Carregando...

Mata de São João, da simplicidade dos vilarejos à sofisticação de Costa do Sauípe

A Bahia é assim: simples e plural. E Mata de São João é exemplo dessa diversidade. Localizada na Costa dos Coqueiros, região que vai do norte de Salvador até a divisa com o estado de Sergipe, tem a sede do município localizada no interior do estado, no Recôncavo Baiano, a 56 km de Salvador. São 28 km de litoral que vai da Praia do Forte até Costa do Sauípe.

Aproxime-se da história e dos habitantes de Mata de São João, conhecendo a Igreja do Bonfim de Mata de São João, localizada na sede, onde se concentram cerca de 70% dos seus habitantes. A igreja começou a ser construída entre 1756 e 1758, conforme promessa de um comerciante da região por ter sobrevivido a uma tempestade em alto mar. Assim como em Salvador, a igreja de Mata de São João também tem a sua Festa do Bonfim com cortejo de baianas e outros ritos de sincretismo religioso.

07-Post-igreja-do-bonfim-de-mata-de-sao-joao

A Praia do Forte, cerca de 60 quilômetros de distância da sede, tem 12 quilômetros de praias de areias brancas, mar tranquilo de águas mornas e transparentes, recifes e coqueirais. A praia também é rica em atrações históricas e ecológicas. Antiga vila de pescadores, a Praia do Forte tem um charmoso centrinho, chamado de Vila, que reúne ambiente rústico com infraestrutura de bares, restaurantes, lojinhas e é fechado ao tráfego de carros. À noite, o local se transforma num alegre point de jovens. Não deixe de visitar a igrejinha azul e branca de São Francisco de Assis, construída em 1900, à beira-mar.

03-Post-praia-do-forte

O lado ecológico e cultural da Praia da Forte pode ser conferido no Centro de Visitantes da Praia do Forte, uma área total de dez mil metros quadrados , onde também está instalada uma base do Projeto Tamar . São 600 mil litros de água salgada distribuídos entre tanques e aquários com espécies da fauna marinha da região e de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil em diferentes estágios do ciclo de vida. O espaço tem cinema, vídeo, loja, restaurante e ainda espaço cultural com exposições e eventos.

01-Post-projeto-tamar

A Praia do Forte também é sede do Instituto Baleia Jubarte, criado no ano 2000. Equipe de biólogos fazem o monitoramento e a conservação das baleias jubarte em águas brasileiras. Na época da “visita” das baleias à costa brasileira para reprodução, acontecem passeios para observação desses animais de até 16 metros de comprimento e 40 toneladas. O Instituto abriga um museu e , antes dos passeios, monitores ministram palestras sobre os hábitos, comportamentos e curiosidades sobre as baleias.

06-Post-instituto-baleia-jubarte

Dica: o período da “baleiada” ocorre de julho a outubro. Os passeios e as visitas ao Instituto devem ser agendados previamente por telefone ou pelo e-mail ea.praidoforte@baleiajubarte.org,br

Caminhe, pedale, ande a cavalo ou até se aventure pilotando um quadriciclo, escolhe a sua forma preferida de explorar a belíssima Reserva Sapiranga, na Praia do Forte. São seiscentos hectares de Mata Atlântica e habitat natural de espécies diferentes de flores e de plantas nativas, entre elas orquídeas e bromélias. Aproveite e siga a trilha até o Castelo Garcia d´Ávila.

09-Post-castelo-garcia-d-avila

Ingresse nas ruínas do Castelo Garcia d´Ávila, uma construção militar portuguesa de 1549, concluída em 1624. Ela foi transformada em museu e parque e tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro em 1938. Tem como atrações a Capela de Nossa Senhora da Conceição, a Torre de Garcia D’Ávila, construída em estilo medieval, e passarelas que servem de mirantes para cenários da Praia do Forte.

Quer apreciar pores do sol incríveis? Então siga pela Estrada do Coco, rumo norte, até a Praia de Imbassaí, a apenas 11 km da Praia do Forte . São seis quilômetros de praias. Dunas de areias e barreiras de coqueirais separam o mar do rio Imbassaí, que corre paralelamente ao oceano. Quando ambos se encontram formam um espetáculo que é a atração da praia e cenário para pores do sol que valem ser vistos, sentidos e registrados.

02-Post-praia-imbassai

Continue seguindo pela Estrada do Coco, no sentido norte, e pare em Diogo, sua pequena vila de pescadores que vive da pesca e do artesanato de palha. Não perca a oportunidade de conhecer a belíssima , e semi deserta, praia de Santo Antônio, isolada por dunas e coqueirais.

 04-Post-praia-de-santo-antonio

Você chegou à última praia do litoral de Mata de São João, a glamorosa Costa do Sauípe, a 76 quilômetros do Aeroporto de Salvador. São seis quilômetros de praia que reúne beleza natural, conforto e toda a infraestrutura de um complexo com hotéis de luxo, pousadas temáticas, centros de lazer e entretenimento, como a fazendinha, o centro equestre, quadras para atividades esportivas diversificadas, como golfe e esportes náuticos.

08-Post-complexo-costa-do-sauipe

O Kids Club do Complexo de Costa do Sauípe é um espaço de 4 mil metros quadrados. Oferece piscinas, quiosques, atrações e atividades lúdicas monitoradas, ao ar livre, segmentadas por faixa etária e um restaurante especial para a criançada. A Vila Nova da Praia, localizada no centro do complexo, é um centro social com atrações musicais, lojas de suvenires, moda, feira de artesanato, restaurantes variados e bares.

Dica: Um ônibus circular passa de 20 em 20 minutos e leva a todos os centros de lazer. Associados que se hospedam nos hotéis parceiros do complexo têm direito a usufruir da infraestrutura de acordo com as regras de All Inclusive.

Se conseguir um tempinho em meio a tantas atrações, dê uma escapadinha ao Parque Sauípe, localizado próximo ao Complexo Costa do Sauípe. São 66 hectares de área verde composta por vegetação da Mata Atlântica, quatro lagoas e nascentes, dois vales e riachos. Explore o parque em trilhas ecológicas, em passeios de caiaque, pedalando, cavalgando e em atividades como arvorismo e tirolesa. Túneis camuflados de observação permitem avistar animais e fotografá-los. Um mirante localizado no alto de uma colina, com 15 m de altura, oferece uma visão panorâmica e privilegiada de todo o Parque Sauípe.

05-Post-parque-sauipe

Explore todas as belezas da Costa dos Coqueiros, de vilas a praias semi desertas, parques ecológicos até o glamour do Complexo de Costa do Sauípe. Considere as opções de hospedagem de parceiros RDC em Mata de São João. Consulte a nossa Central de Reservas.

Deixe um comentário