Carregando...
''

Formas de curtir Fortaleza por inteiro

O Sol mora em Fortaleza. A cor do mar é azul turquesa. Só isso bastaria para escolher a capital do Ceará como seu próximo destino de viagem e curtir tanto as praias urbanas, cheias de atrações e mordomias, até dunas, lagos e fontes naturais encontradas nos arredores da cidade. São 34 km de litoral e 15 praias desfilando no seu entorno e 25 km de praias urbanas.

Com a história do nordeste brasileiro resumida ali, com a rica gastronomia nordestina presente em toda a sua costa e com seu belíssimo artesanato de rendas, são tantas riquezas naturais e culturais juntas que recomendamos começar a explorar Fortaleza partir do seu centro e então estender os passeios para os arredores ao encontro de diferentes paisagens e atrações que surgem a leste e a oeste da sua costa.

Curta Fortaleza a partir do seu mercado

mercadao-fortaleza

É uma forma bem interessante de começar a viagem. É lá que costumamos entender melhor a cidade. Mas esse mercado é diferente. Inaugurado em 1998, com 10 mil metros quadrados, rampas levam aos 500 boxes distribuídos em 5 andares ao encontro de peças de artesanato, comidas típicas, sapatos e bolsas de couro e ao desejo de todo viajante: muitas rendas em peças de cama, mesa e banho, além das famosas redes.

Curta Fortaleza pelo sol      

ponte-dos-ingleses                                            

A Av. Beira Mar facilitou a vida dos viajantes que buscam conhecer as praias da orla central, como as que desfilam do Norte para o Sul, como a Praia de Iracema, a mais próxima do centro. É ali que se encontra a famosa estátua de Iracema, inspirada no romance de José de Alencar. É lá também, na Ponte dos Ingleses, que surge um dos belos cenários de pôr do sol da cidade. Depois do espetáculo é seguir para curtir as atrações desse bairro boêmio, com seus casarões do século 19 restaurados e transformados em bares, restaurantes, baladas e casa de shows.

estatua-de-iracema

Dica: Devido ao grande número de recifes e também pela poluição da água, a praia de Iracema não é indicada para banhos. As atrações compensam.

A seguir vem a Praia do Meireles, ideal para caminhadas que, ao final da tarde, podem acabar na Feirinha de Artesanato, ou Feirinha do Náutico, armada diariamente ao entardecer. Meireles oferece vida urbana riquíssima com restaurantes nacionais e internacionais e super barracas à beira-mar.

Mucuripe é a próxima praia após Meireles. Dali partem os passeios de barco pelo litoral. É chamada de “a praia das jangadas” devido ao desfile desses barcos de pesca ao longo da praia e da movimentação dos pescadores a caminho do mar ou, dependendo do horário, de volta à areia. Um cenário típico de um local onde a pesca é o meio de sustento de boa parte da população. Aproveite, pois no final da Avenida Beira Mar, estão localizadas barracas onde os habitantes locais compram peixe, lagosta, lula e camarão frescos.

praia-do-mucuripe

Seguindo sentido sul, a sudeste, ao longo da Avenida Dioguinho, está a mais famosa praia urbana de Fortaleza e a única própria para banho de mar- a Praia do Futuro. Ela é conhecida pelas barracas que oferecem de tudo, de parque aquático a pratos típicos à base de caranguejos, peixe frito e de um cozido de peixe chamado “peixada”, até música ao vivo como jazz, blues e MPB. Aliás, às quintas-feiras acontece a tradicional caranguejada. Com 7km de extensão, a Praia do Futuro também é “banhada” pelo vento, o que faz a alegria dos amantes de kitesurf e de surfistas que aproveitam as ondas fortes e o balanço do mar.

praia-do-futuro

Curta Fortaleza pela história e cultura

centro-dragao-do-mar

Uma das grandes atrações do bairro de Iracema é o complexo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, erguido na antiga área portaria e principal espaço cultural da cidade, com museus, como o Museu da Cultura Cearense, teatros, cinemas, bibliotecas e planetário.

O Teatro José de Alencar, localizado no centro de Fortaleza, merece ser visitado assim: olhando para o alto, para sua arquitetura que congrega vários estilos, como a sala de espetáculo de três andares em estilo art nouveau, com as frisas de camarotes recortadas por desenhos ao estilo belle époque, espaços cênicos a céu aberto e com jardim projetado por Burle Marx.

teatro-jose-de-alencar

A Catedral Metropolitana de Fortaleza é a terceira maior do Brasil, com capacidade para 5 mil pessoas.  Foi construída em estilo que mescla o gótico, como pode ser visto nas torres e nas entradas arredondadas, e estilo romano, angulado, encontrado na abóbada principal. A catedral foi inaugurada em 1978, após quarenta anos de construção.

catedral-metropolitana-de-fortaleza

Curta Fortaleza pela gastronomia

lagosta-gastronomia-fortaleza

Além do bairro de Iracema, ao longo da Avenida Beira Mar, ótimos restaurantes, simples ou sofisticados, servem pratos tradicionais como a “peixada cearense”, cozido de peixe com legumes, acompanhado de pirão de farinha. A cidade, maior exportadora de lagosta do Brasil, é reconhecida também pelo jeito mais perfeito de preparar o crustáceo. Então, confira. Quanto ao famoso camarão, ele segue a moda nordestina de preparo: simples, no óleo e alho, ou rebolando no leite de coco, ou ainda na “caldeirada”, ensopado de camarão com verduras, legumes e muuuuitos temperos.

Dica: Na zona sudeste de Fortaleza, no bairro Messejana, onde nasceu José de Alencar, mais de 20 barracas preparam tapiocas com os mais variados tipos de recheios. Programe um passeio até esse bairro de classe média da cidade.

Depois de curtir o centro de Fortaleza e suas praias urbanas, dê esticadas deliciosas na bordo de bugues na direção leste, Costa do Sol Nascente,  e no sentido oeste, no Sol Poente.

À leste, a 30 quilômetros do centro está o distrito de Aquiraz  com o famoso parque aquático Beach Park em plena praia, com muita diversão para toda a família. No mesmo sentido, vá ao encontro de dunas móveis , de falésias coloridas e águas cristalinas das praias de  Morro Branco e das Fontes. No sentido oeste, curta as famosas lagoas de Cumbuco.

Beach-Park---Arrepius---Credito-JoãoMelo-(1)

Escolha as experiências que deseja viver em Fortaleza e nos arredores da cidade e planeje a sua viagem. Aproveite a flexibilidade do seu Plano de Férias. Conte com assessoria e os serviços da RDC Viagens, a agência preferencial do Associado. Consulte as opções de hospedagens dos hotéis parceiros em Fortaleza e na região. Entre em contato com nossa Central de Reservas.

Deixe um comentário