Blog RDC Férias
Carregando...
''
imgsCapa

Paraíba, explore esse destino

A Paraíba ganha cada vez mais espaço como um dos mais procurados destinos turístico do país.

Seja qual for o estado de espírito, o Estado é a Paraíba: aqui, os viajantes encontram muita aventura e diversão. Do litoral com belas praias até o interior do Sertão, passando pela arte popular do Cariri, é impossível não se apaixonar pela simpatia e hospitalidade dos paraibanos. Para os festeiros e amantes de uma boa história, tem-se a combinação de praias paradisíacas, atrações históricas e boas compras, além das trilhas de fé pelos caminhos do interior e dos festejos populares, como o maior São João do Mundo, no ritmo mais original do Nordeste. Existe ainda o tempero e sabor com uma culinária local de dar água na boca.

João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil e considerada pela ONU a segunda mais verde do mundo. Seu centro histórico compõe uma dos maiores e mais importantes construções históricas do Brasil, uma boa opção para quem quer descanso com sol, mar e cultura. A cidade promove a beleza da arquitetura dos últimos três séculos e outros encantos, com hotéis, igrejas e praças antigas.

Joao-Pessoa-vista-de-cima

As igrejas têm bela arquitetura e contam muito da história da cidade, como a imponente Igreja de São Pedro Gonçalves. Destaque também para o Centro Cultural São Francisco, a principal atração histórica da cidade, hoje o centro de atividades artísticas, considerado um dos mais belos exemplos do barroco brasileiro. O roteiro deve incluir as igrejas de São Bento (antigo convento), do Carmo com Palácio Arquidiocesano e a Catedral Metropolitana. Além das igrejas, o visitante não pode perder o mais novo cartão-postal da cidade, a Estação Cabo Branco, com as inconfundíveis curvas de Oscar Niemeyer.

Estação-Cabo-Branco

Litoral Norte
Em direção ao interior, a 18 quilômetros de João Pessoa, encontra-se o município de Cabedelo. Lá, está localizado o porto de menor distância entre o Brasil e a Europa, além do Forte de Santa Catarina, um monumento de pedra que representa o testemunho de batalhas memoráveis na luta pela defesa das riquezas do território.

Porto-de-Cabedelo

A região é conhecida também por suas belas praias, como a de Poço e a de Intermares, onde as ondas são um prato cheio para o surf e kite surf. Também é nessa praia que ocorre a desova das tartarugas marinhas. Em Camboinha a atração é na Areia Vermelha, uma ilha que só pode ser vista durante as marés baixas, quando o banco de areia se mostra a menos de dois quilômetros da praia.

O Pôr do sol, ao som do Bolero de Ravel, tocado todos os dias pelo Jurandy do Sax, na praia pluvial do Jacaré, encontro do Rio Paraíba com o mar, é o lugar escolhido tanto por turistas como por moradores, que se reúnem no final do dia e assistem ao espetáculo – um ritual mantido há mais de 10 anos. Antes desse horário, as pessoas passeiam em volta do rio, para ouvir artistas locais nos bares e fazer compras nas lojinhas de artesanato ao redor.

Jurandir-do-Sax

Para os adeptos do ecoturismo, Mamanguape oferece muitas opções de entretenimento. É possível visitar os manguezais do Rio Mamanguape, o Parque Ecológico da Bica e a Gruta do Sertãozinho. O município possui um grande acervo histórico e arquitetônico, que tem como destaques a Casa do Imperador, o Presídio da província da Parahyba e as igrejas de São Pedro, de São Paulo, do Rosário e de São Sebastião. O enorme estuário formado pelo encontro do Rio Mamanguape com o mar é um dos trechos mais bonitos do litoral paraibano, aqui, fica a sede do Projeto Peixe-Boi Marinho, administrado pelo Instituto Chico Mendes.

A Baía da Traição é conhecida por suas praias belíssimas, sendo muito frequentada por turistas de todo o Brasil. Grande parte das casas urbanas pertence a veranistas. O ponto principal de encontro, não só dos turistas, mas também da população mais jovem, é a praça central. Além das praias, há também belas lagoas e rios. As lagoas mais conhecidas são a Lagoa do Mato, a Lagoa Encantada e a Aldeia Perdida, que tem uma lagoa isolada e rodeada por uma vegetação admirável. O que marca o turismo de Baía da Traição é, sem dúvida, a presença de índios. O artesanato e a dança são a identidade dos Potiguaras e podem ser encontrados em todas as aldeias da reserva pertencente ao município.

Poços

Litoral Sul
O Conde fica na Região Metropolitana de João Pessoa e faz parte do litoral sul paraibano, com famosas praias, como Jacumã, Tabatinga e Coquerinho. O lugar recebe vários turistas que frequentam a famosa praia de Tambaba, que entrou para a história do Naturismo mundial.

A praia de Tambaba é um verdadeiro show, suas águas cristalinas e mornas são um convite aos banhos em suas piscinas naturais. Sua areia branca permite aos naturistas usufruir das águas em longas caminhadas ou simplesmente deitar-se sobre elas e sentirem a sensação da natureza mais perto. Sua vegetação é bem diversificada e inclui a mata atlântica, flores tropicais e muitos coqueiros que, com o soprar do vento, transmitem sossego e paz. Os mirantes paradisíacos permitem observar toda a natureza encantadora do lugar.

Conhecido como um dos refúgios da cidade, o Coqueirinho é um lugar encantador pela beleza de suas praias tranquilas. Traz um clima agradável e costuma atrair muitos turistas durante a alta temporada, que aproveitam para relaxar e tomar um banho de mar. É uma ótima opção para quem busca um lugar calmo e bonito para passar as férias. Propício para quem gosta de mergulhar e para a prática de esportes náuticos, como o kite surf e a vela.

Praia-de-Coqueiro

Tambaú é uma praia tranquila e considerada uma das mais famosas da região. Com uma boa faixa dourada de areia e mar calmo, ideal para o banho e a prática de esportes náuticos, como o caiaque e a vela. É muito procurada por famílias com crianças e jovens esportistas, agradando a todos com sua infraestrutura, bares e quiosques.

A praia de Cabo Branco costuma receber um bom número de turistas e é excelente para mergulhar, tomar um delicioso banho de mar e repor energias. A areia é fofa e o mar, pouco agitado, muito procurado por jovens que aproveitam para jogar futebol e vôlei de areia. Dispõe de boa infraestrutura, com barzinhos e restaurantes de comidas locais.

> Distâncias de João Pessoa: Rio Tinto: 41 km, Coqueirinho: 20 km, Tambau: 11 km, Cabo Branco: 11 km.

Tambaú

Artesanato e Gastronomia
O Mercado de Artesanato Paraibano (MAP) em Tambaú possui dezenas de lojas com produtos regionais, como roupas de algodão colorido, chapéu sertanejo, rendas e muitas opções de lembrancinhas para aqueles que gostam de presentear sua família e seus amigos. Os preços são excelentes se comparados aos valores praticados em outras capitais nordestinas. Ao lado do MAP está o Mercado Público de Tambaú com uma grande variedade de frutas e doces típicos do local.

Joao-Pessoa-

A culinária paraibana, com influência colonial e litorânea, teve forte presença da culinária adaptada pelos africanos trazidos como escravos para o cultivo da cana-de-açúcar e o uso intensivo de peixes e crustáceos. Um prato que se tornou marca local é a carne de sol e o bode, que contribuiu com vários pratos, como a buchada, uma iguaria muito apreciada tanto no interior do estado como na capital. O visitante pode encontrar pratos típicos no restaurante Mangai, bem como no tradicional Recanto do Picuí.

Quem quiser variar do sabor local, pode experimentar o restaurante italiano e pizzaria Famiglia Muccini. E para quem não abre mão de um bom sorvete, a dica é a sorveteria Delícias do Serrado, com sabores do cerrado brasileiro: buriti, cagaita, pequi e araticum irão surpreender seu paladar.

DICA RDC: Como associado RDC Férias, suas diárias de hospedagem também podem ser utilizadas para aluguel de carros, tanto no Brasil quanto no exterior. Conheça as condições para usufruir das vantagens desse benefício.

Confira em nosso site os hotéis parceiros na Paraíba e programe a sua próxima viagem . Já visitou a Paraíba? Compartilhe suas descobertas conosco nos comentários!

*Texto publicado na revista RDC Férias&Lazer – Setembro 2013. Edição 46

Deixe um comentário