Carregando...
''
GRANDE01-DestaqueOlimpia

Na onda de Olímpia! Do surfe em águas termais ao mergulho na cultura popular

O privilégio é do tamanho do prazer: fazer manobras em pranchas de surf numa pista de 180 graus sobre ondas de águas termais ou ir mais fundo, às raízes da cultura brasileira, para conhecer a Capital Nacional do Folclore.

A sensação é de relaxamento, os benefícios à saúde incontestáveis, mas mergulhar, deslizar, escorregar, pegar onda em águas termais tornam a experiência mais divertida. Esta foi a forma alegre que Olímpia escolheu para explorar as águas extraídas a mais de mil metros do solo, no maior manancial de água doce subterrânea do mundo, o gigantesco Aquífero Guarani (vide informação no final do texto). A cidade atrai em média mais de dois milhões de viajantes/ano pelas formas criativas oferecidas para usufruir dos benefícios de suas águas termais e, em 2014 , foi instituída como Estância Turística.

02-Destaque-imagem-generica-thermas

Olímpia fica no noroeste paulista, na região mais quente do estado, com média no inverno de 18°C e temperatura superior a 28º C no verão. Está estrategicamente localizada a 430 quilômetros da capital, entre duas importantes cidades do interior paulista: a 50 quilômetros de São José do Rio Preto e a 49 quilômetros de Barretos. Juntamente com os municípios de Barretos, Colômbia, Guaraci e Icém, Olímpia faz parte do Circuito das Águas Sertanejas, que reúne folclore, festas de peão, moda de viola, culinária e o prazer de vivenciar a história pura, preservada nos cenários originais.

Passeio pela história preservada

05-Destaque-passeio-pela-historia-preservada

Olímpia exerce papel importante na preservação de tradições do povo brasileiro, realizando anualmente, em agosto, o Festival Nacional do Folclore de Olímpia, que reúne grupos de danças e atrações de todos as regiões do país. O Museu de História e Folclore Maria Olímpia guarda um acervo de mais de 10 mil peças, entre indumentárias de folias de reis, congadas, reisados, caiapós, artesanatos de diversas origens, instrumentos musicais, utensílios e peças de uso tradicional do cotidiano em várias épocas. Aprecie tudo no museu, desde a arquitetura do palacete de 1916, Giosué Tonanni, onde está abrigado, até a famosa “Maria Fumaça”, uma locomotiva inglesa do século dezenove, que marca a chegada, em 1914, da estrada de ferro São Paulo-Goiás à Olímpia, simbolizando o desenvolvimento econômico e social da cidade e o meio de transporte que fazia a ligação entre Olímpia e a região no período de 1940 a 1950.

Entre estrelas de palha de milho

01-Destaque-entre-estrelas-de-palha-de-milho

Uma única estrela trançada em palha de milho chega a tomar um dia inteiro de trabalho.  É uma técnica indígena utilizada na confecção de cestos que foi resgatada, reconhecida internacionalmente e hoje é marca registrada do artesanato de Olímpia. Ela pode ser encontrada cobrindo vidros, decorando almofadas e outros itens na Casa do Artesão, administrada pela União dos Artesãos de Olímpia, que além de preservar a produção artesanal, proporciona trabalho direto para mais de 25 famílias da cidade e também moradores da zona rural.

 Parque Aquático Thermas dos Laranjais

03-Destaque-parque-aquatico-geral

A atração principal da cidade foi construída em um vale em 1987, a apenas 2 km do centro da cidade, numa área de 260 mil metros quadrados. Águas extraídas das rochas submersas jorram naturalmente aquecidas entre 26°C e 38ºC e abastecem o parque considerado um dos maiores complexos turísticos da América Latina. É o 4º parque aquático mais visitado do mundo e o maior de águas termais, uma classificação internacional obtida pela Theme Entertainment Association (TEA), entidade que representa líderes criadores, desenvolvedores, designers e produtores de lugares atraentes e de experiências em todo o mundo.

04-Destaque-parque-aquatico-thermas-dos-laranjais

Atualmente, o parque apresenta mais de 50 atrações para todas as idades, divididas por categorias. As radicais, por exemplo, envolvem brinquedos como Asa Delta, um half pipe para boias de 18 metros de altura ou o Surf Master, uma pista 180º para surfar a 80 km por hora ou ainda o Rio Selvagem, um passeio por um rio cheio de surpresas pelo trajeto, como cavernas escuras e misteriosas cachoeiras. São mais de 23 piscinas térmicas, destaque para o Mar de Israel, a única piscina de ressurgência com sal do mundo, na qual o banhista não afunda. Mais tranquilas são as piscinas revestidas de pedras com jatos massageadores. O Parque também oferece áreas de restaurantes, academia de ginástica e quadras de esportes.

Dica: Quando a sua experiência de viagem envolver um banho de águas termais, experimente as diferentes formas de sentir esse prazer, brincando.

Esplendor do Aquífero Guarani

Para abastecer o complexo turístico são extraídos mensalmente 117 milhões de litros de água do Aquífero Guarani, o maior manancial de água doce do mundo, cerca 1milhão e duzentos mil metros quadrados, que se estende pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, sendo que 2/3 dele está em território brasileiro. Um precioso reservatório de águas especiais alcançadas através da perfuração de poços profundos. No caso de Olímpia, ao prospectar petróleo, a Petrobrás encontrou o aquífero e encerrou a perfuração no local para esse fim, abrindo espaço para a gestão de uma importante reserva estratégica para o abastecimento da população e para o desenvolvimento de atividades econômicas e de lazer. O potencial explorável, sem riscos para o sistema aquífero, é de 40 km cúbicos ao ano, cerca de pouco mais de 20% da recarga natural anual, provenientes, principalmente, das chuvas.

Confira nossos hotéis parceiros em Olímpia e conte com a nossa central de reservas, pelo telefone ou pela área restrita em nosso site, para agendar sua próxima viagem.

Texto publicado na Revista Férias&Lazer – Ed. 52.

Imagem capa: Thermas dos Laranjais

Deixe um comentário