Blog RDC Férias
Carregando...
''
capa_blog

Passeios saborosos no Circuito das Frutas em São Paulo

Se desligar da paisagem urbana para curtir os calmos e acolhedores cenários da zona rural vem se tornando mais do que um opção de passeio turístico, um verdadeiro remédio para equilibrar a mente e o corpo. E olha que dá pra ir de carro, pedalando e até cavalgando.

parreira

Localizadas próximas à capital paulista, no sudeste do estado de São Paulo, Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo são cidades famosas pela produção de frutas de mesa, como uva, caqui, figo, goiaba, morango, acerola, pêssego. Entre cores e sabores, oferecem um roteiro diferente, com direito a passagens por vinhedos, apiários, alambiques e deliciosas experiências gastronômicas.  Ótimos motivos para planejar deliciosas viagens e escapadas de final de semana.

Dica: em novembro acontece a Cavalgada do Circuito das Frutas, um resgate da cultura e da história dos tropeiros na região.

mapa_circuito_frutas

Por falar em gastronomia, aproveite a cultura da região que recebeu forte influência da imigração italiana, entre 1870 e 1960. Ela está presente em vários passeios, mas também pode ser o próprio objetivo da viagem. As opções vão de comida da fazenda, cantinas italianas até restaurantes de nível internacional que incluem culinária japonesa, mexicana, alemã e portuguesa.

parada_quilombo

Jundiaí

Pertinho de São Paulo, a apenas 60 quilômetros da capital, Jundiaí é conhecida como “A Terra da Uva”. Portanto, aproveite tudo que foi herdado da forte tradição italiana, visitando as diversas vinícolas familiares que se instalaram na zona rural. Elas oferecem desde vinhos artesanais, sucos e espumantes até experiências como a do Sítio São Roque, que além de oferecer uma visão privilegiada da Serra do Japi, da Serra dos Cristais, de Atibaia e da Serra da Cantareira, também abre para visitação às plantações de uva, de pêssegos, de poncã, de limão e de goiaba. O local abriga o Restaurante Recanto Marquezin, com várias opções de “comida da mama”, como o tradicional nhoque. A família Marquezin faz parte da geração de imigrantes que chegaram ao Brasil na década de 1880.

fazenda_jundiai

Dica: A Festa da Uva de Jundiaí ocorre nos meses de janeiro e fevereiro há mais de 80 anos. Oferece além de exposições, atrações como a Pisa da Uva, em que os visitantes são convidados a dançar nas tinas sobre a uva, representando as antigas tradições da produção de vinho!


Dê um pulinho até o bairro Caxambu, na zona rural de Jundiaí.  A região reúne adegas e sítios com atrações, como a Adega Maziero, fundada em 1889, e que ficou famosa por ter seu vinho escolhido por uma comissão de bispos e padres para o papa Bento XVI celebrar a missa, quando da sua visita ao Brasil. Gostoso também é provar frutas na época da colheita, no Sítio Paulini, onde fica a  Adega Beraldo Di Cale, que dá nome ao seu vinho artesanal (de produção limitada), à cachaça e ao vinho tipo do Porto. No local também se encontra uma loja de produtos típicos e um restaurante com especialidades caipiras com sotaque italiano, como o Risoto Caipira de Bacalhau. Mais de cem rótulos de vinhos finos internacionais compõem a  Adega Brunholi, que oferece também vinagres, licores, molhos e massas da Família.

Dica: Confira a relação de adegas, sítios, chácaras, haras, de cervejaria e de conservas artesanais e até do Museu do Vinho, com a história do vinho na região.

mel

Itupeva

Em Itupeva, a apenas 21 quilômetros de Jundiaí, e a 70 quilômetros da capital paulista, o objetivo da viagem pode se resumir em conhecer a produção de mel. Aproveite o caminho para curtir a paisagem que abrange um conjunto de morros arredondados, pequenos vales e diversas propriedades rurais produtoras de uvas, morangos e pêssegos e de mel. Acompanhe o processo de extração do mel no favo e tire dúvidas sobre como reconhecer o verdadeiro mel, com 2% de iodo, no Apiário Nona Emília, no Sítio Santa Emília. Além de degustações de produtos do sítio, como licores, vinhos, pinga com mel e outras delícias, o passeio inclui visitação ao lago, às parreiras, e às quadras de pêssegos.

Vinhedo

Compare o céu urbano ao céu estrelado do interior em Vinhedo, a apenas 76 quilômetros da capital paulista, num  passeio durante a lua crescente de cada mês. Dois telescópios Meade de 12 polegadas garantem observar a Lua, Saturno, aglomerados de estrelas e outras maravilhas celestes. Para curtir as belezas rurais aqui da terra, vale um passeio à Adega Família Ferragut, no coração de Vinhedo. A propriedade possui 5 mil pés de uva e oferece vinhos artesanais, suco de uva natural, sem conservantes, além de geleias, bolachas, balinhas de cachaças e outras guloseimas.  Agende uma visita monitorada às parreiras para conhecer o processo de produção de vinho e de suco, além de conhecer a história da família Ferragut.

paisagem_atibaia

Atibaia

Já ouviu falar em “colhe e pague”? Pois bem, essa é a versão “pesque e pague” do mundo dos produtos orgânicos proposta de um dos passeios do Circuito das Frutas em Atibaia. A cidade fica a 50 quilômetros de Jundiaí e a 66 quilômetros de São Paulo. Cercada pela Serra da Mantiqueira, Atibaia é conhecida por ter um dos climas mais agradáveis do país e também pela produção de flores e de morangos especiais, cultivados de forma natural.

Inverno e primavera são as estações auge do morango. A região produz quatro milhões de pés por temporada. Aproveite para sentir a sensação de colhê-los e degusta-los ainda frescos. Depois, dá até para levar uma caixinha pra matar saudades em casa.

colhendo_morangos

Dica: Com forte influência japonesa, a tradicional  Festa das Flores e Morangos de Atibaia acontece em setembro, com danças, teatros, músicas, artes e exposição de flores como orquídeas, azaleias, mini orquídeas, mini rosas, mudas de roseiras e de morangos.

Para sentir o verdadeiro clima rural, nada melhor do que vivenciar o clima da Fazenda Paraíso, em Atibaia, uma autêntica fazenda com sede construída em taipa, em 1860. São 150 alqueires, com atrações como um alambique artesanal com peças em cobre com a moenda de 1942 e seus grandes tonéis de cachaça, e também uma oficina onde é apresentado todo o processo de produção artesanal da bebida, com direito a degustação de cachaças especiais ali produzidas.

comida_fazenda

Para vivenciar experiências rurais e aproveitar as diversas e diferentes atrações do Circuito das Frutas, conte com as opções de hospedagem dos parceiros RDC na região. Entre em contato com a nossa Central de Reservas.

titulohoteisemdestaque

destaqueshsalv-quality
Quality Itupeva
Hotel da Rede Credenciada, localizado a 40 minutos da capital paulista, na Rodovia dos Bandeirantes, próximo às grandes metrópoles, mas com a tranquilidade e receptividade do interior.

 

destaqueshsalv-taua

Tauá Atibaia
Hotel da Rede Credenciada, o Tauá Hotel Atibaia está localizado a apenas 80 km de São Paulo e a 45 km de Campinas. Possui várias opções de lazer e descanso, e vem cada vez mais se destacando tanto pela sua estrutura quanto pelo seu atendimento diferenciado na região. Uma maravilhosa piscina pré-aquecida é o centro das atenções da estrutura de lazer, que também conta com campo de futebol society sintético, quadra de tênis, quadra poliesportiva, salão de jogos, arco e flecha, circo, trilhas ecológicas, sala de ginástica, sauna, pista de cooper, sala de cinema e scoth bar.


destaqueshsalv-intercity
Intercity Vinhedo
Hotel da Rede Conveniada, situado no pólo industrial de Vinhedo, região metropolitana de Campinas, com fácil acesso ao aeroporto de Viracopos. Um hotel novinho, com uma equipe de atendimento bem treinada e ativa, acomodações amplas e confortáveis para relaxar e um delicioso café da manhã para saborear no início do dia.

 

Confira mais opções de hospedagem em nosso site 😉

Glauco alves laverda

Parabens a Rdc cOm a qualidade dos eventos turisticos oferecidos.
Faltou, no entanto, desCrever, as condicoes de acesso de chegada, estadias e saidas, por onibus turisticos? Carro particular ou locadora e avioes com translados. Abraco .

21 de setembro de 2016 | Responder
    Redação RDC

    Olá, Glauco! Obrigado pelo seu comentário e por compartilhar sua avaliação conosco! Incluímos alguns links ao longo do texto, que levam para os sites oficiais dos lugares e passeios mencionados. Caso você queria saber mais sobre algum deles, compartilhe conosco.

    23 de setembro de 2016 | Responder

Deixe um comentário