Carregando...
''

Entre vulcões, vales e montanhas, Panamá é pura magia

Nosso 3º. post sobre o Panamá é para você se inspirar e explorar a natureza desse país, coberta de vulcões que viram montanhas ou ricas massas vulcânicas, como o Parque Forestal La Yeguada, localizado na província de Santiago de Veraguas, ao norte da península de Azuero. Entre bosques de pinheiros e o grande lago que abastece a hidrelétrica de La Yeguada, o parque é considerado o melhor lugar do país para acampar.

A 25 quilômetros da Cidade do Panamá, em direção ao norte do Canal, está o Parque Nacional Soberania, um dos pilares básicos para a operação e manutenção da bacia do Canal do Panamá, com um corredor interoceânico de bosques que contribui para a preservação da vida selvagem na região. Confira no parque a famosa trilha Caminho do Oleoduto, com 17 km, conhecido como um dos melhores locais de observação de aves do mundo. Na trilha Caminho das Plantações, de 6,5 km, é possível observar e ouvir animais silvestres como bugios e aves como o pássaro trogón, símbolo do parque. Para se refrescar, opte pela trilha Natural El Charco, com piscinas naturais e lagoas de águas cristalinas onde é possível nadar.

parque-nacional-soberania

Paisagens peculiares e cheias de história podem ser encontradas nas montanhas, em locais como o Valle de Antón, ou Ell Valle, como é conhecido. Situado no chão da maior cratera de vulcão habitada do mundo, e que já foi uma tranquila aldeia de índios da região há milhares de anos, o vale oferece atrações como “La Piedra Pintada”, um testemunho da cultura pré-colombiana de El Valle, com gravuras rupestres ainda não decifradas, desenhadas nas rochas, na formação “La India Dormida”. O passeio pode ser feito caminhando, pedalando ou até cavalgando. Pelo caminho, ainda estão dois sítios pré-históricos e três cachoeiras surpreendentes. No topo, curta a visão panorâmica das montanhas que circundam a região e do vale logo abaixo.

ell-valle

Dica: Não perca a feira de arte e artesanato que acontece todos os finais de semana em Ell Valle, onde os índios Kuna Yala oferecem produtos, como as famosas “molas”, coloridas peças feitas com camadas de tecidos sobrepostas, com aplicações de desenhos.

Outro vulcão extinto, o Barú, virou atração. É a maior montanha do Panamá, com 3.474 metros de altitude, e está localizado a apenas 35 km da fronteira com a Costa Rica, na província de Coclé. Coberto por terras férteis e rios, do seu topo é possível avistar, nos dias claros, os oceanos Atlântico e Pacífico ao mesmo tempo, mas é preciso ir bem agasalhado, pois lá em cima as temperaturas chegam cair abaixo de zero.

baru-vulcao

Dica: Há 3 formas de chegar ao topo do Barú:  numa caminhada noturna de seis horas que estrategicamente começa à meia noite e termina no topo do vulcão ao amanhecer; outra mais rápida, de van 4×4, ou ainda uma mais radical, pilotando um quadriciclo, com um guia indicando o caminho.

Mas o passeio vale a pena, porque o trajeto é pontuado por atrações como passar pelos vilarejos de Volcán, também conhecido como Boquete, na província de Chiriquí. E por falar nela, a província de Chiriquí é conhecida como a região das “Terras altas do Panamá”, um local adornado por florestas tropicais, perfeitas para caminhadas, cachoeiras, picos vulcânicos, plantações de café, fazendas de orquídeas e uma cidade cheia de flores, Boquete, também especializada na produção de café gourmet de altitude, além de praias banhadas pelo Pacífico, ilhas, rios como o Chiriquí, perfeito para rafting e passeios de caiaque.

parque-do-boquete

Dica: Em Boquete aproveite para visitar uma fazenda de café, para conhecer a plantação e acompanhar todo o processamento do café gourmet.

>Confira também os textos 7 RAZÕES PARA ESCOLHER O PANAMÁ COMO SEU PRÓXIMO DESTINO DE VIAGEM e SAN BLÁS, LAS PERLAS E OUTROS PARAÍSOS DO PANAMÁ e conheça todas os diferentes estilos de viajem que o Panamá pode oferecer.

Se vivenciar as belezas do Panamá por inteiro, incluindo mergulhar no mar do Caribe, desafiar as ondas do Pacífico e explorar a beleza singular dos vulcões extintos nas terras altas faz seu estilo de viagem, então comece a planejar. Conte com a flexibilidade do seu Plano de Férias e com a assessoria da RDC Viagens, a agência preferencial dos associados.

Deixe um comentário