Carregando...
''
capa

Letreiros turísticos que valem a viagem

Se você pudesse tirar uma foto sua em Los Angeles, Califórnia, tendo ao fundo o pico Mount Lee, onde está instalado o letreiro “Hollywood”, o mais famoso do mundo, você resistiria? Certamente nem você nem milhares de turistas deixariam escapar a oportunidade de registrar, muitas vezes de forma divertida, a sua passagem pela cidade. E isso vem acontecendo com mais frequência, com a chegada das redes sociais. Portanto, bem depois da criação do “Hollywood Sign”, em 1923, como peça publicitária para vender lotes do empreendimento imobiliário “Holywoodland” na região.

O fato é que o letreiro ficou famoso e nunca mais saiu de lá. Virou símbolo da cidade e como não é possível chegar perto, há vários passeios que disputam o melhor ângulo para vê-lo. O melhor deles é visitando o Griffith Oservatory, que fica dentro do parque onde as letras estão instaladas e oferece a célebre perspectiva do letreiro e uma excelente vista da cidade de Los Angeles.

Hollywood-letreiro

Hoje, a “onda” de letreiros turísticos que vem tomando conta de vários pontos turísticos no Brasil e do mundo são tão acessíveis que os turistas não se contentam em tirar uma foto ao lado das letras, querem interagir com elas, escalá-las, entrar e sair dos seus recortes, fazer brincadeiras irreverentes. É o caso do letreiro “I AMsterdam”, ícone da capital da Holanda. Quem visita a cidade não sai de lá sem tirar uma foto ao lado, dentro ou sobre as letras. O primeiro letreiro foi instalado na belíssima praça Museumplein, onde estão localizados os principais museus da Holanda: Van Gogh, Stedelijk e Rijksmuseum. Os outros dois letreiros foram instalados em 2012, um em frente ao Aeroporto Schiphol e o outro, itinerante, é colocado cada vez em um ponto diferente da cidade.

Amsterdam-letreiro-

O Caribe Sul aproveitou a onda e instalou dois “Eu amo Aruba” (com direito a coração no lugar da palavra “amo”). Um na capital, em Downtown Oranjestad, junto à marina, e outro em frente ao famoso restaurante Señor Frogs. A pequena ilha, localizada ao norte da Venezuela, é banhada pelas águas azul-turquesa de um calmo mar caribenho, perfeito para mergulhos, com praias de areias brancas e cenários de cair o queixo. Por isso, o letreiro junto à marina é o mais procurado para registrar a passagem pelo paraíso.

Aruba-letreiro

A região norte do Caribe também não deixou a onda passar. Cancún, o paraíso mexicano de ilhas que formam a letra 7, também tem seu letreiro turístico. Ele fica no “El Mirador”, como é chamada a famosa Playa Delfines, por oferecer uma das vistas mais lindas da ilha. Portanto, ótimo para fotografar e ser fotografado. Além das melhores praias do México, Cancún oferece uma variedade de passeios para outros locais igualmente paradisíacos, como Cozumel e Isla Mujeres. Também vale vivenciar a história de forma bem ativa pelos arredores, como visitando ruínas em Chichén Itzá e Tulum ou se divertindo nos parques aquáticos naturais, como Xcaret, explorando os surpreendentes rios subterrâneos.

Cancun-letreiro

Montevidéu, capital do Uruguai, tem seu famoso letreiro instalado no começo da praia de Pocitos, o bairro mais badalado da cidade, muito frequentado pelos turistas, com área residencial populosa, muita oferta de comércio, restaurantes e serviços.

Montevideo--letreiro

Sabe o famoso Parque Gorky, localizado às margens do Rio Moscou, cenário de livros e filmes? Pois bem, em frente ao gigantesco portão de entrada do parque está instalado o letreiro I Love Moscou (é claro, em russo). Situado ao lado da Galeria Tretyakov, um dos mais importantes museus russos, o Parque Gorky é o lugar perfeito para fotos. Dentro dele há fontes belíssimas, esculturas, além de quadras de vôlei de areia, mesas de pingue-pongue, lago com pedalinhos e outras delícias.

O Brasil já tem seus sign city em vários estados. E chegam com tudo: com versões fixas em pontos turísticos famosos, ou móveis, para serem distribuídas pela cidade de acordo com a estratégia promocional. São usadas também para divulgar eventos importantes da cidade, como Salvador, que lançou seu primeiro letreiro no Réveillon de 2014 e se tornou um dos principais atrativos da cidade. O letreiro itinerante de Salvador é feito com placas de aço, tem 16m de comprimento e 2,2m de altura e foi primeiramente instalado na Praça Municipal, em frente ao Elevador Lacerda, e já é cenário nos principais pontos turísticos da cidade, como Farol da Barra, Morro do Cristo e Dique do Tororó. Descendo rumo ao litoral sul da Bahia, Porto Seguro também ganhou a sua sign city para alegria dos viajantes.

Salvador-letreiro

O mais recente letreiro turístico baiano está instalado em Ilhéus, cenário de livros de Jorge Amado, próximo dos principais atrativos urbanos da cidade, na Avenida Soares Lopes. A placa começou causando polêmica: as folhas da figueira desenhadas numa das letras foram confundidas com as da cannabis, o que pode (ou não) atrapalhar o objetivo da instalação – que as muitas fotos tiradas no painel façam uma propaganda espontânea da cidade, principalmente nas redes sociais.

Realmente, o Nordeste apostou nos letreiros turísticos, até porque não faltam locais bacanas para instalar as famosas letras gigantes e esperar pelos clicks. É o caso do letreiro de Porto de Galinhas instalado na Praça das Esculturas, na Vila de Porto, em Ipojuca. Ele conta com a hashtag #PortoDeGalinhas para publicar as fotos junto a ele com o marzão de todos os azuis caribenhos ao fundo. O letreiro foi instalado em novembro de 2015, tem 3m de altura por 5m de comprimento, pesa cerca de 1,5 toneladas e à noite ganha iluminação especial com refletores em LED.

O letreiro da capital de Pernambuco não poderia estar localizado em outro lugar senão no Marco Zero de Recife, na Praça Rio Branco, um dos pontos mais importantes da cidade, com vista para o Parque das Esculturas e para os edifícios de arquitetura eclética, como o Centro Cultural da Caixa, prédio de 1912, e a Associação Comercial de Pernambuco, inaugurado em 1915. O letreiro tem quase dois metros de altura e é permanente. De frente para o rio Capibaribe, no Recife Antigo, está um dos mais icônicos letreiros da cidade: “Pernambuco: coração do Nordeste”. Instalado em setembro de 2016, depois de exposto na Rio 2016, o letreiro fixou seu ponto com a missão de promover a histórica região do Cais da Alfândega. Vale ou não vale muitas fotos de cartão-postal?

Uma declaração de amor está escrita em Maceió com letras gigantes e coloridas. “Eu amo Maceió” faz parte da paisagem da orla da Ponta Verde e também do Mirante do Jacintinho e do Mirante de Ipioca, no distrito de Ipioca, a 20km do centro. Maceió é rica em mirantes, são verdadeiros “monumentos” da cidade, já que permitem vistas panorâmicas belíssimas, tendo o mar e o verde na composição das paisagens, além da possibilidade de ver as praias e outros cenários por um ângulo diferente.

totem-eu-amo-maceio-foto-wesley-menegari

No Ceará, Juazeiro do Norte, a maior cidade do interior cearense, na região metropolitana do Cariri, a 491km de Fortaleza, também ganhou seu letreiro turístico. Ele foi instalado próximo ao Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. O bacana é que, assim como em outras cidades, junto com o letreiro, várias melhorias foram feitas no entorno: iluminação, ampliação da pista que dá acesso ao aeroporto, novas vagas de estacionamento e arborização.

Em Natal, Rio Grande do Norte, três praias têm seus letreiros, de 1,70m de altura, prontos para clicks e divulgação nas redes sociais: a urbana Areia Preta, na Zona Leste; Ponta Negra, na Zona Sul, a mais badalada e onde fica a famosa duna de 120 metros de altura, o Morro do Careca, cartão postal da cidade; e Redinha, na Zona Norte, ponto de encontro do mar com o Rio Potengi. Todas as placas fazem uma declaração de amor à Natal, a partir do desenho de um coração seguido da palavra “Natal”. Fofo.

Tão fofinho quanto é o letreiro de São Luís, no Maranhão. A cidade, conhecida como “Ilha do amor”, tem seu apelido registrado na placa instalada na praia da Ponta D’areia, no Espigão Costeiro, novo cartão postal da cidade, onde turmas de jovens, famílias, namorados e turistas aproveitam o cenário à beira-mar para praticar a atividades esportivas ao ar livre, como stand up pedal, remo e caiaque, ou simplesmente para apreciar o magnífico pôr-do-sol.

Os famosos Arcos da Atalaia, em Aracaju, ganharam a companhia do letreiro turístico com a frase “Eu amo Aracaju”. O local não poderia ser mais emblemático. Os arcos são um dos destaques da Orla da Atalaia, nos seus seis quilômetros de extensão e atrações como a famosa Passarela do Caranguejo, o Oceanário de Aracaju, o kartódromo e o Mirante da 13 de Julho. Ou seja, acione os clicks porque cenário não vai faltar.

Aracaju-letreiro

O Espírito Santo incluiu os letreiros no programa turístico do estado, com a expressão: “Amor ES”. Podemos encontrar essa declaração de amor na mais movimentada cidade do litoral capixaba, Guarapari, instalado ao lado da área esportiva da Praia do Morro, uma das mais famosas da cidade. Para registrar a beleza da vista da orla de Vila Velha, o letreiro é cenário na Praça dos Ciclistas, na Praia de Itaparica.

Também no sul do Espírito Santo, na Lagoa do Siri, em Marataízes, onde fica a região turística da Costa e da Imigração, o famoso letreiro com a hashtag #amor❤es foi estrategicamente instalado ao lado da ponte, para uma visão panorâmica da Lagoa do Siri e para fotos em vários ângulos, englobando a lagoa e o mar.

Na Região Centro-oeste, Brasília tem seu letreiro “Eu amo Brasília”, de 2,80 metros de altura e 23,4 metros de comprimento, instalado entre a Torre de Televisão e a Fonte Luminosa, local onde é realizada a famosa feirinha e onde é possível ter acesso ao mirante da Torre. Há outros dois letreiros, um instalado no Zoológico de Brasília e outro na Ermida Dom Bosco, com vista para o parque e o Lago Paranoá. Aproveite para fazer uma caminhada, andar de skate, de patins e, é claro, bater aquele click ao lado do letreiro.

Goiânia instalou o seu letreiro “Eu amo Goiânia” na Praça do Sol, uma área de mais de 12 mil metros quadrados, totalmente revitalizada, com anfiteatro, parque infantil, brinquedos e academia acessíveis, área para pets e outras atrações. Aproveite o pôr-do-sol com as cores mais bonitas do Brasil para fazer a sua foto no letreiro.

A região Sul do Brasil começa a fincar seus letreiros nas areias e no continente. As belezas do litoral paranaense poderão ser definitivamente descobertas pelos viajantes de todo o Brasil quando mais letreiros turísticos começarem a pintar nas suas orlas. O balneário de Caiobá, o maior dos 15 balneários de Matinhos, município a 111km de Curitiba, ganhou o seu letreiro em 2017. Móvel, ele tem a missão de impulsionar o nome da praia e divulgar eventos.

Florianópolis tem letreiro engajado. O totem “Sou bem Floripa”, com jeitão havaiano, faz parte de um movimento que inclui campanhas com propósitos sociais como, cuidar do meio ambiente, respeitar o trânsito e compartilhar o bem. Os totens foram distribuídos em pontos como o mirante da Lagoa da Conceição, no trapiche da Avenida Beira-Mar Norte e no bairro Coqueiros, na região continental de Floripa.

parque_de_coqueiros_-_foto_marcos_campos_1

Entre nessa saudável brincadeira de turista. Conte com os mais de 250 destinos turísticos onde seu Clube de Férias possui hotéis parceiros e encontre os letreiros turísticos que estarão no seu próximo roteiro de viagem. Você poderá descobrir novas paisagens, novos cenários e novos ângulos de locais que nem estavam nos seus planos conhecer. Conte os serviços turísticos e a assessoria da RDC Viagens, a agência preferencial do associado, para passagens aéreas, translados, passeios locais e outros serviços.

Dica: Se você, Associado, já tirou fotos assim, ao lado de letreiros turísticos, ou se inspirou para fazer esse tipo de click nas suas próximas viagens, faça como os associados que ilustram alguns momentos deste post, publique suas fotos com a hashtag #meuroteiroRDC.

Deixe um comentário