Carregando...
''
capa-blog

Orlando, onde a realidade é um sonho

O desafio é planejar a viagem de forma a aproveitar o tempo e o orçamento e curtir o melhor das inúmeras atrações dentro e fora dos parques

Localizada nos Estados Unidos, no coração do estado da Flórida, Orlando é o destino que melhor descreve o que significa a viagem dos sonhos. A razão é simples: a cidade inteira trabalha para fazer você feliz. E olha que não estamos falando de belezas naturais, mas de parques temáticos, campos de golfe, arte e cultura, SPAs, restaurantes, aventuras ao ar livre e vida noturna. Atrações deliciosamente produzidas para estimular a imaginação, despertar sensações, desafiar a coragem ou simular a realização de desejos, muitos deles impossíveis de acontecer na vida real, como tirar foto ao lado do seu personagem favorito das histórias infantis, surfar em ondas gigantes ou dirigir em alta velocidade um carro que você mesmo projetou. Se tudo é praticamente de mentirinha, então por que nos sentimos tão vivos em Orlando?

Tudo começou com um sonhador

A Orlando de 1875, ano da sua fundação, produtora de frutas cítricas, especialmente laranjas, está bem distante da Orlando nascida no século 20 do sonho de Walter Disney em1971. Ele precisava de uma área extensa, do tamanho de uma cidade, para tirar do papel seu maior projeto de vida: construir o maior centro de diversões da costa leste dos EUA. Passou então a comprar terrenos pantanosos nas imediações de Orlando por preços muito baixos, usando nomes de empresas fictícias. Hoje o complexo Walt Disney World Resorts ocupa uma área de 111milhões de metros quadrados em Lake Buena Vista, nome da cidade onde os únicos moradores são os funcionários da Disney.

Orlando como um residente  

Na cidade rica na oferta de shoppings, outlets, grandes redes de restaurantes, uma dica descolada é conhecê-la a partir dos seus bairros, suas ruas, seus centros históricos, para sentir a alma de Orlando. E nem é preciso fazer muito esforço. Fundamentado no movimento econômico Main Streets América, que propõe a preservação e revitalização de bairros comerciais urbanos com o engajamento da própria comunidade, nasceu o programa Orlando Main Street em que médios e pequenos comerciantes se uniram para trabalhar juntos e dar nova vida ao lugar onde se estabeleceram e vivem. A cidade foi dividida em nove distritos bem distintos, cheios de personalidade. Como exemplos, o Mills 50 District, uma área que congrega a maior comunidade vietnamita-americana da Flórida, é o maior centro de culinária asiática, que reúne arte e vários eventos culturais, ou Ivanhoe Village, um dos bairros históricos mais interessantes, com lojas de antiguidades, galerias de arte, centros de design, mestres artesãos, restaurantes e outras atividades. Todos os bairros são amigáveis para andar de bicicletas, fazer caminhadas e conhecer os serviços personalizados que caracterizam Orlando como um lugar ótimo para se viver.

Orlando além dos parques temáticos

orlando-blog-1

Essa Orlando que muitos visitantes conhecem ou só conhecem de tanto ouvir falar e ver em fotos pode começar a ser vista de cima, numa visão 360º, a bordo de uma das 30 cabines da Orlando Coca Cola Eye, a roda gigante da cidade, ícone do I-Drive 360, centro de diversão construído na área mais central e que abriga outras atrações, como um aquário com túneis subaquáticos que permitem uma visão 360 graus dos animais marinhos, o Sea Life Aquarium; um museu de cera, unidade do famoso Madame Tussauds; o Sktons, Animals Unveiled, com mais de 400 esqueletos de animais de todos os portes e tipos, desde o de uma baleia adulta até o de um pequeno pássaro como o colibri. Na área ainda desfilam baladinhas e restaurantes de diferentes estilos, como o fast food Shake Shack, com seus hambúrgueres de carne bovina nobre de Angus, macia e saborosa, num pão diferente, amarelinho e macio. Tudo isso faz parte da avenida mais turística de Orlando, a International Drive, de 18 km de extensão, onde estão Pointe Orlando, shopping a céu aberto com variedade de lojas, butiques, ótimos restaurantes e cinema IMAX; o SeaWorld Orlando, que a partir de junho dá nova emoção à Kraken, a montanha-russa de 45 metros de altura, com uma experiência de arrepiar durante o sobe e desce: ao colocar os óculos de realidade virtual, o visitante se verá numa base marinha e então mergulhará no oceano para começar uma aventura com criaturas exóticas, gigantes e outras surpresas. Também na International está localizado o complexo Universal Orlando Resort. 

Orlando dos parques temáticos

orlando-blog-2

Na cidade e no seu entorno estão localizados mais de 30 parques temáticos. Quatro estão na Disney World e três estão fora dele, na  Universal Orlando Resort. A 40 minutos de Orlando, a caminho de Tampa, em Winter Haven está a  Legoland da Flórida, com mais de uma dezenas de atrações, a mais nova é Ninjago World, que usa tecnologia 3D e 4D em carrinhos comandados por botões pelos próprios visitantes, e o Legoland Water Park, com foco nas crianças até 10 anos. Distante 130 km de Orlando, está Busch Gardens, o parque que é pura aventura, com safaris e com uma dezena de incríveis montanhas-russas para todos os gostos, como a famosa Kumba, com looping de 34m e uma sequência de giros em espirais. Uma dica: A Legoland disponibiliza ônibus até o complexo que saem da International Drive (no I-Drive 360, onde fica a roda gigante) às 9 da manhã e retornam quando o parque fecha.

Walt Disney World Resort

Além dos quatro parques temáticos já mencionados, o complexo Walt Disney World abriga mais dois parques aquáticos, Disney’s Blizzard e Disney’s Typhoon Lagoon, um centro de compras (Disney Springs), cinco campos de golfe e 34 hotéis que reservam vantagens especiais para aqueles que se hospedam neles. (contamos isso em nosso blog). A porta de entrada da Disney é o Magic Kingdom, que é dividido em seis “terras”- Main Street, Adventureland, Frontierland, Liberty Square, Fantasyland e Tomorrowland.  Nessa área acontecem as paradas, apresentações de personagens com Mickey, Pateta, Donald, Pluto e onde a Pequena Sereia e os personagens da Bela e a Fera ganharam seus castelos na New FantasyLand, além de atrações clássicas como Piratas do Caribe, Dumbo, It’s a small World e de cinco montanhas- russas, para diferentes sensações, como a do Pateta, bem suave, a Space Mountain que corre no escuro, a  Splash Mountain, que cai na água, o trem que explora a  Mina dos Sete Anões e a Big Thunder, que leva para uma cidade de mineração mal-assombrada. Uma das atrações mais esperadas do parque são os espetáculos de fogos e luzes que marcam o encerramento da visita ao parque em frente do icônico Castelo da Cinderela. Desde maio de 2017 o Happily Ever After (Felizes para Sempre) substitui o adorado Wish, após 14 anos, assim como o show de projeções, Celebrate the Magic, deu lugar ao Once Upon A Time (Era uma vez). Ambos recheados de projeções tecnologicamente imersivas.

004

Animal Kingdom ganhou a maior expansão da sua história com a chegada de Pandora, O Mundo de Avatar. Em 48 mil metros quadrados oferece duas atrações imersivas para explorar o mundo navegando num rio sagrado ou sobrevoando a floresta bioluminesce num Mountain Banshee. A área reúne restaurante com pratos temáticos e lojas exclusivas. O espetáculo noturno da Árvore da Vida, símbolo do Animal Kingdom, ganhou novo show, o Nightime Awakenings, com projeção estendida entre os continentes Ásia e África para ser vista em uma área maior do parque. Efeitos especiais de iluminação ajudam nas caminhadas noturnas pelos Kilimanjaro Safaris.

002

Epcot, acrônimo em inglês de Comunidade Protótipo Experimental do Amanhã, é o parque que Walter Disney pensou para ser uma cidade do futuro de verdade. O parque está divido em duas áreas: Future World, onde está a icônica esfera Spaceship, com tecnologia, evolução da espécie, espaço, projeções e curiosidades sobre o futuro, e Showcase, um desfile de 11 países e personagens que ocupam esses espaços, como Donald e Zé Carioca na área do México e Elsa e Ana, de Frozen, no pavilhão da Noruega, além de áreas de shows como Frozen Ever After, que revive as canções favoritas de Frozen, navegando pelas águas de Arendelle e o espetáculo pirotécnico, um dos mais belos da Disney, Illuminations: Reflections of Earth, no encerramento do parque, no lago de Epcot.

O tema do Hollywood Studios é cinema, claro. Atualmente, os brinquedos mais procurados são os da saga Star Wars. A novidade é o  tour de sete horas que leva o visitante a imergir na galáxia muito, muito distante e fazer várias atividades, como aprender lutar como um Jedi.  Também há opções com dose de adrenalina como a Torre do Terror e a montanha-russa do Aerosmith e muitos shows durante o dia. À noite, no fechamento do parque acontece Fantasmic, espetáculo de fogos, luzes laser e águas dançantes comandadas por Mickey Mouse.

006

Uma dica. Para não perder os shows que deseja curtir, retire logo na entrada do parque o Times Guide (Guia de Horários) e o mapa, ambos disponíveis em português, contendo os locais e horários dos shows e atrações. Veja também as vantagens do aplicativo My Disney Experience.

003

Reserve um bom tempo para visitar a Disney Springs (exDowntown Disney). O centro de compras e diversão foi totalmente redesenhado, ganhou o dobro do tamanho do anterior, com uma centena de lojas, butiques finas, a maior loja Disney, restaurantes de várias cozinhas, atrações e shows.

Universal  Orlando Resort

orlando-blog

O segundo maior complexo de Orlando abriga três parques temáticos: Universal Studios Florida, Islands of Adventure e o novíssimo parque aquático Volcano Bay, que, como o nome diz, tem suas atrações girando em torno de um grande vulcão, o Krakatau, que ao invés de lavas jorra água, formando cachoeiras que se transformam em gigantescos toboáguas para aventuras como Aqua Coaster, para deslizar em uma canoa pela névoa, em curvas às escuras, até ser lançado para uma enorme cascata. São quatro áreas imersivas e 18 atrações, restaurantes com pratos temáticos, lojas, cabanas para relax e outras delícias. Com a pulseira Tapu-tapu, basta acenar diante do brinquedo desejado para guardar lugar na fila e sair para curtir o parque.

O Mundo Mágico de Harry Potter, motivo de viagem da maioria dos jovens, está distribuído em dois parques da Universal Studios, o Island of Adventure, onde desde 2010, ocupa uma área de 85 mil metros quadrados, e a Universal Studios Florida, que desde 2014 expandiu a experiência com o Beco Diagonal, onde foi recriada a estação londrina  King’s Cross e brinquedos como o simulador que revive a fuga de Harry e seus amigos do Banco Gringotts. Em ambos os parques, além de simuladores existem as famosas lojinhas de truques, de venda de varinhas mágicas (e locais para ativá-las) e restaurantes que servem cerveja amanteigada, suco de abóbora e outras peculiaridades do mundo de Harry. A ligação entre os dois parques é feita a bordo do Hogwarts Express. Para curtir a aventura conforme a ficção, basta pegar o trem na estação King’s Cross, no Beco Diagonal, “atravessar” a parede de tijolos da plataforma 9 ¾, viver 4 minutos de surpresas pelo caminho e chegar à  Vila Hogsmead, no parque Island of Adventure. A atração principal da vila é o Castelo de Hogwarts. Ao explorá-lo, muitas emoções, como um simulador fantástico que leva o visitante a voar com Harry e jogar uma partida de quadribol. Fora dele, outras surpresas, como a montanha-russa Dragon Challenge, com trilhos entrelaçados que parecem iguais, mas um deles tem mais curvas radicais, enquanto no outro o carrinho atinge maior velocidade e o visitante escolhe o tamanho da emoção que deseja sentir. Na Estação Hogsmead, o trem leva o visitante de volta ao Beco Diagonal, no parque Universal Studios Florida, com mais emoções pelo caminho. Para embarcar no Hogwarts Express e viajar magicamente entre os dois parques, na ordem que desejar, é preciso adquirir o ingressso Park to Park.

orlando-blog-0

Aproveite as novidades do parque Islands of Adventure: os brinquedos King  Kong, na Skull Island, inaugurada no verão de 2016, para experiências multissensoriais, com tecnologia 3 D , que conduzem a uma ilha com criaturas pré-históricas até a aparição do gigantesco Kong, e a divertida montanha-russa do Incrível Hulk, reaberta em agosto do ano passado, com carros novos e experiências imersivas.

Associados do Clube de Férias podem contar com a flexibilidade do seu Plano de Férias para hospedagem nos Hotéis Parceiros Internacionais em Orlando e também com a agência RDC Viagens, que além de orientar sobre esse procedimento, também auxilia no planejamento da viagem, na construção de roteiro de acordo com o seu perfil de viajante e também oferece serviços de aluguel de automóvel, venda de passagens aéreas, seguro viagem, enfim, uma assessoria completa para realizar os sonhos de muitos viajantes.

Texto Publicado na Revista Férias&Lazer – Edição 55

Deixe um comentário