Carregando...
''

Hora de fazer as malas, e agora?

Arrumar as malas é um momento que exige planejamento e atenção nos preparativos de uma viagem. Esquecer alguma coisa em casa ou acabar levando roupas extras pode acontecer, mas separamos aqui um passo a passo para diminuir o stress e ajudar neste momento.

Nossa primeira dica é: Comece a pensar na mala com alguns dias de antecedência. Confira a previsão do tempo para o seu destino no período em que você estará lá. Selecione as peças de roupa mais importantes que você deseja levar, confira se estão lavadas e passadas e separe-as das suas demais roupas. Isso evita que na hora H você descubra que uma camisa não foi passada ou que um vestido está usado.

04-Post-HoraDeFazerMalas

Inicie uma listinha de itens importantes e indispensáveis (documentos, remédios, carregadores de bateria, adaptadores de tomada, guias de turismo, cartões, óculos de sol, produtos de higiene pessoal etc) e cole-a na porta do armário. Como são itens de uso cotidiano não é possível separá-los com antecedência para que não sejam esquecidos, mas listá-los ao longo dos dias ajuda na hora de reunir tudo e passar o zíper na mala.

 Chegou a hora de organizar tudo! 

Um dia antes, coloque todos os itens em cima da cama ou em local que você possa ter uma boa visualização.

Analise o número de dias que você ficará fora em relação ao número de peças de roupa que você quer levar, veja quais peças podem ser usadas mais de um dia e faça combinações para otimizar o volume. Lembre-se: cores escuras escondem melhor a sujeira e facilitam o reúso. Se você vai participar de eventos durante a viagem, como um jantar em restaurante, uma festa em um casa de shows, separe as roupas para essas ocasiões.  Se for verão onde você vai, leve um casaco leve por segurança; se for inverno, leve uma troca de roupa mais fresca. Não esqueça as roupas de piscina, roupas íntimas e pijamas. Independente do destino, uma camisa branca, um pretinho básico e calça jeans são curingas.

07-Post-HoraDeFazerMalas

Separe itens como secador de cabelo, barbeador, shampoo e antes de colocá-los na mala confira se o hotel onde você vai se hospedar disponibiliza esses itens no quarto. Assim você não precisa levar peso sem necessidade. É importante checar a voltagem d

Separe os itens daquela listinha que você começou dias antes e já concentre em um único lugar o que você não for usar até a viagem, como óculos de sol; boné; remédios para diferentes situações na quantidade necessária, nada de exageros; jóias; aparelho de barbear; pinça; kit de costura; cortador de unha; entre outros.  Se o hotel não disponibilizar shampoo e condicionador separe a quantidade que você precisa em potinhos de viagem. Também transfira para potes pequenos hidratantes, soro da lentes de contato e outros líquidos possíveis. Lembre-se que há um limite de 10ml para transporte de líquidos e cremes a bordo de aviões. Não esqueça da receita dos remédios para viagens de avião internacional, pois no aeroporto podem solicitar no momento do embarque. Dependendo do seu destino leve apenas os cosméticos e maquiagens mais básicos e aproveite para comprar novos itens. Em relação aos itens que você vai usar até o momento do embarque, como pente e escovas de dente, tenha atenção redobrada. Coloque um bilhete para você mesmo em um lugar visível.

01-Post-HoraDeFazerMalas

Separe os eletrônicos como carregadores de pilha, adaptadores de tomada, cartões de memória. Lembrando que máquinas fotográficas, notebooks, joias, entre outros itens de valor alto e de cuidados delicados devem ser transportados na mala de mão.

Separe os cintos, bolsas e sapatos que você quer levar, confira se eles combinam com as roupas selecionadas e veja quais você pode otimizar para levar menos bagagem. Não esqueça um par se chinelos, um par confortável para caminhar no dia a dia e um para os eventos especiais.

Separe todos os documentos que você precisa levar com você: passaporte, passagens aéreas, voucher do hotel, cartões de crédito, dinheiro, carteira de vacinação, comprovante de residência, telefones úteis….

Chegou a hora de fechar as malas! 

Faça rolinhos com as roupas que não amassam, como as feitas de algodão, lã e tecidos resistentes. Roupas enroladas ocupam menos espaço.

Coloque as peças pequenas como roupa de piscina, pijamas e roupa de baixo em saquinhos para não se misturarem e se perderem na mala.

Comece a arrumar a mala pelos sapatos. Separe o sapato que você vai usar na viagem (tênis nessas horas e o mais confortável) e coloque o restante em saquinhos. Se você colocar cada pé em um saquinho pode facilitar a organização. Também há quem prefira começar a mala pelas peças de roupa mais pesadas, deixando os sapatos por último, em cima de tudo.

Na camada do meio coloque as roupas mais pesadas, os rolinhos de roupa, jaquetas, jeans…

08-Post-HoraDeFazerMalas

Na camada superior coloque as peças que amassam, como camisas e vestidos.

Aproveite as laterais onde sobrou espaço para acomodar a nécessaire. Vidros de perfume também podem entrar nesses espacinhos, nossa dica é colocá-los dentro de meias fofas para que não quebrem.

No bolso da tampa você pode colocar os pequenos objetos, como cintos; bolsa de remédios (no caso de viagem de avião apenas os que podem ser despachados, deixando na mala de mão os você precisa ter fácil acesso); os eletrônicos, como carregadores de bateria, pilhas extras; pinça; boné; kit de costura; cortador de unha etc. Joias, máquinas fotográficas, notebooks e  outros artigos caros devem ser levador na bagagem de mão, para evitar roubo nas bagagens despachadas.

Para finalizar!

Inclua sacos plásticos (para roupas sujas/molhadas). Leve mais de um, isso vai ajudar a não formar um grande bloco de roupas na hora de acomodar tudo.

Evite levar muito peso, assim você pode fazer as compras de viagem com “folga” para o limite de bagagem da volta.

Existe um cadeado padrão internacional para lacrar malas que serão despachadas. Utilizando esse cadeado, se a segurança do aeroporto precisar abrir a sua mala para conferir algo, será utilizada uma chave mestre. Caso você esteja usando um cadeado sem esse recurso a segurança tem autorização para quebrar o seu cadeado. Se por algum motivo mexerem em sua bagagem, você saberá por meio de um informe que a fiscalização coloca dentro da sua mala.

05-Post-HoraDeFazerMalas

Facilite a identificação da sua mala! Se possível, compre malas de cores chamativas, isso ajuda a diferenciá-las nas esteiras de bagagem dos aeroportos. Na parte externa, amarre fitinhas coloridas para também ajudar na identificação. Coloque em todas as malas duas etiquetas de identificação, uma dentro da mala e outra fora, com seu nome completo, endereço do hotel com o período que você estará hospedado, endereço residencial e telefone de contato.

Confira neste outro post como organizar a mala de mão!

Se você tem mais alguma dica, inclua aqui nos comentários!  Esperamos que tenham todos uma boa mala e uma boa viagem!

Deixe um comentário