Carregando...
''
img-Capa

Férias e escapadas na baixa temporada, por que não?

As vantagens de viajar na baixa temporada podem variar de drinks promocionais a diárias e outros mimos, mas a maior de todas é poder usufruir tudo de forma especial, quase exclusiva, sem tumultos.

Escolher tirar férias ou dar aquela escapadinha de alguns dias para um descanso merecido tem seu preço (aliás, que preço!). É tudo mais por menos. Que tal aproveitar as flexibilidades do seu Plano de Férias para ampliar as vantagens de utilizar as suas diárias na baixa temporada?

Muitas vezes não há muita opção de escolha, afinal, os meses de janeiro a março e de julho coincidem com o período de férias escolares que, por isso mesmo, fazem parte do período de alta estação. Porém, muitas famílias e muitas pessoas já passaram dessa fase ou ainda não chegaram a ela e podem marcar suas férias na baixa estação.

imgsMedias2

É importante, no entanto, destacar as datas especiais, como as festas regionais, quando há aumento de procura por hospedagens e passagens, caracterizando essas datas específicas como de alta, apenas em nível econômico. Portanto, uma grande saída é agendar a viagem para a semana seguinte ao feriado e assim aproveitar as vantagens oferecidas, como, por exemplo, ir quando a maioria está voltando, ou seja, com mais tranquilidade. Se você pode fazer isso, por que não aproveitar?

Na verdade, o conceito de alta temporada varia de acordo com o perfil da cidade que você deseja visitar e, portanto, é recomendável conhecer a cultura e o clima do lugar para não se decepcionar, deixando de ver e de curtir coisas que somente são possíveis em determinados períodos do ano.

baixa-temporada

O povo nordestino sabe que o seu inverno começa em março ou abril. O paraense celebra a chegada do verão em junho; o cearense e o tocantinense, em julho. A primavera, de outubro a dezembro, é a estação para curtir o litoral do nordeste, pois o tempo está mais firme do que em janeiro. Para quem gosta de mergulho, é quando o mar de Fernando de Noronha está mais perfeito.

praia

Destinos na baixa

Se você não abre mão de uma boa praia, vale a pena planejar sua viagem para o nordeste do Brasil para março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro ou novembro. É importante saber que na faixa leste da região, que vai do norte da Bahia até o Rio Grande do Norte, tem dias de chuva de abril até meados de julho e tempo firme de agosto a dezembro.  Mas no comecinho de abril, por exemplo, a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, ainda apresenta dias ensolarados para você curtir a praia. No litoral brasileiro voltado para o norte, os meses mais secos são de setembro a dezembro.

A partir de agosto é a época com mais ventos, o que atrai para o Ceará e Maranhão praticantes de kite e windsurfe, período em que é possível ver as lagoas cheias nos Lençóis Maranhenses.

lenol-maranhese

O verão na Amazônia começa em junho, enquanto as chuvas começam em dezembro e vão até maio. Se você planejar sua viagem na baixa, ainda pegará a época de cheias, quando os igarapés e igapós são mais navegáveis. A partir de agosto, quando as águas vão baixando, as praias dos rios são reveladas. Entre setembro e outubro, portanto, é tempo de alta temporada em Alter do Chão, no Pará.

mãe-e-filha-na-piscina

Justamente no outono, portanto, após as férias de julho, é quando o clima fica mais gostoso, com dias secos e quentes e noites agradáveis nos estados do Espírito Santo e Rio de janeiro. Agosto, por exemplo, é seco e dá praia. O outono em Santa Catarina é seco, sem dias nublados ou chuvosos, perfeito para explorar as belezas tanto do litoral quanto do interior.

No meio do ano no interior do sudeste e no centro-oeste do Brasil, o Sol brilha sempre. De abril ao fim de setembro é seco, perfeito para visitar as cidades históricas de Minas e as termas do Rio Quente. As Chapadas dos Veadeiros, dos Guimarães e a Diamantina – estão com a vegetação verde e com cachoeiras abundantes depois da temporada das chuvas. As temperaturas diurnas são ótimas para caminhadas e as noites são frias. Também é um ótimo período para visitar o Pantanal e Bonito – já com suas águas cristalinas frias.

ourto-preto

O Rio Grande do Sul começa a explorar já a partir de março os prazeres da vida longe da praia e do Sol. Os municípios gaúchos da Região das Hortênsias – Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula – procuram estimular os esportes de aventura, como rafting, rapel, trilhas, mountain bike, pêndulos e tirolesas, além de atividades culturais como espetáculos itinerantes de teatro, música e dança.

Planeje a data da sua próxima viagem, pesquise destinos desejados, confira em nosso site dos hotéis parceiros em cada região e reserve sua “escapada”.

Revista Férias & Lazer – Fevereiro 2013. Edição 45

Suely Marques Ferreira Oliveira.

Na semana Santa é considerado alta Temporada? Pq tenho diárias vencidas e queria usar na semana santa em Thermas dos Laranjais em Olímpia SP e quero deixar as outras diárias p serem usadas em Janeiro. Por favor me esclareça.

16 de março de 2017 | Responder
    Redação RDC

    Olá, Suely! Sim, o período da semana Santa é considerada alta temporada. Pedimos que entre em contato com a nossa Central de Reservas. Nosso atendimento acontece de 2ª a 6ª, das 8h às 20h30, nos telefones (11) 2172-0250 / 4096-0250. Qualquer dúvida, conte com a gente. Obrigado. 😉

    16 de março de 2017 | Responder
Eduardo Rocha Pedrosa

E no caribe????

3 de outubro de 2017 | Responder
    Redação RDC

    Olá, Eduardo! Nesse caso, conte com a RDC Viagens, a agência preferencial do Associado. Caso você não utilize suas diárias como forma de pagamento, a equipe pode te auxiliar na busca da melhor opção de hospedagem para sua necessidade. Envie um pedido de cotação para o e-mail agencia@rdcviagens.com.br informando a quantidade de pessoas e o período da sua viagem. Se preferir, entre em contato pelo telefone (11) 2172-0270, 2ª a 6ª feira, das 9h às 19h. Vale lembrar que você pode solicitar a cotação de aéreo com a RDC Viagens também. Bom planejamento! 😉

    4 de outubro de 2017 | Responder
verissimo

gostaria de ver a forma de pagamentos destas viagem….

22 de outubro de 2017 | Responder
    Redação RDC

    Olá, Verissimo! Caso você não faça parte do Clube de Férias RDC, conte com a RDC Viagens, a agência preferencial do Associado. A equipe pode te auxiliar na busca da melhor opção de hospedagem para sua necessidade. Envie um pedido de cotação para o e-mail agencia@rdcviagens.com.br informando a quantidade de pessoas e o período da sua viagem. Se preferir, entre em contato pelo telefone (11) 2172-0270, 2ª a 6ª feira, das 9h às 19h. Vale lembrar que você pode solicitar a cotação de aéreo com a RDC Viagens também. Bom planejamento! 😉

    23 de outubro de 2017 | Responder

Deixe um comentário