Carregando...
''

Litoral Sul da Bahia

O litoral sul da Bahia tem diversas opções de lindas praias para prática de esportes ou simplesmente curtir a natureza.

Mesmo com poucos dias disponíveis é possível aproveitar bastante uma viagem. Basta se organizar. Está disposto a uma aventura? Então vá para a Bahia! Dorival Caymmi sabia das coisas. Amplie seus horizontes e descubra o litoral sul baiano, que tem opções para todos os gostos. Praias desertas ou badaladas? Faça sua escolha.

Península de Maraú

Primeira parada: Península de Maraú, localizada na Costa do Dendê, entre Morro de São Paulo e Itacaré. Se o seu ponto de partida for Salvador, pegue um ferryboat para Bom Despacho, na Ilha de Itaparica e de lá siga de carro pela BA-001 até Camamu. Duas opções: ou você continua na BA-001 e em seguida pega a BR-030 ou segue viagem de barco. A Península de Maraú é um santuário ecológico que além da diversidade de praias, tem restingas, recifes coralinos, manguezais, campos naturais e tipos florestais da Mata Atlântica com uma variada fauna e flora. Ufa! Aqui você pode curtir a natureza.  Foi esse conjunto natural que conquistou o escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, autor de “O Pequeno Príncipe“, que chegou, inclusive, a manter residência no povoado. Considerada uma das mais bonitas da região, a Taipús de Fora tem uma paisagem digna de cenário de filme: coqueirais, mata atlântica e areias claras, cortadas por córregos nativos que descem até o mar. O local já foi apontado por revistas especializadas como um dos mais belos de todo o litoral brasileiro. O atributo que garantiu esse status é concedido a suas piscinas naturais, que surgem durante a maré baixa promovendo um espetáculo bem colorido.

Península-Maraú

Itacaré

Seguindo viagem. Saindo de Maraú, a próxima parada é Itacaré. A cidade, que já esteve em listas internacionais dos lugares do mundo que valem a pena ser visitados, está a cerca de 40 km de Maraú. Areia branca, coqueiros e sol. O que faz Itacaré ser especial é, além da brisa que sopra do mar azul e o sol que dá o ar da graça todos os dias, a hospitalidade que só os baianos têm.

Disposição. Quem visita Itacaré não pode ter preguiça! A cidade tem 16 deslumbrantes praias que podem ser visitadas com uma boa caminhada. O tempo de percurso nas trilhas varia de 15 minutos a uma hora de duração. Cada passo vale a pena. A descoberta de cada cenário fará você ficar pasmo com o que seus olhos verão. É um cenário de amor à primeira vista. Não é à toa que muitos estrangeiros ficaram enfeitiçados pelo lugar e decidiram fixar residência por ali, mas você tem só alguns dias para aproveitar! Então, que tal unir o útil ao agradável? Escolha seu esporte favorito: você pode fazer rafting nas corredeiras de Taboquinhas, arvorismo, passeios de canoa pelo rio de Contas ou de lancha pela costa ou ainda passeios pela cachoeira do Tijuípe. Escolha seu programa e aproveite!

Rafting-no-Rio-de-Contas

Ilhéus

Partindo de Itacaré, o destino agora é Ilhéus que está ao sul, cerca de 70 km. A cidade tem boa infraestrutura, uma vasta rede hoteleira e um aeroporto que também serve de opção para quem visita o sul da Bahia. Ilhéus serviu de cenário para os livros de Jorge Amado. A melhor opção é fazer um passeio que vai ao encontro da cultura e da história da cidade: faça a Rota do Chocolate que inclui visitas guiadas e passeios pelas propriedades dos antigos coronéis da região e aprenda muito sobre a época áurea do cacau. Vale a pena  gastar um tempinho desfrutando também as lindas praias da cidade.

Porto-de-Ilhéus

Ilhéus

Prado

Última parada em grande estilo. É o maior trecho de estrada desse roteiro: são cerca de 390 km a partir de Ilhéus, muito proveitosos. Outro cenário de sonhos. O município de Prado tem 84 km de praias com águas mornas recortadas por imponentes falésias de tons variados e rios abundantes. Localizado no extremo Sul da Bahia, na Costa das Baleias, a cidade tem muitas riquezas naturais. Se você estiver na cidade entre julho e novembro, é bem capaz de encontrar baleias da espécie Jubarte que saem da Antártida rumo à costa de águas quentes da Bahia para procriar e amamentar seus filhotes. Que tal um passeio pelo recife das Guaratibas? Fundamental para os praticantes de mergulho.

Arquipélago-de-Abrolhos

A transparência das águas favorece a observação de tartarugas e uma infinidade de peixes multicoloridos. Outra opção é visitar o arquipélago de Abrolhos considerado por mergulhadores profissionais como um dos pontos mais bonitos do mundo. Está esperando o que? A hora é agora!

DICA RDC: Confira as opções de aluguel de carro com a RDC Viagens, agência de viagens do Associado RDC Férias. O Associado RDC Férias pode trocar diárias do seu plano por serviços turísticos, como aluguel de carro ou crédito para compras de passagem aérea na RDC Viagens. Confira as regras para troca e aproveite essa vantagem.

Consulte opções de hospedagem em Salvador, Itacaré e Ilhéus,  e faça a sua reserva pela área restrita ao associado no site da RDC Férias ou com a Central de Reservas: (11) 2172-0250 /4096-0250.

Texto publicado na revista RDC Férias&Lazer. Ed.48

Deixe um comentário