Carregando...
''

O discreto charme de Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento

Santa Cruz Cabrália fica a apenas 23 quilômetros de Porto Seguro e cerca de 50 quilômetros de Belmonte. Juntas, compõem os três municípios que dão nome à Costa do Descobrimento, tombada como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO .

Enquanto o agito do litoral sul da Bahia fica por conta de pontos  badalados como Arraial d´Ajuda, Trancoso e da movimentada Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália se apresenta tranquila, com 35 quilômetros de praias semidesertas, mar de águas calmas e cristalinas protegidas por recifes, piscinas naturais em quase toda a extensão, rios navegáveis, vilas bucólicas, construções coloniais e uma história invejável que remonta mais de cinco séculos: foi palco da primeira missa e marco do descobrimento do Brasil.

Praia de Coroa Vermelha

03-Post-praia-de-coroa-vermelha

É a principal atração de Santa Cruz Cabrália. Está localizada a aproximadamente sete quilômetros do centro, ao sul da cidade. Rasa, de águas quentes e tranquilas, é ótima para velejar e a mais movimentada. Além da baía espetacular, há outras atrações como a enorme cruz fincada na areia, que marca o suposto local da primeira missa no Brasil; a pequena Capela Santa Cruz, construída nos séculos 15 e 16; a Reserva Indígena dos índios Pataxós, que abriga um Museu; e uma rica feirinha de artesanato pataxó.

Centro Histórico

01-Post-igreja-nossa-senhora-da-conceicao

O vilarejo de Santa Cruz foi criado em 1534 com a chegada das capitanias hereditárias e foi construído como era costume em Portugal: sobre um platô, desenvolvendo assim as chamadas cidades alta e baixa. É justamente na parte alta que está o Centro Histórico e onde ainda se encontram construções dos séculos 17, 18 e 19, como a igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1630 pelos jesuítas, algumas ruínas e a Casa de Câmara e Cadeia, antigo sobrado adaptado em 1832.

Ali, no Mirante da Coroa Vermelha, uma vista privilegiada: a cidade que se desenvolveu aos pés daquele pequeno platô de 400 metros de altura, a praia de Coroa Vermelha, a visão do Rio João de Tiba desaguando no mar e, ao longe, o imenso recife Coroa Alta com um banco de areia em alto mar.

Coroa Alta

Reserve um dia para conhecer Coroa Alta com suas piscinas naturais.  Escunas partem das praias de Apuã e Arakakaí rumo ao grande recife para atividades como mergulhar com snorkel e observar corais, tartarugas marinhas e peixinhos na maré baixa.

Praia de Santo André e Ilha do Sol

05-Post-praia-santo-andre

Geralmente, o passeio à Coroa Alta inclui uma parada para almoço na Praia de Santo André emoldurada por coqueiros e pela Mata Atlântica nativa e outra ancoragem na exuberante Ilha do Sol, coberta por coqueirais e manguezais, rica em aves como garças e pássaros diversos. Ali, curta os tradicionais banhos de rio e de lama dos manguezais. Não deixe de conhecer o “Paraíso dos Doces”, local onde podem ser provados mais de 50 espécies de doces caseiros preparados pelos nativos.

Dica: O acesso à vila e Praia de Santo André pode ser feito de carro, embarcando em uma balsa, num percurso que dura vinte minutos. Fique atento aos horários da balsa.

Praia de Apuã

02-Post-praia-de-apua

Curta Apuã bem cedinho, para aproveitar o espetáculo do nascer do Sol, um dos mais belos do Brasil. Com muitas pedras, mar calmo que se enfurece ao bater nos recifes, é um cenário que emociona e rende fotos incríveis. É uma praia urbana, como boa infraestrutura, ótima para pesca e local de onde partem muitos passeios de barco na região.

Praia de Arakakaí

A cerca 300 metros da praia de Apuã, bem próximo do Centro Histórico de Cabrália, está a Praia de Arakakaí ,  a preferida dos surfistas e de praticantes de windsurfe. A faixa de areia é estreita e de cor amarelada, enquanto as águas do mar são esverdeadas.  É uma das poucas praias onde o mar calmo de Cabrália se torna mais forte. Mas há outras atrações, como as piscinas naturais que se formam na maré baixa, as  escunas que partem para passeios e as barracas especializadas em petiscos e frutos do mar distribuídas ao longo da praia.

Praia de Mutari

04-Post-praia-de-mutari

Mar de águas mornas e tranquilas que, ao se encontrar com as águas do Rio Mutari ganham propriedades medicinais, segundo os nativos da região.  Liga-se à Praia dos Lençóis formando cerca de 5 quilômetros  de extensão, o que permite que navios aportem, além de servir de palco para boas e longas caminhadas à beira mar.

Praia de Lençóis

Com águas esverdeadas, agitadas e profundas, a Praia de Lençóis não é propriamente um convite para tranquilos banhos de mar. Aproveite a faixa de areia e a infraestrutura turística da praia para caminhar nos seus três quilômetros de extensão.

Vilarejos de Santo Antônio e Guaiú

Não deixe de conhecer os bucólicos povoados de Santo Antônio e Guaiú, localizados em Santa Cruz Cabrália, ao norte da cidade. São acessíveis por balsa ou pela BA-001. Eles oferecem praias lindíssimas e semidesertas como a de Jacumã, das Bobocas, também conhecida como Praia dos Golfinhos e das Tartarugas – onde é possível avistar tartarugas marinhas.

Descubra novamente o Brasil sob ângulos diferentes de Santa Cruz Cabrália. Confira as opções de hospedagens dos parceiros RDC na região. Conte com a nossa Central de Reservas.

Deixe um comentário