Carregando...
''
capa

Itacaré, praias desertas e ecoturismo na Costa do Cacau

Antigo refúgio dos coronéis do cacau, Itacaré é hoje um exemplo de ecoturismo. Localizada entre o mar e a Mata Atlântica, no litoral sul de Salvador, a 422 km da capital baiana, Itacaré é a porta de entrada da Costa do Cacau, uma região com 180 km de litoral que se estende até Canavieiras. Suas paisagens englobam morros cobertos por florestas, praias desertas com ondas fortes, perfeitas para o surfe, rios e corredeiras, mangues e cachoeiras radicais. Uma diversidade conservada em áreas de preservação ambiental, em trilhas como única forma de acesso a cenários e praias espetaculares e em passeios regulamentados para a exploração correta de sua natureza, na prática de esportes de aventura, como rafting, rapel e canoagem, além de trekking e mountain-bike.

itacare-vista-aerea

Uma sequência de praias de todos os tipos desfila pelo litoral de Itacaré no “Caminho das Praias”. Com boa infraestrutura, a Praia da Concha, a mais próxima ao centro, tem suas águas misturadas com as da foz do Rio de Contas, o que as tornam mais escuras. O mar calmo, os coqueiros, as pedras no canto esquerdo da praia e um pôr do sol fantástico fazem o cenário dessa que é uma das praias mais movimentadas de Itacaré no verão.

rio-de-contas-itacare

Dica: Aventure-se num rafting no Rio de Contas, o mais importante de Itacaré. A descida é emocionante e dura duas horas. São três quilômetros de corredeiras entre cânions.

Uma pequena enseada com piscinas naturais, ondas boas para surfar, coqueiral e areias brancas. Este é o cenário da Praia do Resende, a um quilômetro do centro, e acessível por meio de uma trilha que sai da rua principal.

praia-do-resende

Se o objetivo é surfar, explorar as ondas fortes das praias de Itacaré, então rumo a Tiririca, a 1 km do centro. Com ondas fortes o ano todo e cercada por costões de pedra, Tiririca é para surfistas experientes e para os amantes do esporte acompanhar os torneios estaduais que são disputados ali.

praia-tiririca

Dica: As praias Engenhoca e Ribeira apresentam mar um pouco mais calmo, mas com ondas que agradam surfistas iniciantes.

A Praia da Ribeira, a última acessível de carro, também próxima ao centro, oferece boa infraestrutura turística, com barracas de praia e estacionamento, mas as atrações principais ficam por conta do circuito de arvorismo que é praticado ali, com uma tirolesa que atravessa toda a praia e passa pelo riacho do Rio Ribeira, cujas quedas d’água acabam formando uma pequena piscina natural de água doce.

praia-da-ribeira

Uma trilha que sai da Praia da Ribeira e passa por cachoeiras e ribeirões leva a uma das praias mais lindas do Brasil: a Prainha. Uma enseada que começa num morro coberto de verde da Mata Atlântica e termina simetricamente em outro morro, também coberto de verde. Ao fundo, um imenso coqueiral beija as areias. O mar oferece ondas fortes que os surfistas adoram. A infraestrutura local se limita a banheiros e duchas e a uma barraca com água de coco, frutas, queijo grelhado e bebidas.

prainha-itacare

Dica: O trekking dura 40 minutos e recomenda-se o uso de guias locais para fazer o percurso que também pode ser desbravado pedalando uma mountain-bike.

Com boa infraestrutura de barracas, restaurantes e pousadas, a Praia de Itacarezinho também é outro point de surfistas, mas a atração principal da praia é seu múltiplo cenário: na parte norte dos seus 3,5 quilômetros de praia, com morros, coqueirais, bancadas de corais e locais para mergulho, uma cascata de água doce desce da mata e cai diretamente na areia. A Praia de Itacarezinho também é ponto de desova de tartarugas marinhas.

itacarezinho

Dica: O período de desova das tartarugas marinhas começa em setembro e termina em março. Em maio nascem os últimos ninhos.

Point de agito, com muitos bares, música ao vivo e apresentações de capoeira, a Praia do Coroinha é para se curtir à noite. Localizada no centro de Itacaré, é porto de pesca e também campo aberto para praticar futebol e vôlei, na maré baixa. A praia também é palco para apresentações de shows, trios elétricos no carnaval e para as festas regionais, como São João.

itacare-ilustrativa

Dica: Na Praia da Coroinha é feita a celebração do Dia de Iemanjá que é reverenciada com cortejos e oferendas lançadas ao mar, no dia 2 de fevereiro.

Quando Sol e mar for o seu objetivo de viagem, lembre que Itacaré vai além, entrega de praias urbanas à praias desertas entre cenários de rios, cachoeiras e Mata Atlântica para emocionantes experiências de ecoturismo. Conte com as opções de hospedagem dos parceiros RDC Férias em Itacaré e região e também com o apoio da RDC Viagens, a agência preferencial do associado. Entre em contato com a nossa Central de Reservas.

titulohoteisempromocao1

promoc%cc%a7a%cc%83ohsalv-itacare

Ecoporan Hotel Charme SPA & Eventos
Hotel credenciado com conversão diferenciada para 02 pessoas. Válido para Alta e Baixa Temporadas. Exceto Reveillon e Carnaval. Sujeito a alterações sem prévio aviso.

DICA RDC: Nossa equipe de hotelaria realiza um trabalho ativo de pesquisa e visita às regiões turísticas, hotéis e pousadas com atrativos diversos para atender a diferentes gostos de nossos associados; para oferecer o melhor para você. A seleção de hotéis parceiros é atualizada de acordo com esse trabalho de pesquisa de novos parceiros e renovação ou não de contratos. Confira sempre a seleção atualizada de hotéis parceiros em nosso site, explore novas experiências a cada viagem e aproveite o melhor do seu Clube de Férias.

Deixe um comentário