Carregando...
''

Lugares para viajar no Nordeste: 5 destinos imperdíveis

Dizem por aí que o Nordeste é a mais bela poesia do Brasil. Aliás, em matéria de poesia, o que não faltam são versos sobre o que é essa terra.

Ora dura e áspera como a pedra, ora um lugar que faz calor e se pode viver de brisa. Um pedaço do mundo em que os sabores, aromas, festas e paisagens transmitem que as suas férias nunca mais serão as mesmas depois de passar por ali.

Se é um destino que procura, confira alguns lugares para viajar no Nordeste que são imperdíveis:

1. Cabo de São Agostinho – Pernambuco

Coladinho a Recife, Cabo de São Agostinho consegue agradar a todos com a sua pluralidade de atrações em apenas 9 praias. Tem onda para surfista, festa para os jovens, sossego para famílias com crianças em resorts e história para quem procura por memória.

É um dos lugares para viajar no Nordeste que ainda não foi totalmente descoberto pelas multidões e acolhe de forma generosa qualquer turista que chega sem muita pretensão. As surpresas fazem parte do seu pacote! Aliás, é considerado um dos lugares mais antigos do Brasil, com construções que remetem ao século 16.

As praias se dividem nessa grande diversidade com aquele combo perfeito: areia branca, mar azul, piscinas naturais, arrecifes, reservas ecológicas e cultura, como a Festa da Lavadeira.

2. Costa do Conde – Paraíba

A cidade de Conde está a 30 km da capital João Pessoa e é considerada um dos litorais mais lindos do estado.

Cada praia concede um tipo de experiência. Na Praia do Gramame, você pode se aventurar nos esportes náuticos ou provar da mesa farta dos frutos do mar levados pela vila de pescadores. Também pode seguir adiante até as Praias do Amor e Jacumã e passar por debaixo de uma pedra para selar o amor ou, como diz a lenda, encontrar a sua alma gêmea antes de ir embora da cidade.

Como praticamente todos os lugares para viajar no Nordeste, as piscinas naturais e arrecifes formam o cenário ideal para mandar embora todo estresse. A natureza ainda oferece as falésias na Praia de Tabatinga e o Dedo de Deus como mirante.

Uma proposta interessante que vai além das praias é conhecer o etnoturismo da região, Território Macuxi. Ali, é possível ter uma imersão na cultura indígena, nadar no rio, subir em árvores, andar de caiaque, fazer uma trilha ecológica e tomar o banho de tabagatiba, lambuzando-se em argila branca.

3. Alcântara – Maranhão

Saindo de São Luiz em uma viagem de pouco mais de uma hora, a cidade de Alcântara é sinônimo de tempo. Aqui, um conjunto de construção de mais de 300 anos, onde muitas se encontram em ruínas, dá a sensação de o tempo literalmente parou.

O interessante é perceber o exercício da história do seu apogeu ao declínio entre restos da Matriz São Matias, palácios com sacadas de ferro e mercado de escravos. É uma opção de passeio para quem está em São Luiz para conhecer um pouco mais sobre curiosidades históricas do período colonial do nordeste.

Uma dica interessante, é experimentar o famoso doce em espécie, que se assemelha-se a um bobocado em formato de tartaruguinha e é distribuído entre os moradores da cidade em dia da Festa do Divino.

4. Morro de São Paulo – Bahia

E a Bahia continua linda e é um dos lugares para viajar no Nordeste que pode estar em sua lista. Um destino coroado pelo mar e pela simplicidade que ordena a todos a viver em um modo mais calma, assim como o balançar de uma rede é o Morro de São Paulo.

As praias são sensacionais: águas cristalinas enfeitados por peixinhos coloridos e muita calmaria. Se gosta de mais privacidade para curtir as praias, escolha aquelas que são mais afastadas. São nomeadas em Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta e cada uma revela uma experiência. Você pode mergulhar, praticar algum esporte náutico, celebrar o pôr-do-sol ou cair nas festas durante a noite.

5. Chapada das Mesas – Maranhão

Fugindo do roteiro batido de Nordeste, a Chapada das Mesas é uma opção dentre os lugares para viajar no Nordeste. Se os Lençóis Maranhense já deixam o viajante boquiaberto, imagina quando chegar ao Parque Nacional da Chapada das Mesas.

São cerca de 160 mil hectares com cânions, cachoeiras, cavernas, paisagens contrastando entre trilhas, montanhas, grutas e mirante. O calor típico do interior do nordeste é esquecido pelas muitas águas que forma a cachoeira Santa Bárbara com 70 metros de queda ou a Cachoeira do Capelão, que forma uma piscina natural.

Agora, a atração principal fica por conta de um poço chamado Encanto Azul. Um cartão-postal digno de fotos e um contato com a natureza. O Portal da Chapada é um lugar praticamente mítico formado por uma estrutura rochosa juntamente com uma fenda que se transforma no melhor local para apreciar o pôr-do-sol. A vegetação típica do cerrado também dá a graça à sua visita.

O Nordeste tem muito a oferecer ao turista. Em cada parte, uma surpresa e a quebra dos estereótipos que ali não há nenhuma riqueza, pelo contrário. Com essa lista de lugares para viajar no Nordeste, as suas férias terão muito mais gostinho de carne de caju e manga rosa, além da alegria que contagia o DNA!

O turismo de aventura é a sua praia? Então baixe o nosso e-book gratuito com as melhores dicas para aproveitar.

Deixe um comentário