Blog RDC Férias
Carregando...
''
Destaque-ParaisoParanaense

Paraíso Catarinense para todos os gostos

A costa catarinense, além de belas praias, proporciona lazer de qualidade e opções variadas; natureza, aventura, vida noturna e gastronomia completam o pacote de atividades do destino

Mesmo Santa Catarina sendo apenas a vigésima unidade federativa do Brasil em área – abrangendo 1,12% do território nacional -, estão dentro de seus limites 7,2% da costa do país. Dentre os 531 quilômetros à beira mar, escolhemos um roteiro de férias de verão para você explorar um pouco do que há de melhor na região. São seis paradas, no centro-norte do estado, para serem percorridas de carro, entre Navegantes e Bombinhas. O caminho é pela BR-101, num trecho de 70 quilômetros de estrada boa e duplicada. Prepare as malas e embarque na viagem.

Navegantes e Itajaí

01-Post-itajai

A viagem começa no desembarque do Aeroporto de Navegantes. De lá, após alugar um carro, a primeira parada é na vizinha Itajaí, cidade portuária de intensa atividade econômica. No centro histórico, localizado na margem direita do Rio Itajaí-Açu, é possível fazer a Rota do Pedestre: são 2,5 quilômetros de caminhadas passando por casarões e igrejas históricas. Aproveite a vista do maior rio de Santa Catarina, a Praça Vital Ramos – marco zero do município -, e o Mercado do Peixe, que além de oferecer produtos frescos conta com bons restaurantes. Para quem curte natureza e esportes de aventura, não faltam boas pedidas. Há trilhas pela região, voo livre e mirantes para observar o mar e a mata preservada do Parque Natural Municipal da Atalaia. No Farol e Molhes da Barra, o pôr do sol é imperdível. Lá, há, também, prática de surf noturno, por conta da iluminação especial. A cidade ainda possui seis praias, muito distintas entre si, que merecem a visita. Dedique pelo menos dois dias a Itajaí.

Balneário Camboriú

01-Post-balneario-camboriu

A 17 quilômetros de distância, saindo de Itajaí pela BR-101 sentido sul, estará o famoso balneário de intensa atividade noturna, com ótimas baladas, restaurantes, comércio e até o maior edifício do Brasil, o Millennium Palace, com 177 metros de altura. Para se ambientar, comece com um passeio pela orla da Praia Central, na Avenida Atlântica. Contemple o pôr do sol do alto do Cristo-Luz, que permite uma vista panorâmica de todo Balneário. Aproveite, também, o calçadão do Molhe Barra Sul, que possui, inclusive, atrações para os pequenos, como o Parque Infantil e o passeio no Barco Pirata. Para um bom banho de mar e mais natureza, dirija até as praias mais afastadas, a exemplo da Praia das Laranjeiras e Estaleirinho. Hospede-se pelo menos duas noites para aproveitar a cidade.

Itapema/Meia Praia

Seguindo a viagem no sentido sul da BR-101, 20 quilômetros depois, chegará à Itapema. E fique de olho na estrada: na região, ela fica mais próxima do mar e garante belas paisagens. Meia Praia tem boa estrutura e é bastante tranquila, muito escolhida por famílias com crianças. Vale a parada para descansar um dia.

Porto Belo

01-Post-ilha-de-porto-belo

Vizinha à Meia Praia está a pequena Porto Belo, cujo acesso é feito pela rodovia SC-412. Ao todo, no município, são seis belas praias continentais: Perequê, a maior delas; Central, de águas calmas e com vista para a Ilha de Porto Belo; as tranquilas praias de pescadores do Baixio, do Araçá e da Caixa D’aço; e a encantadora Praia do Estaleiro, alcançada somente através de trilhas. Além, claro, da aclamada Ilha de Porto Belo, que está a dez minutos de barco da Praia Central.

Bombinhas

01-Post-bombinhas

A última parada é na paradisíaca Bombinhas. Com praias de águas claras, propícias para o mergulho, a cidade garante deliciosos banhos de mar. Para se hospedar, os locais com mais estrutura são as praias de Bombinhas e Bombas. Mas não deixe de explorar localidades menos badaladas, como a Praia da Sepultura, de mar calmo, onde é possível mergulhar com snorkel e ver muitos peixes, e a Praia de Mariscal, que exibe bela vegetação ao fundo e é compartilhada por famílias e surfistas. A Praia do Ribeiro também vale a visita: cercada por mata nativa, é banhada por águas cristalinas.

Beto Carrero World

01-Post-beto-carrero

O parque idealizado por João Batista Sergio Murad completa 25 anos em 28 de dezembro de 2018. Criado para ser um mundo mágico que mistura faroeste, Idade Média, piratas, zoológico e parque de diversões é um centro de entretenimento completo e que diverte pessoas de todas as idades. Sempre crescendo e com novas atrações hoje é o maior parque temático da América Latina. O destaque da temporada é o Natal do Sherk, mas os clássicos shows e encenações, os brinquedos – radicais ou infantis – a interação com os animais e os diferentes cenários do parque continuam imperdíveis. É a parada final perfeita para encerrar o roteiro pela região. Saindo de Bombinhas retorne sentido Navegantes e em uma hora estará na cidade de Penha, vizinha ao aeroporto, onde está essa terra dos sonhos, aproveite pelo menos dois dias de fantasia por lá antes do retorno das férias.

Texto publicado na Revista Férias&Lazer – Edição 54

Deixe um comentário