Carregando...
''
GRANDE01-DestaqueGuarapari

Guarapari: praias diversificadas e passeios surpreendentes no litoral e na serra capixaba

Certamente quem visitar Guarapari, a 51 quilômetros de Vitória, no Espírito Santo, encontrará uma praia pra chamar de sua e um passeio para chamar de seu. São mais de cinquenta praias com características diferentes- desertas semidesertas e urbanas com calçadões, quiosques, bares e restaurantes. Há praias boas para curtir em família, caminhar, pescar e para praticar esportes como surf, wind surf, wakeboard, standup paddling. Há passeios de escuna que incluem mergulhos no maior recife artificial da América Latina e trilhas ecológicas que levam ao encontro de praias adoravelmente escondidas e rotas pela Rodovia do Sol para explorar santuários como o Parque Estadual Paulo César Vinha, no bairro Setiba, no norte de Guarapari, na divisa com Vila Velha.

05-Post-parque-estadual-paulo-cesar-vinha

O parque faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Espírito Santo e oferece 1.500 hectares de muita diversidade: florestas de restinga, 11 quilômetros de praias, dunas, alagados, ilhas costeiras como o arquipélago de Três Ilhas – com fonte de água doce e piscinas naturais, e lagoas de águas escuras, como a de Caraís, de águas avermelhadas pelas raízes de plantas da região.

A famosa Praia de Setiba fica dentro da reserva do Parque Estadual Paulo César Vinha, a 12 quilômetros ao norte do centro de Guarapari. Apesar disso, é uma praia urbana, com 800 metros de extensão e ótima infraestrutura de quiosques.  Localizada numa enseada, a praia oferece mar calmo, águas azuis transparentes e atrai a criançada e adultos que desejam curtir a paz da natureza durante o dia e à noite, quando a praia é iluminada artificialmente.

Já que estamos no Litoral Norte de Guarapari, um destino para o público jovem é a Enseada Azul. Ela atende a moçada com três praias: Guaibura, Mucunã e a mais famosa, a Bacutia, que na maré baixa, presenteia os visitantes com a formação de pequenas piscinas naturais. São 4.800 metros de areias brancas, morros e costões que compõem a beleza cênica do lugar. O mar de águas transparentes é perfeito para mergulhar e explorar a vida submarina. Aproveite que os melhores pesqueiros da região de Guarapari atracam por lá para visitar os quiosques e restaurantes e saborear a culinária capixaba.

02-Post-praia-do-setiba

Ainda no sentido norte, a 3 quilômetros do centro, a Praia do Morro atrai “gregos e troianos”. Pela urbanidade, oferece calçadão, quiosques, bares e restaurantes em seus quatro quilômetros de orla, além de uma pista para caminhadas que ajuda o “footing” de dia e à noite, para apreciar o movimento intenso do lugar. Pela natureza, oferece praia com areias claras, com coqueiros para decorar, e mar dividido em trechos com ondas calmas e trechos de mar mais agitado.

03-Post-praia-do-morro

No centro de Guarapari, a Praia da Areia Preta tem apenas 01 quilômetro de extensão, mas é conhecida internacionalmente por causa das suas areias escuras, monazíticas, consideradas de valor no tratamento de doenças inflamatórias como artrites e reumatismos.

Ainda no centro de Guarapari, aproveite a proximidade de praias urbanizadas de águas calmas, limpas como das Virtudes, dos Namorados e das Castanheiras, contornada pelas árvores que dão sombra e fazem da praia um lugar tranquilo e agradável para curtir com a família, com ótima infraestrutura sob a luz do sol e da lua. Um calçadão com iluminação garante o movimento noturno.

04-Post-praia-das-castanheiras

Vá à Meaípe, praia a 9 quilômetros do centro, para apreciar uma autêntica moqueca capixaba, (sem leite de coco e sem azeite de dendê) em meio a um cenário de vila de pescadores, mas com infraestrutura que atrai jovens no verão para noites agitadas. Praia de areias grossas, cercada de castanheiras, pedras, mar de ondas fracas e orla com restaurantes, bares, casa noturnas com espaço para shows.

06-Post-moqueca-capixaba

Naufrágios ocorridos entre os séculos 18 e 19 e o navio Victory 8B, que teve seu afundamento programado em 2003, são atrações próximas da costa de Guarapari. O Victory repousa a 15 e 35 metros de profundidade e foi transformado no maior recife artificial da América Latina. Escunas partem da ponte do centro de Guarapari para passeios que incluem mergulhos submarinos ao encontro da biodiversidade marítima. O passeio ao arquipélago de Três Ilhas, Farol da Escalvada e Ilha Rasa, inclui mergulhos com snorkel para observar peixes e corais coloridos, esponjas, tartarugas, polvos, arraias e lagostas.

01-Post-victory-8b-tres-ilhas

A poucos quilômetros das praias, as montanhas de Guarapari estão sendo descobertas como ótimo destino para aproveitar o friozinho em regiões como Buenos Aires e Rio Calçado. Além de trilhas, mirantes, igrejas e casarios, cachoeiras e banhos em piscinas naturais. Nos roteiros, são atrações as visitas às propriedades que cultivam orquídeas e plantas ornamentais raras, plantações de palmito pupunha, passeios para a região de Boa Esperança para conhecer a tradicional produção de farinha em moinho de pedra. Para conferir as tendências rurais na região, visitas para conhecer o cultivo de camarões e exóticos criatórios de pacas, voltados para atender o setor gastronômico. Não poderia faltar uma paradinha nos alambiques para comprar e saborear as famosas cachaças e licores artesanais.

07-Post-montanhas-de-guarapari

Aproveite a diversidade de Guarapari para vivenciá-la o ano todo, das praias às montanhas. Conheça as opções de hospedagem dos parceiros RDC na cidade e região. Conte com a nossa Central de Reservas.

Imagem capa: (via)

Deixe um comentário