Carregando...
''

Em Prado, faça como as baleias jubarte, brinque nas águas quentes de Cumuruxatiba

A extensa costa baiana reserva tanta beleza natural, história e cultura que resolveu facilitar a vida dos viajantes. Dividiu os 932 quilômetros da sua costa por temas, seis no total. Cada um representando o que melhor caracteriza cada região. São diversas praias divididas por Salvador, Costa das Baleias, Costa dos Coqueiros, Costa do Dendê, Costa do Cacau e Costa do Descobrimento.

No litoral sul baiano, na fronteira entre a Costa do Descobrimento e a Costa da Baleia está localizada a cidade de Prado. A região é marcada por falésias que chegam a 30 metros de altura, rios que se encontram com o mar, manguezais e Mata Atlântica preservada como nos Parques do Monte Pascoal e do Descobrimento. Um mar de azul cristalino, enriquecido por espécies da fauna e flora marinha, recortado por piscinas naturais, arrecifes de corais, local perfeito para mergulhos.

05-Post-Prado

Além das belezas naturais, Prado guarda curiosidades como o verdadeiro local de onde a esquadra de Pedro Álvarez Cabral avistou o Monte Pascoal. Por quê? Porque só em Prado, precisamente das águas da região de Cumuruxatiba, que o Monte Pascoal pode ser avistado.  Jamais de Porto Seguro. O resto é história levada pelos ventos.

Antes de partir para percorrer os seus 84 quilômetros de praias de Prado, não deixe de passear no Centro Histórico da cidade, conhecer suas coloridas casinhas geminadas e os casarios dos séculos XVIII e XIX. Sentir o charme preservado das suas ruas estreitas, calçadas com paralelepípedos e suas deliciosas praças arborizadas.

04-Post-Prado

Destaques para construções históricas datadas de mais de cem anos: a igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, a antiga Cadeia Pública, o sobrado da rua Rui Barbosa e a Casa Colonial do Beco das Garrafas.

O Beco das Garrafas é o centro de agitação de Prado e o ponto gastronômico da cidade. Musica ao vivo e restaurantes que oferecem diversificados pratos que misturam temperos tipicamente baianos a elementos de cozinha internacional.

02-Post-Prado

Ótimo local para provar o  bodião, peixe encontrado em abundância no sul da Bahia. Aliás, a pesca artesanal, com redes, ainda é praticada nas antigas vilas de pescadores, como em Cumuruxatiba, carinhosamente chamada de Cumuru.

De Prado a Cumuruxatiba são 32 quilômetros de praias de mar azul calmo que formam piscinas, falésias enormes, coqueiros, amendoeiras, pedras e riachos. Praias como do Farol, da Amendoeira, da Paixão e do Tororão, onde dá para se banhar na ducha de água doce que jorra de fonte natural, caindo diretamente na praia.

06-Post-Prado

Cumuruxatiba é marcada pela tranquilidade. Está integrada à Reserva Extrativista de Corumbau, fica próxima do Parque do Monte Pascoal e do Parque do Descobrimento. A tranquilidade é tanta que até as baleias jubarte escolheram seu mar quente e calmo como destino migratório. Elas chegam da Antártida no período de julho a novembro, em busca de ambiente propício à reprodução.

As baleias jubarte exibem-se sem se importarem com as embarcações  que chegam cheias de turistas para vê-las, rumo ao arquipélago dos Abrolhos. Alçam saltos acrobáticos e deixam sua enorme cauda à mostra, enquanto amamentam os filhotes.

01-Post-Prado

Descubra o Brasil natural. Planeje um passeio ao litoral sul da Bahia. Conte com as opções de hospedagem da Rede RDC de hotéis parceiros em locais como Prado e Cumuruxatiba e em toda a região.

Imagem capa : (via)

Deixe um comentário