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Marketing da RDC, visão estratégica e ação  

O departamento tem a missão de garantir a perenidade da marca e a satisfação de todos os públicos envolvidos com a RDC, especialmente o associado

 

De forma geral, sob o guarda-chuva do marketing estão abrigados temas como produções gráficas, eventos, ativação de marcas, planejamento criativo, planejamento estratégico, estudo de consumidores, marketing digital, comunicação e marketing interno, pesquisas de mercado, métricas, dentre tantos outros assuntos. Na RDC, o marketing não é diferente, mas o catalisador de todas as ações é um só, o associado do Clube de Férias. “É fundamental oferecer a melhor relação custo-benefício ao associado, dar todas as soluções do produto, facilidade de acesso, segurança, um conjunto de ações que impactam no bom atendimento, um atendimento real, que seja percebido por ele”, afirma Ediel Spalonsi, diretor de marketing da RDC, ciente de que é um trabalho contínuo, que as soluções não são permanentes e que é preciso estar atualizado e atento às necessidades para agir e surpreender positivamente o associado.

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Sem dúvida, falar com esses viajantes especiais não é tarefa simples quando entendemos que não são simples turistas, são pessoas que colocam as férias e o lazer no seu planejamento de vida. Segundo João Biancardi, gerente de marketing da RDC, o foco é a experiência do associado, desde o primeiro contato com a equipe de vendas até após a utilização do Plano. “No meio do caminho criamos um cardápio de comunicação repleto de conteúdos bacanas e bastante informativos, utilizando uma linguagem próxima, clara e dinâmica”. Por detrás de ações como essas há um planejamento maior que envolve um ciclo constante de inovação para a construção de uma marca dinâmica, “antenada” com o que o mercado e os associados esperam. Um trabalho que exige dos diferentes departamentos da empresa, colaboradores internos e fornecedores comprometimentos com o propósito maior da marca que é a de se tornar “referência para todos aqueles que planejam suas férias”.

Paralelo a isso, o universo de viagens evolui. Está cada vez mais tecnológico, com múltiplos perfis de viajantes e diferentes níveis de exigências, o que reforça a importância de o marketing da RDC contar com uma equipe multidisciplinar, um time jovem de casa, onde cada know-how se complementa. “Somos multidisciplinares e usamos isso a nosso favor para entregar visões diferentes, acima do que está acontecendo no mercado, tendências de consumo e dados relevantes para o todo sistêmico da corporação”, afirma o gerente de marketing.

Sem dúvida, muitos dos resultados da equipe de marketing da RDC, especialmente de reposicionamento da marca, de melhor adequação às novas tecnologias e ao amplo conceito de customer service no segmento de viagens e Clube de Férias, são de médio e longo prazo. No entanto, algumas ações importantes estão em pleno vigor, como as diversas  pesquisas de satisfação, a contratação de número cada vez maior de parcerias para ampliar os benefícios dos associados e também algumas ferramentas, como a arquitetura e o conteúdo do novo site e a criação do aplicativo para smartphone, ambos colocados à disposição do associado e que continuam sendo aprimorados de forma sistêmica. O e-mail marketing, por exemplo, é utilizado para que conteúdos relevantes cheguem semanalmente até o associado, ora com informações sobre novos hotéis, promoções, dicas de viagens, ora esclarecendo dúvidas ou simplesmente com notícias do Clube de Férias. Assim como o blog (meuroteirordc), mantido atualizado com novos destinos, formas diferentes de vivenciá-los, dicas de viagens e espaço para comentários e interação com o associado. As redes sociais facebook (/rdcferiaseviagens) e Instagram (@rdcferiaseviagens) tornaram-se os canais mais divertidos e utilizados pelos associados para trocar mensagens e inspirar viagens. A revista Férias & Lazer, que você lê agora, foi totalmente reformulada, visual e editorialmente, para levar conteúdos que verdadeiramente contribuam para a decisão da próxima viagem que o associado fará com a sua família.

Excelência no atendimento, buscar a interação entre os associados e despertar o sentimento de pertencer, o orgulho de fazer parte do Clube de Férias, são três importantes caminhos trilhados pelo Marketing da RDC para entender o momento de vida do associado e entregar a experiência de viagem que deseja ter em suas férias.

Texto Publicado na Revista Férias&Lazer – Ed. 55

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