachoeira?

Esse é o privilégio de muitos roteiros que já tive a chance de conhecer no Brasil. Como sempre me perguntam sobre dicas de destinos de ecoturismo, fiz uma seleção de destinos e separei algumas experiências que vivi neles que te deixar babando. Já adianto logo. Deixe as malas prontas, pois depois de ler essa matéria você já estará logo programando as próximas viagens.

Jalapão – TO
A Natureza vai te surpreender

03-Post-jalapao

O Parque Estadual do Jalapão está localizado a leste do estado do Tocantins, abrangendo os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Felix do Jalapão, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins e Lagoa do Tocantins. Passou a ser parque estadual em 2001 e possui uma área total de 34 mil km². Um verdadeiro oásis no coração do Brasil.

Acampar às margens de um dos poucos rios de água potável do mundo foi algo que eu não esperava nunca fazer na vida. Ainda pude mergulhar em lagoas cristalinas, andar sobre dunas de areias douradas com 50m de altura, fazer trilhas na serra, caminhar por cânions e chapadões de até 800m e me refrescar em diversas cachoeiras. Me senti totalmente integrado à natureza.

Durante os passeios, uma dica é ficar de olhos atentos, pois é fácil encontrar capivaras, lobos-guarás, macacos, onças, jacarés, veados campeiros, tucanos, araras e papagaios próximos a estrada e até no acampamento.

Minha dica especial: aproveite para comprar o artesanato feito de Capim Dourado. É uma das preciosidades desse destino e é muito barato. Acorde cedo para ver o nascer do sol e não perca nenhum pôr-do-sol. Tenho certeza que será um dos momentos mais incríveis da sua vida.

Lençóis Maranhenses – MA
Lagoas de água doce cristalinas e dunas infinitas

02-Post-lencois-maranhenses

Para conhecer bem o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o ideal é caminhar pelas dunas. Para tanto, um guia experiente é indispensável. No meio da imensidão branca surgem lagoas coloridas que refrescam quem se aventura a enfrentar as areias. Sobrevoar a região dá uma noção exata de sua enorme beleza. Além disso, o parque oferece 70 km de praias desertas e um passeio imperdível pelo Rio Preguiça, cercado de vegetação nativa.

A dica é montar base em Barreirinhas, onde se obtêm, através de agências locais, as melhores opções de passeios dentro do parque.

É um superdestino para famílias! A infraestrutura não é luxuosa, mas tem boas e simpáticas opções de hospedagem. Vi muitas crianças se divertindo nas lagoas cristalinas e rasas dos Lençóis, e por terem água doce, deviam achar que eram enormes piscinas.

Minha dica especial: As melhores atrações são as belezas cênicas. Eu fiquei totalmente surpreso com os passeios nas dunas. Achava que era só “areia pra todos os lados” e me enganei. Os banhos nas lagoas de água cristalina são inacreditáveis. Ahhh, e anote aí: a melhor época pra visitar é a de chuva (dezembro a junho), quando as lagoas ficam mais cheias.

Chapada Diamantina – BA
Trilhas, mirantes e cachoeiras de tirar o fôlego

05-Post-chapada-diamantina

Uma sequência de grandes e lindas cachoeiras esperam por você. Você irá encontrar centenas de cachoeiras de norte a sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina, porém a maior e mais famosa é a Cachoeira da Fumaça, com seus mais de 380 metros de altura. É lá que está também uma das 10 travessias mais bonitas do mundo no Vale do Paty. Muitas das cachoeiras e trilhas podem ser visitadas no mesmo dia e outras é preciso até pernoitar em barracas no meio do mato.

Minha dica especial: Prepare-se para andar muito! Eu achei que era tranquilo, mas é preciso resistência e bom preparo físico para visitar todas as principais cachoeiras da Chapada Diamantina. Ainda mais se você tiver poucos dias. O ideal é ficar pelo menos uma semana na região. Eu quis fazer tudo em 3 dias e tive até bolhas nos pés (e olha que usei meias e botas especiais para trekking).

Pantanal – MS
Conheça a maior planície alagável do planeta

01-Post-pantanal

O Pantanal é uma área de aproximadamente 150 mil km² que abrange os estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, cravado na região Centro-Oeste do Brasil e é a maior planície alagável do mundo. O cenário é paradisíaco e tem atraído cada vez mais turistas brasileiros e estrangeiros. As atrações são 100% voltadas ao ecoturismo, como safári fotográfico, cavalgadas ou a simples contemplação do alvorecer ou do entardecer, quando os turistas podem ser brindados por revoadas de pássaros típicos da região.

Minha dica especial: Novamente acorde cedo! Algumas opções de hospedagem na região têm áreas de alimentação dos pássaros. Então que tal tomar café da manhã na companhia de tucanos, papagaios e araras azuis? Não vou esquecer nunca quando um tucano veio pulando até meu prato para roubar um pedaço de mamão. Foi inesquecível!

PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) – SP
Visite cavernas e galerias subterrâneas

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (ou PETAR) é um parque natural, considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo. Abriga a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil e mais de 300 cavernas. É considerado hoje um patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO.

O parque está dividido em três núcleos: Santana, Ouro Grosso e Caboclos. Está caracterizado pelas suas cavernas e galerias subterrâneas. Tem mais de trezentas covas pré-históricas no seu magnífico parque ecológico.

Além do contato com a natureza e animais, o Petar também proporciona atividades mais radicais, como rapel, rafting, canyoning, cavernas, etc.

Minha dica especial: Eu adoro cavernas e todo o mistério envolto. Olhe bem onde está pisando e cuidado com a cabeça. Aprecie os detalhes. O que eu mais gosto de ver são as gotas pingando em pequenas estalagmites que um dia se unirão com estalactites, tornando-se grandes colunas. Não deixe de visitar as cavernas do núcleo Santana, com até 6km e galerias que são um verdadeiro labirinto. Não vá bancar o espertinho e se aventurar sozinho por lá. Contrate os guias da região que conhecem tudo. Pratique ecoturismo com segurança!

Foz do Iguaçu – PR
A magnífica região da tríplice fronteira

04-Post-foz-do-iguacu

Tombadas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, as Cataratas do Rio Iguaçu são os cenários da grande maioria dos passeios e atividades em Foz do Iguaçu e arredores. Apreciadas de mirantes e passarelas ou ainda a bordo de ônibus, trem, barco ou helicóptero, as quedas ficam ainda mais bonitas no verão. Imperdível também é a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo em atividade e que pode ser explorada em detalhes por visitas guiadas. O tour pela região reserva ainda compras de produtos importados em Ciudad del Este, no Paraguai, e visita a suntuosos cassinos argentinos onde o jogo é liberado. A Tríplice Fronteira espera por vocês.

É um ótimo destino para explorar com crianças e para colocá-las em contato com a natureza, pela facilidade de acesso e atrações diversas.

Minha dica especial: Dois passeios são os mais imperdíveis de Foz do Iguaçu, na minha humilde opinião. Caminhar nas passarelas das Cataratas do Rio Iguaçu é de arrepiar. Mas é no Macuco Safari que você vai sentir a força das águas de verdade. Vale a pena ir sem capa protetora e lavar a alma! E sempre me perguntam: “Qual o lado mais bonito? Brasil ou Argentina?”. Minha resposta é sempre a mesma: primeiro viva ambas as experiências e depois me procure que eu te conto qual o meu lado favorito. Ficarei superfeliz com a interação de vocês.

Maurício Oliveira é o criador do Trilhas e Aventuras, portal de ecoturismo e turismo de luxo com atualizações diárias de dicas de destinos e experiências turísticas ao redor do mundo, no ar há mais de 15 anos. Acompanhe tudo pelo Instagram @Aventureiros, assista aos vídeos inspiradores em seu canal do Youtube e participe ao vivo de suas viagens no Snapchat (maumsrj).
Portal: www.trilhaseaventuras.com.br
Instagram: www.instagram.com/aventureiros
Youtube: www.youtube.com/maums
Snapchat: maumsrj

Texto publicado na Revista Férias&Lazer – Edição 53

Deixe um comentário