Carregando...

Patagônia, maravilhosa viagem ao fim do mundo. E que mundo!

Cenários que talvez você nunca tenha visto, com pinguins, leões marinhos, geleiras, lagos de águas azul turquesa, montanhas de mais de 3 mil metros de altura e parques declarados “Patrimônio da biosfera” fazem parte da Patagônia, palco para os melhores trekkings do mundo. A Patagônia é daqueles destinos que não cabem num só país. A região está dividida entre a Argentina e o Chile, no extremo sul da América do Sul, e ganha nomes próprios, Patagônia Argentina e Patagônia Chilena, cada qual com atrações bem peculiares, como observar o desprendimento de gelo dos glaciais, ouvindo o som das pedras caindo sobre as águas, caminhar e acampar nos parques, esquiar sobre uma geleira ou até saborear delícias exóticas, como um sorvete de calafate.

ushuaia-01

Os dois países dividem também o fim do mundo: parte da Terra do Fogo é dividida entre o Chile e a Argentina e a sua capital, Ushuaia (pronuncia-se Uçuáia), localizada no lado argentino, é a cidade mais austral do planeta. Ushuaia possui o porto de águas profundas mais próximo da Antártida, de onde partem expedições para o famoso destino gelado.

ushuaia

Escolha a experiência que deseja viver a partir de Ushuaia, como andar de caiaque pelo Rio Lapataia, fazer excursões pelo Canal de Beagle ou, no período de inverno, praticar esqui no Glaciar Martial, a apenas 7 km da cidade, onde funciona um centro de esqui . Aproveite para andar de teleférico e curtir as vistas do Glaciar, de Ushuaia, do Canal de Beagle e da Ilha Navarino, no Chile.

Dica: A Patagônia é uma perfeita estação de esqui durante o inverno, com frio e neve desde o final de junho até início de outubro. Para fazer caminhadas e explorar a paisagem, a melhor época para visitar a Patagônia é no verão, de dezembro a março, quando os dias são longos e a temperatura fica entre 13°C e 20°C, mas acompanhada de ventos de até 120 km/hora.

El Calafate, capital nacional dos Glaciares, está localizada na província de Santa Cruz. É o cartão postal da Patagônia Argentina, especialmente pelo deslumbrante Glaciar Perito Moreno que permite um minitrekking na sua parte mais estável, uma atração do Parque Nacional Los Glaciares. No passeio “Todos os Glaciares”, além do Perito Moreno, também  é possível chegar próximo dos famosos  Upsala e Spegazzini.

el-calafate

Inesquecíveis são os passeios de observação como navegar pelos Rios de Hielo pelo incrível Lago Argentino que margeia a cidade, ao encontro de icebergs e glaciares. Aventuras completas podem ser vivenciadas a 23 km de Calafate, em Cerro Frías, um eco parque aos pés da Cordilheira dos Andes, que promete explorar falésias, passar por lagos, bosques, estepes e até deslizar pela tirolesa mais extensa da América do Sul em passeios 4×4, cavalgadas e trekkings.

Cordilheira-dos-andes

Dica: O roteiro de viagem à Calafate e Ushuaia, saindo pelo Brasil, pode ser feito com parada em Buenos Aires (aproveite para curtir a cidade), de onde se pega um avião para El Calafate e, depois, para Ushuaia. 

A oitava maravilha natural do mundo encontra-se na Patagônia Chilena, no extremo sul do país, o Parque Nacional de Torres del Paine, declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO, em 1978. Um paraíso de 181 mil hectares de grupos de montanhas, pedras, florestas e cenários que mudam a cada passo. O parque é cortado por trilhas de todos os níveis que podem ser feitas a pé ou cavalgando. O clímax do passeio é chegar aos pés das duas “torres”, no Vale Francês, um mirante que garante uma vista incrível de três lagos de Torres del Paine.

parque-nacional-de-torres-del-paine

A exuberante natureza da Patagônia brinda os visitantes com uma gastronomia exótica, como o tradicional “cordero patagónico” assado no espeto sobre pedras, a carne de javali e de porco preparadas em fogões e fornos a lenha, além de trutas e salmão.

Dica: Em Calafate, prove as geleias e sorvetes de calafate, a fruta da região que dá nome à cidade.

Ao planejar sua viagem às maravilhas do fim do mundo, conte com a flexibilidade do Plano de Férias RDC. Consulte a RDC Viagens, a agência preferencial do associado.

salete de Jesus Oliveira dos Santos

Já estive em El Calafate e é realmente lindo não cheguei ir no glaciais. fomos em perito Moreno, tenho vontade de voltar.

25 de janeiro de 2017 | Responder
    Redação RDC

    Que delícia, Salete! É muito bom viajar e descobrir novas paisagens, não é mesmo?

    26 de janeiro de 2017 | Responder
rosa anisia

gostaria de receber roteiro com um pacote incluido passagens e hotel para 10 a 20/09/2017

25 de janeiro de 2017 | Responder
    Redação RDC

    Olá, Rosa! Viagens internacionais como essa, conte sempre com a agência preferencial do associado, a RDC Viagens. Quer saber mais informações? Nossa equipe da RDC Viagens, poderá orientá-la. Envie um pedido de cotação para o e-mail agencia@rdcviagens.com.br, informando a quantidade de pessoas e o período da sua viagem. Se preferir, entre em contato pelo telefone (11) 2172-0270, 2ª a 6ª feira, das 9h às 19h. Vale lembrar que você pode solicitar também a cotação de outros produtos turísticos com a RDC Viagens. Bom planejamento! 🙂

    26 de janeiro de 2017 | Responder

Deixe um comentário